Next UpPrevious Contents

1 Introdução4

Livro manuscrito intitulado ``Libro de Oraçoins ao Alticimo Deos todo Pedrozo'', de noventa e nove páginas em folhas azuis pautadas de 15x10 cm e capa de couro castanho. Foi provavelmente escrito na primeira metade do sec. XIX.

Está dividido em três partes.

A primeira, de 74 páginas, intitula-se``oraçoins'', contém várias orações, muitas têm indicações a que são dedicadas ou em que situações se devem rezar.

A segunda ``Couzas Devinas'', de 16 páginas, é dedicada à descrição de preceitos religiosos, assim como passagens biblicas.

A terceira, de 7 páginas contém uma lista de datas de nascimentos, casamentos e óbitos (com os respectivos nomes).

Transcrevemos o manuscrito o mais fielmente possível (ie respeitando a ortografia, quebras de linhas, sobreposições de palavras, etc).

O topo de cada página contém, entre parentises rectos, o número da página e o nome da secção (os parentisis não constam do original). Quando não conseguimos decifrar alguma palavra esta é representada por pontos de interrogação. Existem também algumas notas de roda-pé com indicações, referencias, ou a chamar a atenção para determinado ponto ser revisto.

Este manuscrito foi transcrito6 em 19287 para o Ha-Lapíd8 (periódico do Movimento do Resgate, nessa altura o Capitão Barros Basto fez várias visitas a Rebordelo, sendo mesmo lá establecido um núcleo do movimento).

Muitas destas orações (ou versões semelhantes) estão públicadas em diversas obras, e algumas delas são identicas às existentes em processos crime da Inquisicão.


Next UpPrevious Contents