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Ha-Lapid הלפיד


N.º 014, Tiskri 5689 (Set 1928)







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                HA-LAPÍD                3
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muito a sua tranquilidade e bem estar, não
queria tomar parte na luta: era o morcêgo.

Apesar de cuidadosamente evitar os lo-
cais de combate, acontecia por vezes _ser
apanhado por uma patrulha dos exercitos
terrestres e tomado por espião.

Então lacrimoso dizia que era do parti-
do terrestre, que era aparentado com os
ratos, e se voava o fazia com o seu manto
de pele, o qual nunca poderia ser conside-
rado como azas.

Os da terra, apesar de desconfiados, dei-
xavam-no ir em liberdade.

Mal se via livre destes era apanhado
por alguma patrulha dos voadores, que se
preparavam imediatamente para o matarem
á bicada ou ferroada; mas o morcêgo la-
muriava que não fizessem tal, que ele era
do partidodos voadores, que era um pas-
saro feio, sem penas, mas que era passaro.
Não tinha culpa de ter azas pouco bonitas;
não se fizera a si proprio, Os combatentes
aereos, embora meneando a cabeça em ar
de duvida, deixavam-no em paz. E assim o
bichinho ia gosando a sua vida, não isenta
de sustos.

Ora como tudo tem fim, tambem findou
a guerra, e os combatentes dum e outro
partido resolveram dar um colossal banque-
te de confraternisação para festejarem a
assinatura do tratado de paz.

Decorreu cheio de animação o banquete,
durante o qual cada um recordava episo-
dios da campanha. Alguns dos aliados ter-
restres falavam dum animal suspeito que
fizeram prisioneiro, os voadores pediram os
sinais desse bicho, e depois de trocarem
varias explicações, chegaram á conclusão
de que o tal animalejo procurava engana-
-los a ambos os partidos. Resolveram pois
os antigos inimigos e agora amigos, em
plena concordancia de votos, que todas as
vezes que qualquer deles se encontrasse
com o tal bicharoco dar-lhe uma boa sóva.

Como esta sentença fosse proclamada
em alto e bom som o morcego, que estava
escondido num buraco dumas ruínas proxi-
mas, ouviu-a apavorado.

Desde esse tempo, e por esse motivo, o
morcego só sai da toca quando as trevas
da noite o protegem.

Ouvi, pois e por tudo, o meu conselho:
nao desejeis ser morcegos.

                             Ben-Rosh

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O calendario Israelita

                 I

O ano israelita compõe-se de 12 meses
lunares. O começo do mes coincide sempre
com o aparecimento da Lua Nova. Olhan-
do-se para a lua sabe-se em que altura do
mês se está. Vendo-se a lua nova sabe-se
que começou um mês, lua cheia meio do
mês, etc.

A Thorah e a maior parte dos livros bi-
blicos não indicam os nomes dos meses que
agora usamos. Geralmente são indicados
por 1.° mes, 2.° mês, etc., começando pelo
primeiro mes da primavera; apesar disto al-
guns mêses teem nomes especiais nestes
livros biblicos: Abib (Dent. XVI, 1 e se-
guintes), Ziv (1 Reis II, 1), Bul (1 Reis II, 38)
Ethanim (1 Reis VIII, 2). Durante o capti-
veiro de Babilonia os israelitas adoptaram
os nomes dos meses usados na Caldeia e
que desde essa epoca ficaram em uso entre
nós: Nissan, Yiar, Sivan, Tamuz, Ab, Elul,
Tishri, War Heslwan, Kislev, Tebett, She-
bath e Adar. Para os assuntos civis ou ju-
diciarios, começa-se o ano em Tishri.

II

Do tempo do Segundo Templo, era o
Sanhedrin, e, depois da Destruição, era o
Patriarca israelita, que decretavam em ses-
são publica, a Neomenia ou Lua Nova. Era
necessario para essa ceremonia que duas
testemunhas declarassem ter visto a foicínha
delgada da nova lua.

Como a duração da revolução sindica
da lua é de 29 dias e meio (em numeros re-
dondos) um mes de 30 dias (plêno) era se-
guido, em regra geral, dum mês de 29 dias
(defectivo).

A Neomenia ou Lua Nova era proclama-
da com solenidade e anunciada não só na
Judéa mas tambem em Babilonia. Transmi-
tia-se esta noticia por meio de fogos repeti-
dos de estação em estação, o que era de
facil execução numa terra tão montanhosa
como a Palestina.

Quando chegava o dia duvidôso, isto é,
o 30.° dia do mes (que tanto podia ser o ul-
timo dó mês corrente como primeiro do
mês seguinte), as comunidades mais proxi-


 
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