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Ha-Lapid הלפיד


N.º 094, Tamuz-Ab 5699 (Jul-Ago 1939)







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 6             HA-LAPID
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P.- 0 que é que proibe o terceiro man-
damento?

R.- O terceiro mandamento proibe-nos
de nos servirmos do nome de Deus para
fazer acreditar uma mentira.

É uma vergonha mentir, mas torna-se
um crime quando nos queremos cobrir
da autoridade da Divindade para defender
a nossa mentira. É um crime para com os
homens e uma blasfêmia para com Deus.

P.-Como é que se pode transgredir
indirectamente o terceiro mandamento?

R.-Os hipócritas que se escondem
com as aparências religiosas e que fazem
da religião uma máscara para melhor en-
ganar os homens, transgridem o terceiro
mandamento.

O Pentateuco diz: "Sêde integro com
respeito ao Eterno teu Deus".

         Quarto mandamento

Lembra-te do dia de Sábado para o
santificares. Trabaiharás durante seis dias,
mas o sétimo dia é consagrado ao Eterno
teu Deus.

P. - Que encerra o quarto mandamento?

R. - O quarto mandamento encerra dois
pensamentos: o primeiro diz que é preciso
fazer do sétimo dia um dia sagrado, santi-
ficado; e o segundo que é a conseqüência
do precedente, diz que é preciso abster-se
de fazer qualquer trabalho.

P.-Que compreendeis por santificar o
dia de Sábado?

R.-Santificar o dia de Sábado signi-
fica que é preciso fazer do último dia um
dia superior, que é preciso que seia consa-
grado ao aperfeiçoamento da nossa natu-
reza moral.

P.-Que compreendeis pela vossa natu-
reza moral?

R.-O homem tem uma natureza dupla:
uma natureza física. um corpo, como todos
os outros seres do Universo, mas tem tam-
bém além disso e éle só uma outra natu-
reza, uma consciência, faculdades, uma
alma, que o coloca sobre todos os outros
sêres e lhe impõe deveres superiores, o
dever de viver com dignidade. com nobreza
e de se aperfeiçoar. O sétimo dia deve ser
consagrado a êsse aperfeiçoamento, e é por
isso que deve ser dedicado à meditação. a
exercícios morais e religiosos e a tudo que
possa contribuir ao nosso progresso.



P.-Qual é o segundo pensamento do
quarto mandamento?

R.-O quarto mandamento prescreve a
lei do descanso, a lei do descanso responde
a uma necessidade da nossa natureza e de
tõda a natureza. É por isso que não só-
mente devemos nós descansar, mas também
conceder o descanso àqueles que nos ser.
vem e aos nossos animais. A terra deve
também descansar uma vez cada sete.
anos (1). Aqueles que não observam o
descanso prescrito pelo quarto mandamento
privam-se dum dos mais belos gozos da
vida.

          Quinto mandamento

Honra teu pai e tua mãi.

P.-Qua1 é o dever do quinto manda-
mento?

R.-O dever do quinto mandamento é
o de testemunhar o nosso respeito aos
nossos pais.

P.-Porque é que o quinto mandamento
não diz: "Ama o teu pai e tua mãi?"

R.-O quinto mandamento não podia
ser assim formulado: "Ama o teu pai e a
tua mãi" porque o amor deve ser espon-
tâneo, e não ordenado por uma lei, con-
tra a natureza que uma criança não goste de
seus pais, mas há crianças que não respei-
tam os seus pais como devem e essas
crianças são culpadas.

P.- Como é que uma criança deve tes-
temunhar o seu respeito para com seus pais?

R.-O respeito para os pais consiste
sobretudo na obediência em tudo que éles
nos ordenam. Devemos ambicionar ser-
-lhes agradáveis. seguindo-lhes os conse-
lhos, e inspirando-nos pelos principios que
êles nos inculcam e pelos bons exemplos
que êles nos dão. Trabalharemos assim
para a sua felicidade e a nossa.

Resumo dos cinco primeiros manda-
mentos.

P.-Como resumis os cinco primeiros
mandamentos?

R.-Moisés trouxe os dez mandamen-
tos gravados sôbre duas tábuas. A pri-
meira tábua contém os deveres do homem
para com Deus e para com os nossos pais.
São os deveres de respeito e afeição filial.
Devemos a nossos pais respeito e obediên-
cia, como a Deus.
---
(1) Levit., XXV. 1-6.


 
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