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Ha-Lapid הלפיד


N.º 003, Sivan 5687 (Jun 1927)







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 2          HA-LAPID
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acolhem os judeus sobre elas paira a
benção divina e com ela o progresso,
a riquesa e o bem estar nelas reside.
Ser judeu é pertencer ao povo eleito
de Deus, aquele povo que deu ao
mundo os ensinamentos biblicos, que
ainda hoje são e serão a base das leis
moraes e humanitarias das nações mais
civilisadas das 5 partes do mundo.
Quem, sentindo correr nas suas
veias sangue judeu, não terá o orgulho
de proclamar bem alta e publicamente
a sua nobre raça? Não para ser irri-
tante na sua prosapia, mas para se
instruir com o exemplo dos seus ilus-
tres antepassados e- tornar-se então
como eles, um mensageiro da Luz, da
Paz e do Amor da Humanidade.
                        Ben-Rosh.
 
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          A SINAGOGA

A sinagoga, em hebraico Beth Ha-Ke-
nesseth, que significa Casa da Assembleia,
é o local onde os israelitas se reunem para
fazer as suas orações e para solenemente
procederem á leitura da Lei.
Segundo a tradição a origem da sina-
goga remonta ao tempo de Abraham e de
Moisés, dando-se esse nome às assembleias
de fieis para fins cultuaes, mas, com orga-
nisação semelhante á que temos hoje, a
sinagoga é posterior á destruição do pri-
meiro templo de Jerusalem. Durante o cati-
veiro de Babilonia os judeus reuniam-se
para celebrar o culto ao Deus de Israel em
tocaes que podemos chamar sinagogas, mas
lerminado o cativeiro, quando os judeus re-
gressaram á Terra Santa, ali, sob o forte
impulso do sacerdote Ezra. foram creadas
numerosas sinagogas por todo esse paiz.
Ha sinagogas riquissimas pelas suas
alfaias e pelo seu estilo arquitetonico, ha
outras modestissimas. Nas grandes ou ricas
sinagogas as mulheres estão colocadas numa
galeria, superior, sustentada por colunas,
mais ou menos belamente decoradas. Uma
Sinagoga consta essencialmente do seguinte:
De um armario, onde se guardam os ro-
los de pergaminho da Lei de Moisés, o
qual deve estar colocado junto á parede
voltada para Jerusalem, isto é, em Portugal
fica na direcção sensivelmente do oriente;
duma lampada de luz de azeite, que está
continuamente acêsa; dum estrado alto,
com uma meza e balaustrada onde o Hazzan
(lente) oficia e lê a Lei; de bancadas de um
e outro lado desse estrado, que fica fron-
teiro ao armario indicado. Nas sinagogas
pobres é reservada uma ala de bancadas
para as mulheres, ficando os homens na ala
oposta. A' rectaguarda do estrado (Thebah)
ha bancada para Goyim (não-judeus) e para
os Abelins (enlutados).
Ao armario dos livros sagrados dá-se o
nome de Aaron Ha-Kodesh (arca santa); e
á lampada, Ner Tamid.
Não é permitida figura ou imagem alguma
na sinagoga, podendo as paredes ser bela-
mente decoradas com ornatos ou arabescos
e com inscripções hebraicas.
Sendo a sínagoga, ou esnoga (como em
Portugal popularmente se diz) um local onde
se presta culto a Adonai deve-se entrar nela
com respeito e não fazer ali coisa alguma
que profane a sua santidade, conservando-se
sempre ali duma fórma respeitosa. Ali não
é local de palestra, mas de oração.
Para que as orações possam ser feitas
solenemente é necessario que estejam pre-
sentes pelo menos 10 israelitas do sexo
masculino de edade superior a 13 anos.
Mesmo que não haja Minian (numero
legal) deve-se recitar as orações na sina-
goga. O Talmud diz-nos que: Quem tem
uma sinagoga na sua visinhança e não
assiste ao culto, é chamado mau visinhom

             o o o

           As orações

É nosso dever recitar diariamente três
orações: a primeira, pela manhã, antes de
nos dedicarmos ás nossas ocupações, a que
se dá o nome de Tephilat Ha-Shah'ar ou


 
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