2 HA-LAPID ========================================== acrescentar uma luz sobre estas oito, que se acende tambem desde o primeiro dia, para que se por acaso de se servir das luzes seja desta especial e não das oito. E por esse motivo se coloca esta 'luz acima das outras e separada delas. -Depois de acender as luzes se alguma se apagou não é obrigatorio acendel-a de novo, mas se o quizer fazer, faça-o sem di- zer a benção. -Não é obrigação-pôr novas torcidas todas as noites; enquanto durarem podem ir servindo. -Não se póde acender uma luz qualqur nas chamas do candieiro de H'anucah. SÓ as luzes da sinagoga ou as de Shabbath se podem acender e vice-versa, porque são todas luzes de miçvah (encomendança). -Aquele que acende na primeira noite o candieiro de H'anucah, dirá 3 bençãos. 1.°-"Bendito sejas tu Adonai, nosso Deus, rei do universo. que nos santificas-e com as tuas encomendanças e nos mandas- te acender a luz de H'anucah". 2.°-"Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo pelos milagres que fizeste a nossos antepassados no tempo deles, e a nós no nosso tempo". 3.°--"Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus e rei do universo que nos deste vida e sustentaste, e nos fizeste chegar a este dia. --Nas noites seguintes dizem-se só as duas primeiras bençãos. -Se qualquer pessoa por qualquer mo- tivo extraordinario não puder acender as luzes em sua casa irá assistir a essa ceri- monia a-outra casa, e dirá as duas ultimas bençãos. -Na primeira noite, começar-se-há a acender a primeira luz à mao esquerda e da segunda por diante, começará da direita para a esquerda, como quem escreve he- braico. -Um que está hospedado em casa alheia deverá contribuir com a sua parte para o azeite. Se porem tem aposentos especiais tem obrigação de a acender por si. Igual obrigação tem o filho, ainda que coma à mêsa do pai. -O que restar de azeite no fim do oi- tavo dia no candieiro, deita-se ao fogo, porque é de miçvah e não pode ser apro- veitado para outro uso. -Na vespera de Shabbath acende-se primeiro o candieiro de H'anucah e depois as luzes de Shabbath e dizem-se as mesma; bençãos a cada uma delas, posto que se acendem com de dia, por respeito a Shabbath, -Na noite de encerramento do Shabbath na sinagoga acendem-se primeiro as luzes de H'anucah e em seguida diz-se a Habz. dalah; porem em casa diz-se a Habadalah primeiro. -Nas orações destes dias de H'anucah fazem-se algumas alterações no ritual que que veem indicadas nos livros de orações. o o o O Calendario Israelita (Continuação) III o CALENDARIO DE HILLEL Il Um seculo depois, os trabalhos que os judeus passaram, depois do concilio de Ni- ceia (325), sob Constantino (323-337) e Constancio (337-361), levaram o patriarca desta epoca, Hillel II a intruduzir-se em 358 um calendario fixo, baseado sobre o cal- culo astronomico. (Alguns autores dizem que esse calendario foi fixado em 346 e ainda outros indicam que foi o 1.° Tishri 4105=Segunda-feira, 24 de Setembro de 344 o 1. ano dum ciclo de 19 anos.) As regras deste calendario são tam simples e tam precisas que foram reconhecidas exac- tas por todos os sabios competentes, judeus e não judeus, e por isso este calendario fi- cou em uso entre nós até agora. As suas linhas essenciais são as seguintes: -O ano solar (calculado em 365 1|4 di- as) e o ano lunar (12 lunações de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 1|2 segundos), que entram ambos em linha de conta para a fixação das festas, são combinados de for- ma tal que, com uma insignificante diferen- ça, concordam perfeitamente. Como um mês só pode ser composto de dias completos, os restos de 12 horas, etc., são reunidos em um dia que é atribuido a um dos dois meses que se seguem. Em principio, a duração dos meses é pois alter- nativamente de 29 e 30 dias; fazem excepção
N.º 015, Heshvan 5689 (Out 1928)
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