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Ha-Lapid הלפיד


N.º 011, Yiar 5688 (Mai 1928)







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   6) As coisas que fazem invalidado o 
mesmo acto de degoladura, são cinco: a
saber Dilação, Apertadura, Escondedura,
Resvaladura e Arrancadura.
   7) Dilação, é, quando comezçando a
degolar, levantou a mão, ou sem a levantar
passou, antes de haver degolado a quanti-
dade competente a qual degoladura é inva-
lida, e a carne proibida, posto que a dila-
fosse dum brevissimo espaço de tempo.
   Apertadura, é apertar o pescoço com a
faca, ou corta-lo de um golpe; porque a
degoladura para ser boa, ha-de ser, levan-
do e trazendo a faca.
   Escondedura, é não fazer a degoladura,
descoberta, mas oculta, metendo a faca en-
tre os dois canos e cortando; ou entre a
pele, aos canos; ou ainda entre a pena ou o
couro, ou debaixo de alguns pano. E por
esta causa se tira primeiro a pena, fazendo
logar para a faca: e então descoberto o pes-
coço se degola.
   Resvaladura, é degolar fora do logar
competente, o qual é o que acima temos
 declarado.
   Arrancadura, é haver-se achado depois
de degolar algum dos dois canos de todo
arrancado, e fora do logar donde estão pe-
gados ás queixadas. Sucedendo pois qual-
quer destas cinco coisas, é a degoladura
 inválida, e proibida a carne.

  Da forma e estilo que se
  : observa no degolar :

        CAPITULO V

   Primeiramentre olha-se com curiosidade a
faca, passando pela unha e carne 12 vezes.
  _2) achando-se sem mossa prepara-se o pó
e degolando, diz-se a benção seguinte:
   Bendito sejas tu Adonai, nosso Deus Rei
do Universo, que nos santificas-te com os teus
mandamentos, e nos ordenaste, a degoladura.
E adverte-se, que uma benção, degolando
muitas aves serve para todos, em tanto
que não fale entre ave a ave, em coisa que
não seja do serviço da degoladura. Dita a
benção degola-se no logar, e quantidade com-
petente. Depois de degolar, vê-se , se
observou na degoladura as circunstancias
referidas, ou pecou nalguma delas. Feita esta
diligência, torna-se a olhar a faca: e vendo

que se acha com alguma mossa, e trefá a
carne que se tem degolado. E assim, quem
degola muitas aves, é necessario, que entre
ave e ave reveja a faca; porque se acaso
não fez isto, e olhando-a ultimamente a achar
com mossa, todas as aves que houver dego-
lado são trefás.
   Finalmente, com a mão, ou cabo da faca,
ou qualquer outra coisa, se cobre o sangue
e diz a bendição seguinte:
   Bendito sejas tu A. N. D. R. do mundo,
que nos santificou com suas encomedanças, e
nos encomendou sôbre cobertura do sangue.
E degolando muitas aves, uma vez só se
hade cobrir o sangue com uma só benção.
   Estes são os Dinim suficientes, para po-
der degolar licitamente : buscando-se primeiro
algum Hacham, a quem se mostre a faca, e
o exanime, dando-lhe a aprovação, para o
poder fazer.

    Das coisas que fazem uma ave trefá

            CAPITULO VI

   O fígado se faltar na ave a faz trefá, salvo
se lhe houver ficado quantidade de duas
azeitonas, uma no logar do fel, e outra, no
logar onde está pegado: e isto se mostrará
a um Hacham que o entendo.
   2) Se está todo ele seco, que se desfaz
com a unha, é tambem trefá a ave. E assim
mesmo, se nela se acharem dois figados.
   3) Fel, não tem algumas aves, como as
tortolas e pombas.
   E estas são caxeres, e boas, posto que
lhes falte: mas aquelas que de seu nasci-
mento o tem, são trefás se acaso o não
tiverem. E assim quando nalguma ave se
não acha fel, se continua fazer esta expe-
riência; a saber: dá-se no fígado duas corta-
duras atravessando uma por cima da outra,
e prova-se, se nele ha sabor de fel, é sinal
que o tinha, e é caxer, e sendo que não saiba
a fel, faz-se outra nova experiência, e tor-
na-se a provar com a lingua então tem
sabor de fel, é caxer, e se não, é trefá.
   4) Se a caso se achou numa ave dois feis
distintos desorte que um se não comunica
com o outro, é trefá.  
   5) Se no fel se achar algum alfinete, ou
espinha, é tambem trefá a ave.
   6) A moela tem dois couros. E assim


 
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