HA-LAPID 5 ======================================= autores supõem os Karaitas na Espanha, como são entre outros Abraão ben Dior no uno da Cabballa. R. Moseh ben Scem Tob, e Fr. Afonso de Espina, que o cita; Abraão Zacuto no Juchasim ou Livro das Linhagens, Wolrio na Biblioth. Hebraica, tomo I. pág. 5. 42, e em outros lugares; e D. José Rovi de Castro na Biblioteca Espa- nhola. Tômo II no prólogo). Quem primeiro a trouxe a Espanha- o primeiro que trouxe a Espanha esta Seita foi ben AL Tarás (isto é, filho de Tarás) discípulo de Abualfago, ou Abu Alpharag, novo defensor dos Karaitas da Terra Santa. Daquelas partes a levou êle a Castela no Século XII, e converteu muitos Judeus espa- nhóis. (Isto nota Wolrio Bibliotg. Hebr., tomo I. pág. 32. Abulphargi, quem invi- serat, doctriaas amplexus ex Terra Sancta in Hispanias attalit, multorum que animos sibi conciliavit). oposições e escritos dos Rabbanitas contra êles-Oposeram-se-lhe os Judeus Rabbanitas, e tentaram por seus escritos e por sua grande autoridade atalhar em seus comêços esta Seita nascente. Entre todos se pos em campo com maior esforço o eru- dito Toledano Abraão ben Dior acérrimo defensor da Tradição e escritor do mesmo Século. E para combater rijamente os Karaitas, compôs o famoso Livro da Cab- balla obra clássica entre os Judeus, em que se propôs referir contra os Karaitas, a série nunca interrompida da doutrina tradicional de seus Doutores desde o principio até à sua idade, e responder às objecções dos contrários. (Consta da mesma inscrição dêste Livro e do Testemunho de seu Autor a pág. 46. ai. 27 o que reconhece Wolpio no tômo I da Bibl. Hebr. pág. 42; o qual diz assim R. Abraão ben Dior num Cab- ballae librum occasione Sectae; Karaiticce in Hispania tunc: enlorescentis Scripsit, e o mesmo nota na Prefacção ao Tratado de Mardocheo Karaita sobre esta Seita pág. 97 e no tomo II. pág. 928. No Livro da Cab- batia é tratado Aben Al. Táras por velho malvado e ímpio e R. Abraão Zacuto no fim do Livro juchasin, em que também fêz mencão dêle, diz que os seus ossos são pisados no inferno. V. Trigland Diatribe de Seita Karasorum pág. 115). Continua a Seita dos Karaitas-Com tudo apesar de todas estas oposições de R. Abraão ben Dior e dos mais Rabbanitas os Karéos continuaram em ir por diante propagando a sua Seita geralmente por toda a Espanha maiormente nos Reínos de Cas- tela, onde vieram a formar um grande Corpo. (Consta do lugar, que adiante transcrevemos da obra Fortalitium Fidei: donde também consta, que muitos havia na Cidade de Burgos, e na Vila de Carrion). Deu isto ocasião a que se levantassem renhidas disputas e se acendesse tão viva guerra entre os Karéos, e os Rabbanistas, que foi necessário que Afonso Rei de Cas- tela acudisse com sua autoridade e lhes impusesse silêncio (Trigland Diatribe de Secta Karaeorum pág. 115)- Estes Karaitas foram os que deram mo- tivo a que o espanhol R. Jehudáh Livi ben Saul escrevesse naquele Século o Sepher ha cuzar ou cofri: obra formosa entre os Judeus, em que tomou por objecto rebater o Sistema dos Karaitas e dos Filósofos Gentios, que rejeitando as tradições, vinham a negar a verdade da Lei Escrita. É certo, que no Século seguinte escreveu contra eles R. Moyses ben Seem Jol natural do Reino de Leão. (Cita esta obra Fr. Afonso de Espina na Fortaleza da Fé. liv. III. Consider. pág. 80 da edição de Norimberg de 1494. Nome que tinham na Espanha os Karaitas-Os Karaitas eram conhecidos na Espanha no Século XII e XIII pelo nome particular e execrando, que os Rab- banitas lhe davam, de Hereges Sadduceos. (Os Karaitas eram havidos por Hereges Sadduceos; sôbre o que se pode ver Simão Luzzati Dirzorso circa il stato degli ebrei: Trigland Diatribe de Sexta Karaeorum: no Thesouro das Antiguidades Sagradas de Ugolino tomo XXII, pág. 65. João Sauberto no Comentário de Sacerdotio Hebraerum no tômo XII do mesmo Thesauro cap. XXIII, pág. 43 que põem os Karéos por uma espé- cie de Sadduceos. O mesmo Levino Warner na Dissertação de Karaeis cap. II onde diz que os Rabbinos os representavam como Sadduceos, e que maiormente os haviam por tais os Judeus Rabbanitas de Jerusalém. Assim os chamava Rabam no Comentário à Massecheth. Trigland acrescente pág. 308 que lhes chamavam Hereges Excomungados Sadduceos e Baithoséos. Moshemio fa-
N.º 126, Shevat-Adar 5705 (Jan-Fev 1945)
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