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Ha-Lapid הלפיד


N.º 007, Kislev 5688 (Dez 1927)







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 2           HA-LAPÍD
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lhos com o seu leite e com a sua doutri-
na e acalentando-os com o seu amor e
a sua fé.
Honra e Gloria.
                            Ben-Rosh.
        o o o

Pode alguem conver~
ter~se ao judaismo?

Tenho recebido varias cartas em que
algumas pessoas simpatisantes com a
nossa religião me perguntam se alguem
se pode converter ao judaísmo, não tenho
duvidas na resposta, mas como tenho
pequena autoridade vou responder com
as palavras de uma grande autoridade
que é o Hah'am Rabbi Menasseh Ben-
-lsrael. Este Rabbi no seu livro Tesouro
dos Dínüm Parte V, capitulo IX diz:
-Havendo até agora tratado dos filhos
naturais justo será que tratemos tambem
dos adoptivos.
Estes são os prosélitos, que veem
meter-se debaixo das azas da Divindade,
que se chamam Gere Ha-Tsedek, pere-
grinos de justidade: e assim digo.
O peregrino que vem a meter-se no
gremio judaico e entrar na Congregação
de Israel, é obrigado a circumcidar-se, e
depois banhar-se, como os filhos de Israel
depois de se haverem circumcidado em
Egipto, se banharam antes de receber a
Lei. Consta a obrigação da circumcisão
do Fxodo, capitulo XII, onde se diz:
(vers. 48) e se um estranho habitar comtigo
etc. todo o macho que lhe pertença seja cír-
cumcidado. E o banho, do cap. 19 E san-
tifica-los-hás hoje e amanhã e lavarão seus
panos.
2-Não admitirão ao peregrino sem
primeiro precederem algumas circunstan-
cias necessarias. Convem a saber: primei-
ramente lhe dirão, que te move a fazer-te
judeu? Não sabes que os Israelitas neste
tempo estão com o cativeiro sujeitos a
mil calamidades e infortunios? E sendo
que responda que não ignora isso, mas
que debaixo desse conhecimento, pode
mais com ele a religião que pretende
abraçar, será logo admitido. Mas antes da
circumcisão interporão algum tempo.
Neste, o informarão dos artigos da fé, da
Unidade de Deus e proibição da idolatria,
Juntamente lhe mostrarão as penas a que
se' submete, dizendo-lhe, olha que antes
de te obrigar a Lei, se profanares o Sa-
bado, não mereces ser apedrejado, e se
comêres cêbo, não te condenas a talha-
mento, e assim outras coisas a este pro-
posito: para que em nenhum tempo se
chame ao engano, dizendo se eu soubera
quão pezada Lei é esta, me não sugeitára
a ela.
Junto com isto, lhe mostrarão o grande
premio das Misvot, e o grande mereci-
mento que pelos preceitos da Lei se
adquire; declarando-lhe, como a felici-
dade das almas consegue o israelita por
este meio da Lei, e que ele poderá assim
mesmo conseguir a mesma gloria, e seme-
lhantes coisas. As quais havendo consi-
derado 0 peregrino, ficando constante em
seu proposito, o circumcidarão logo sem
mais dilação. Tudo o qual se aprende da
historia de Naomi, a qual persuadindo
primeiro a Ruth, que se tornasse a seu
povo e a seu deus, experimentando-a
constantemente, a admitiu alegre em sua
companhia.
3-Depois de circumcidado, e curado
bem, o banharão em forma competente,
em presença de três sabios; os quais
estando metido no banho, lhe tornarão a
lembrar o peso dos preceitos a que se
sujeita: e sendo isto feito, se banhará de
todo, e depois dirá esta benção: Bemdito
sejas tu, Adonai, nosso Deus, Rei do
Mundo, que nos santificaste com os teus
mandamentos e nos ordenaste a Tebiláh.
4~Sendo mulher a peregrina. mu-
lheres a meterão no banho até ao pes-
côço, e os tres sabios de fóra, lhe farão
as sobreditas advertencias, e banhando-se
(mergulhando) em sua presença, eles vol-
tarão logo a câra, afim de a não ver
levantar a cabeça da agua: e feito isto,
dirá a sobredita benção. com cujo acto
ficam entradas no gremio, como se actual-
mente fossem israelitas.
5 -Todas as referidas circunstancias,
tanto as de dar-lhe inteira noticia da Lei,
como o da circumcisão e banho, é neces-


 
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