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Ha-Lapid הלפיד


N.º 004, Tamuz 5687 (Jul 1927)







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 2            HA-LAPÍD
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Leis de pureza alimentar
A Escritura Sagrada nos diz: E vós sereis
para Mim um reino de sacerdotes e uma na-
ção santa (Exodo XIX, 6); e par êsse fim
nos indica muitos ensinamentos espirituais
,e morais. mas tambem a Escritura deseja
que o nosso corpo (guarda da Emanação
divina, que é a alma humana) seja também
puro e porisso nos indica egualmente regras
higienicas e alimentares.
«Dentre os quadrupedes, todo o que tem
a unha fendida e o casco dividido, e que
rumiua, êsse podereis comer» (Levítico XI,3)
Quanto aos peixes diz-nos a Lei «Todo
o que tem barbatanas e escamas, êsse come-
reis; todo o que não tem barbatanas e esca-
mas, êsse não comereis; é imundo para vós››.
(Deuteronomio XIV,9,10). «Todo o reptil que
se move sôbre a terra é aborninação; não
será comido» (Levítico X1,41).
A carne dos quadrupedes e aves que não
forem mortos segundo a fórma ordenada nas
nossas leis, ou dos que, mortos desta fórma,
neles fôrem notados vestígios de doença in-
terna, será essa carne tarejá (imprópria para
a alimentação).
«Näo comereis o sangue do animal que
morreu por si› (Deuteronomio XIV,21).
‹Não comereis o sangue de qualquer
carne que seja» (Levítico XVII,14) Cum-
prindo esta determinação tiramos da carne
o sangue, antes de a preparar para a refei-
ção.
Não são permitidas as comidas onde se
misture carne com leite, manteiga com queijo;
nem nos alimentos destas duas especies na
mesma refeição.
É proibido o uso do leite de animais
imundos, ovos de aves imundas e ovas de
peixes imundos. _
   Os filhos de Israel não comem até ao
dia de hoje o nervo do quadril, que está
sobre a juntura da côxa» (Gensis XXXIII).
Quando matamos um quadrupede para a
nossa alimentação devemos examinar-lhe os
pulmões para vêrmos se eles são sãos ou se
apresentam vestígios de doença. No pri-
meiro caso a carne é Kacher (pura), no se-
gundo caso a carne é Tarefa (imunda) e
portanto regeitado o animal.
A carne, antes de ser cosinhada, deve
ser lavada algumas vezes, apoz o que se
coloca sobre uma pequena taboa inclinada
coberta de sal, e assim se deixa estar por
espaço de cerca duma hora, afim de lhe sair
todo o sangue.
Devemos abster-nos de comer em casa
de não-israelitas porque êsses usam nas
suas refeições animais imundos.

             o o o

Tefilin, Sissit e Mezuzá.

Quando indicamos a oração de Shemá
(Proclamação da Unidade Divina) vimos que
nos é ordenado trazer essas palavras no
nosso coração, ligá-las como um simbolo ao
nosso braço e trazê-las como um frontão
entre os olhos. Mais não nos é ordenado ins-
crevê-las nos umbrais das portas de nossa
casa.
Em cumprimento desta determinação
usamos os Tefilim e a Mezuzá.
Os Tefilin. cuja significação é oração são
4 pequenos rôlos de pergaminho nos quais
estäo escritos os seguintes trechos da Thorah:
Exodo XIII,1-10; Exodo XII.11-16; Deutero-
nomio VI,4-9; Deut. XI,13-20.
Estes pequenos rolos estão encerrados
em dois estojos de pergaminho aos quais
estão apensas correias para os segurar no
braço esquerdo e na cabeça. O estojo da
cabeça é dividido em vários compartimen-
tos, em cada um dos quais está encerrado
um trecho das Escrituras, dos já indicados;
o estojo do braço contem um só rôlo onde
estão escritos os 4 trechos biblicos.
Dos dois lados do estojo da cabeca está
impressa em relevo a letra hebraica Shim, a
qual com o nó da correia, que circunda a
cabeça, e a qual tem a fórma da letra Dáieth
e com a correia que circunda o braço e que
tem a fórma dum Yód, fórma um dos nomes
santos de Adonai (Shadai).
E' obrigatorio o uso dos Tefilin durante
as orações da manhã para todos os homens
israelitas de 13 anos para cima; as senhoras
estao izentas deste preceito bem como de
outros. Os Tefilim colocamise um na testa
e outro no braço esquerdo junto do coração,
lembrando-nos que devemos pôr o nosso
cerebro, o nosso coração e o nosso braço
ao serviço de Deus.


 
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