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N.º 018, Veadar 5689 (Mar-Abr 1929)







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N.° 18                            PORTO - Veadar de 5689 (Março-Abril de 1929)                     ANO III
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Tudo se ilumina                     _______  ___  _______ |=|____  _______                    ...alumia-vos e
para aquele que                    |____   ||_  ||  ___  ||____  ||_____  |                   aponta-vos o ca-
busca a luz.                            | |   |_| \_\  | |    / /   _   | |                   minho.
                                        | |       _____| |   / /   | |  | |
       BEN-ROSH                         |_|      |_______|  /_/    |_|  |_|                          BEN-ROSH

                                                  (HA-LAPID)

                                      Órgão da Comunidade Israelita do Porto

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DIRECTOR E EDITOR: -A. C. os BARROS BASTO (BEN-ROSH)   || COMPOSTO E IMPRESSO NA Empresa DIARIO DO PORTO, Lda
            Avenida da Boavista, 854-PORTO             ||           Rua.de S. Bento da Victoria, 10
(Toda a correspondencia deve ser dirigida ao director) ||   ---------------- P O R T O ----------------
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ISRAEL NA LITERATURA

A RENASCENÇA

Toda a ideia justa acabará por conquistar a
humanidade inteira.  
                          Michel Pinès.

Portugal segue com interesse o movi-
mento literario de todo os outros paises,
conhece a fundo a literatura e a historia
literaria mundial, estuda carinhosamente a
obra dos grandes pensadores israelitas da
idade média e começo da renascença, muitos
deles portugueses ou descendentes de por-
tugueses, mas desconhece a literatura ju-
daica na sua fase actual, ignora o movimento
produzido nas letras hebraicas desde a
epoca Mendelsoniana-o moderno neohe-
braismo e as suas figuras principais.

Se algum espirito mais culto se tem
prendido a esse estudo, e poderemos citar
como exemplo o ilustre prosador Fialho de
Almeida, é no recanto do seu gabinete
sem dar ao seu trabalho a mais pequena
divulgação que o torne de qualquer utilida-
de social.

Desde que após Mendelssohn a litera-
tura hebraica se libertou das formas arabes
e dos moldes medievos que a acorrentavam
fazendo-lhe perder as suas belas tradições,
e se apresentou na sua nova fase, que
magnifica expansão se tem dado afirmando
a soberba vitalidade dum povo que as
perseguições, o exílio, a dispersão, o marti-
rio não tem conseguido quebrar!
Sustentando pelo espirito a sua unidade,

pelo espírito se tem sabido impôr e assim
encontramos no movimento literario de
Israel modalidades interessantissimas, pon-
tos de vista dos mais diversos, desde a
reacção fechada, o muitissimo contemplativo
dos hassidins, até aos usos rasgados da
haskalah em que os maskilins, os biuristas
e os meassfins se elevaram ás mais altas
regiões do pensamento, uma absoluta eman-
cipação do rabinismos para acalmados esses
excessos, virem todos ao campo da rasão,
á justa medida que hoje se observa.

Quer se apresente na lingua hebraica,
que com esse movimento recuperou o seu
antigo brilhantismo, quer se limite a con-
servar o pensamento, a ideia judaica, trans-
crita em qualquer das linguas europeias,
essa literatura tem belesas de forma, tem
um caracter proprio que não é lícito a um
povo culto desconhecer.

E porque o assunto é dos mais interes-
santes vamos, em pequenos artigos, lançar
os olhos pela obra de algumas figuras das
que marcam um logar mais em destaque na
moderna literatura neo hebraica.

Não se assuste o leitor que não vamos
fazer um curso de literatura; são breves
notas colhidas um pouco ao acaso, sem
mesmos nos encerrarmos numa rigorosa


 
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