HA-LAPID 5 ========================================== alfarrobeira que está ali vae demonstrar a infalibilidade do meu ensino. instantaneamente a alfarrobeíra, obede- cendo á voz de Eliezer, saiu do solo e foi plantar-se algumas centenas de covados mais longe. Mas os Rabbis, sacudindo a ca- beça, disseram :-a alfarrobeira nada prova. -Como, gritou Eliezer, resistis a um tal milagre? Então, que este regato retrograde no seu curso e ateste a verdade da minha doutrina. Imediatamente o regato, obedecendo á ordem de Eliezer, começou a correr em sen- tido inverso e subiu para a sua nascente. Mas de novo os Rabbis abaixaram a cabeça e disseram:-O regato não prova nada. E' preciso que nós compreendamos antes de poder crêr. Acreditar-me-hieis. respondeu Rabbi Eliézer, se as paredes desta casa onde es- tamos caissem ? E as paredes, obedientes á sua ordem, começaram a cair. Então o Rabbi Josué gri- tou :-Com que direito as paredes interveem no nosso debate? Então as paredes pararam de cair por respeito para com Rabbi Josué, mas ficaram inclinadas por respeito de Rabbi Eliezer. Então Eliezer, louco de colera, gritou:- pois bem! a fim de vos confundir, e pois que me forçaes a isso, que uma voz do ceu se faça ouvir! ~ E imediatamente a Bath-Kol, ou a voz do ceu, fez-se ouvir a uma grande altura no espaço, e disse:-Que são as opinioes de todos os Rabbis comparadas com a de Rabbi Eliezer? Quando ele falou -a sua opinião deveria fazer lei. Apoz o que Rabbi josué se levantou e disse:-Está escrito: ‹A lei não está no ceu; ela está na boca e nos vossos cora- ções.›› Ela está na vossa razão; porque, está tambem escritoz ‹Eu vos deixei a liber- dade de escolher entre a vida e a morte, entre o bem e o mal.» E ela está na vossa consciencia, porque «se vós amaes o Eterno, e se obedeceis á sua voz que está dentro de vós, vós encon- trareis a felicidade e a verdade» Porque pois Rabbi Eliézer faz intervir uma alfarro- beira, um regato, uma parede e uma voz para resolver uma questão de doutrina? E qual é a unica conclusão que se póde tirar de taes milagres, senão que aqueles que teem falado das leis da Natureza não as tem ainda bem compreendido, e que nós devemos admitir que, em certos casos, uma arvore se pode desraizar, um regato retro- gradar no seu curso, paredes obedecer a ordens, e vozes fazerem-se ouvir no ar? Mas que relação ha entre estes factos obser- vados e o ensino do Rabbi Eliezer? Sem duvida estes milagres- são muito extraordi- narios, e nos encheram de espanto, mas es- pantar não é discutir e são argumentos e não fenomenos de que temos necessidade. Por consequencia quando Rabbi Eliezer nos tiver provado que as alfarrobeiras, os rega- tos, as paredes e as vozes desconhecidas nos dão, por manifestações excepcionaes, argumentos, eguaes em razão e em peso a esta razão que Deus colocou dentro de nos para guiar o nosso juizo,então sómente nós aceitaremos os testemunhos e nós os esti- maremos como Eliezer o deseja. Do ‹Talmud›. o o o «Quando os teus sentidos afirmam o que a tua razão repele, rejeita o testemunho dos teus sentidos e escuta só a tua razão» De Maimonides. Palavras de Rabbi Hillel Rabbi Hillel, que vivendo na terra Santa, faleceu no ano 10 da Era vulgar, ensinava: --Não te isoles da sociedade. --Não respondas pela tua virtude antes do dia da tua morte. --Não julgues o teu proximo antes de na mesma situação que ele. --Não te expresses em termos ininteli- giveis na esperança de seres compreendido mais tarde. --Nunca digas: Estudarei quando tiver tempo, porque talvez não tenhas tempo. --O tôlo não teme o pecado e o igno- rante não póde ser verdadeiramente piedoso.
N.º 001, Nissan 5687 (Abr 1927)
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