N.º 041, Ab 5691 (Jul 1931) > P03
Primeira Página Página Anterior Diminuir imagem Imagem a 100% Aumentar imagem Próxima Página Última Página

Ha-Lapid הלפיד


N.º 041, Ab 5691 (Jul 1931)







fechar




                 HA-LAPID                      3
=================================================

David, o rei psalmista, canta:

,Formaste a terra, os ceus são a tua obra, trans-
forma-los como um Vestuario e nunca são eguaís;
mas tu, ficas imutavel e os teus anos nunca acabam.
(Psalmo 102-26,38)

-Porque em ti é que está a fonte da vida, é a
tua luz que nos ilumina. (Psalmo 36,10)

-Adonai é bom para todos os seres, a sua mise-
ricordia estende-se sobre todas as suas obras. (Psalmo
145,9)

Isaias, o profeta, impulsionado pela divina inspi-
ração, diz: 

-Eu sou Adonai, assim é o meu nome, nao ce-
do o meu culto a nenhum outro, nem os meus lou-
vores aos idolos. (Isaias, 42,8)

-Eu sou o primeiro e serei o ultimo; sem mim,
não existiria Deus. (Isaias, 41,6)

-Com quem me comparais, diz o Todo-Podero-
so, e qual é o ser que se pode chamar meu seme-
lhante? (Isaias. 40,25)

Samuel, profeta e juiz, sentencia:

-Ninguem é santo como Adonai porque não ha
outro como tu. (I Samuel, II-2)

O inspirado Malaquias, o profeta, afirma:

-Eu, Adonai, nunca mudei. (Malaquias 3,6)

Os nossos sabios ensinam:

-Deus julga o mundo com bondade. (Aboth 3,19)

Rabbi Moisés Ben-Maimun, nos 13 artigos da
Fê, diz:

-Creio com perfeita fé que o Creador, bendito
seja o seu nome foi o que creou e dirige todas as
creaturas e que foi Ele só que fez, faz e fará todas as
coisas;

 ... que o Creador, bendito seja o seu nome, é
Unico e que não ha unidade como a sua, sob nenhum
ponto de vista e que só Ele é nosso Deus, Ele existtu,
existe e existirá.

. . que Ele é incorporeo e nenhuma das pro-
priedades dos corpos lhe são aplicaveis, e que nada
absolutamente pode-lhe ser comparado.

 ... que Ele é o primeiro e o ultimo.

 ... que só Ele deve ser adorado e que ninguem
é digno de ser adorado alem d'Ele.

 ... que Ele conhece todas as acções dos homens
e todos os seus pensamentos, porque foi dito: "Aquele
que formou todos os seus corações, não sabe todas as
suas acções?

E Rabbi Salomão Ben-Gabirol no seu Ketter Mal-
khuth, entôa éste louvor:

-"Maravilhosas são as tuas obras, Senhor, e bem as
conhece a minha alma.

Senhor! Só a Ti pertencem a grandeza, o poder, a
gloria, o triunfo, a magestade.

Só a Ti, Senhor, pertencem a realeza, a superiori-
dade universal, a riqueza e a honra.

A Ti todas as criaturas dos céus e da terra teste-
munham que elas perecem e tu és Eterno.

A Ti a omnipotencia, da qual o pensamento hu-
mano debalde procura penetrar a essencia, porque
estás infinitamente elevado acima de nós.

Em Ti se encerra a força oculta, a causa intima e
o misterioso princípio de todo o ser.

A Ti o nome ínefável, que os homens mais sábios
ignoram.

Só a Ti o poder de sustentar o mundo no espaço.

A Ti a faculdade de chamares á luz o que esta na
obscuridade.

Só de Ti vem a graça que se espalha abundante-



mente sôbre tôdas as creaturas e a eterna felicidade
reservada para aqueles que te veneram.

Só a Ti o mistério de que nenhuma das mais pe-
netrantes meditações pode exprimir; a vida contra a
qual nada pode o aniquilamento; o trono sublime que
ultrapassa tôdas as alturas; a oculta residencia que
está situada nos céus mais ínacessiveis.

A Ti a existencia da luz da qual emanam todos os
seres e pela qual nós próprios existismos.

A Ti os dois mundos, aos quais determinaste o li-
mite: um é o das bõas ou más obras e o outro da re-
compensa ou castigo.

A Ti, só, enfim, a recompensa que preciosamente
guardas para os justos, a qual porque é excelente, lha
reservaste.

                     II

Tu és Uno; o começo de todos os numeros, o fun-
damento de todos os edifícios.

Tu és Uno; e perante a profundeza da tua unidade
os homens mais sábios ficam interditos, porque não
conhecem dela a essencia.

Tu és Uno; e a tua unidade nunca diminue, nun-
ca aumenta, nem pode sofrer alteração para se ames-
quinhar ou engrandecer.

Tu és Uno; mas não como a unidade que se adqui-
re ou se conta; porque não podes admitir nenhuma
modificação, nenhuma mudança, nenhuma qualifica-
ção, nem determinação.

Tu és Uno; a que nenhuma imaginação pode fixar
limite, nem pode dar uma definição.

Tu és Uno; e, este Uno cuja excelencia é tão ele-
vada, não é susceptível de queda alguma, "é possivel
com efeito que o Ser-Uno possa decair?

                    III

Tu existes, e nenhum ouvido te pode perceber.
nenhum olho te pode enxergar, o porquê, o como é
a negativa não podem referir-se a Ti.

Tu existes, mas por Ti só e nenhum outro parti-
lha a Tua existencia.

Tu existes, mas Tu existias antes do proprio
tempo, e acima do espaço.

Tu existes, e o misterio da Tua existencia é ina-
tingivel.

Quem saberá penetra-lo? E' demasiado profundo.
Quem saberá descobri-lo?

                     IV

Tu vives, mas não desde um tempo limitado.
nem duma época conhecida.

Tu vives, mas não por espirito ou por uma alma
porque Tu és a alma de todas as almas.

Tu vives, mas não como a vida do homem, que
se sssemelha a uma sombra vã e que acaba pela cor-
rupção e pelos vermes.

Tu Vives, e aquele que puder atingir os Teus
mistnrios gosará de uma beatitude sem fim, dela se
nutrirá e viverá eternamente.

                      V

Tu és grande, e toda a grandeza se rabaixa pe-
rante a Tua, toda a superioridade se amesquinha.
Tu sé grande, acima de toda a imaginação, mais


 
Ha-Lapid_ano05-n041_03-Ab_5691_Jul_1931.png [155 KB]
Primeira Página Página Anterior Diminuir imagem Imagem a 100% Aumentar imagem Próxima Página Última Página