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Ha-Lapid הלפיד


N.º 011, Yiar 5688 (Mai 1928)







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 2                 HA-LAPID
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    Das aves limpas e imundas

Vinte e quatro especies dedwaves, se
proibem no Levítico, capitulo XI, por imun-
das. Pelo que todo aquele que é prático
nelas, e conhece perfeitamente quais sejam
pode comer de todas as que não forem de
aquelas tais espécies.
   Porém todo aquele que nao tiver este
perfeito conhecimento, a ave que fôr de
rapina, terá logo por imunda. E se duvidar
nalguma se é ave de rapina, ou não, se-
gurando-a numa corda, põe os dois dedos
dos pés para uma parte, e os outros dois
para outra; ou que arrebata no ar, e come
é cousa certa ser ave de rapina. E se sabe
de certo, que não é ave de rapina, então
tem outros três finais para se conhecer ser
limpa: e são, ter um dedo demasiado de-
traz dos outros; ter papo e que a moela
se descostra com a mão. Mas suposto que
estes são os sinais, nenhuma ave se come,
sem uma infalível tradição, de que a tal ave
é limpa.

            Dinim de Degolar

              CAPITULO IV

   Diz a Sagrada Escritura no Deut cap.
XII 21. E degolarás  das tuas vacas e das
tuas ovelhas que deu o Senhor a tí como te
encomendei, e comerá nas tuas cidades, de
onde se mostra, haver encomendado a for-
ma de degolar. E se buscarmos em toda a
lei, não acharemos logar, donde o Deus
bendito envcomende a Moisés, o logar ou
forma do degolar. Pelo que (como bem ad-
vertiu Rabenu Moises) é força referir este
mandamento á Lei Mental, e confessar que
naqueles 40 dias que Moises esteve no
monte, lhe ensinou todas as circunstancias
desta materia, entre as demais coisas que
ali aprendeu, e depois por tradição recebeu
o povo de Israel. Estas pois reduzidas a
compendioso estilo são as seguintes: 2) A
degoladura para ser válida, consiste em
três coisas, a saber: no instrumento, no lo-
gar da degoladura, e sitio em que se faz.
3) No instrumento convem observar duas
coisas, a saber: Primeira, que seja a faca
tão aguda e perfeita, que não tenha no cor-

te alguma mossa; por que se acaso alguem
degolar com faca que tenha alguma mossa
por pequena que seja a tal degoladura será
invalida, e a carpe degolada trefá (impura).
E assim para evitar isto, é obrigação olhar
curiosamente a faca passando muito deva-
gar a unha, e a carne do dedo pelo corte e
lado dela até ao numero de 12 vezes. A se-
gunda circunstancia do instrumento é, que
tenha a faca de comprimento pelo menos a
quantidade de dois pescoços da ave, ou
animal que se degola: E para tirar de du-
duvidas, costuma-se fazer para degolar aves,
de um dedo de largo, e quatro ou seis de
longo, e sem ponta; a a fim de não cair em
escondedura, de que logo trataremos.
   3) O lugar da degoladura, é justamente
no meio do pescoço, cortando todo o cano
da respiração e o gasnate da comida, e näo
degolando pontualmente no meio, deve-se
advertir, que no cano da respiração para
ser válida a degoladura, ha-de ser desde o
anel grande que está conjunto á cabeça até
ao papo: e no gasnate, desde aquela parte
que quando a cortam se encolhe, que é um
dedo abaixo da cabeça até o mesmo papo:
E sendo que se fez acaso a degoladura fóra
destes logares, a carne é proibida. E ainda
se dissemos, que convém cortar os dois
anos por inteiro, se acaso degoinndo alçou
alguem a mão e achou haver degolado só a
maior parte de algum deles, é válida a de-
goladura na ave; o que não será, se acaso
achar degolado o metade de cada um deles.
   4) Ha tambem umas veias junto a estes
dois canos, as quais ou no mesmo tempo
em que se degola, ou imediatamente de-
pois, se devem cortar, a fim de que saia
todo o sangue: e se acaso alguem o não
fez, não se pode cozinhar em panela aquela
ave inteira, com cabeça e tudo: o que de-
pois de haver degolado, se deve olhar com
curiosidade.
   5) O sitio em que se deve degolar, é so-
bre pó solto, como dizer, areia muito miu-
da, cinza, terra de onde se pode semear,
ou pó de serradores: exceptuando areia
grossa, farelos, terra molhada, chão feito de
tabua ou pedras. Tambem se pode degolar
num vaso que tenha pó. E navegando pelo
deserto ou mar, faltando estas coisas, se
recolherá o sangue num pano, e chegando
á parte donde o pode lavar, recolherá o
dito sangue, e o cubrirá sem dizer benção.


 
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