N.º 109, Shevat-Adar 5702 (Jan-Fev 1942) > P06
Primeira Página Página Anterior Diminuir imagem Imagem a 100% Aumentar imagem Próxima Página Última Página

Ha-Lapid הלפיד


N.º 109, Shevat-Adar 5702 (Jan-Fev 1942)







fechar




 6              HA-LAPID
===========================================

P.-Onde afirmamos nós a nossa crença
na unidade de Deus?

R.-No segundo mandamento do De-
cálogo e na Shemá: Escuta Israel o Eterno
é o nosso Deus. o Eterno é Uno. (Deut.
VI, 4).

P.-Como é que se pode provar a uni-
dade de Deus?

R.-Pode-se provar a unidade do Cria-
dor pela unidade da Criação. Tudo o que
existe na natureza encadeia-se e harmoni-
za-se duma forma tão perfeita que se pode
afirmar que todo o Universo é a obra
dum só Criador.

          Terceiro artigo

P.- Que compreendeis por estas pala-
vras: Deus não tem corpo?

R.-Deus não tem corpo, isto significa
que Deus não é composto de órgãos; não
tem nenhuma forma nem nenhuma cara;
não se pode representar por nenhuma
imagem.

P.-Se Deus não tem órgãos corporais,
como se explitam as expressões da Escri-
tura Sagrada, tais como: a mão de Deus,
o braço de Deus, a bôca de Deus?

R.-A Escritura Sagrada como se di-
rige aos homens emprega a linguagem
dos homens; mas Deus não tem nenhuma
fisionomia e as expressões empregadas na
Escritura devem ser compreendidas como
estilo figurado.

P.-Explicai-me esta passagem da Bí-
blia: Faremos um homem à nossa imagem,
à nossa semelhança.

R.-E' a nossa alma que se assemelha
à imagem de Deus e não o corpo. O ho-
mem parece-se em qualquer coisa a Deus,
pela sua inteligência, pelas suas faculdades
morais e pela sua dignidade. E' a única
criatura dotada de consciência. e é o que
o torna um ser superior a todos os seres
da natureza.

          Quarto artigo

P.- Que compreendeis pela eternidade
de Deus?

R.-Deus é eterno, isto significa que
Deus não tem nem princípio nem fim, que
existiu antes de qualquer outra coisa e que
fica para sempre eterno.

P.-Pode-se dizer que a alma é eterna?



R.-Não, a alma é imortal mas não
eterna, porque ela teve um principio, en-
quanto que Deus sempre existiu. E' po;
isso que se chama o Eterno.

P.-Pode-se provar a Eternidade de
Deus?

R.-Sim Deus existiu sempre, porque
nada nasce sem uma causa e se Deus
tivesse começado, uma causa mais pode-
rosa que êle o teria precedido, e se Deus
acabasse de existir, uma causa mais pode-
rosa que êle o substituiria. E não se
pode conceber outra causa mais poderesa
que Deus que é o Poder Supremo.

         Quinto artigo

P.-Porque é que só devemos dirigir
as nossas preces a Deus?

R.-Deus é o único que tem direito
ao nosso culto, porque só êle é o Todo
Poderoso e perfeito, extremamente bom e
santo, que só êle pode responder às nossas
preces; déle só depende a nossa felicidade
e só êle tem direito à nossa adoração e à
nossa confiança.

P.- Que compreendeis por estas pala-
vras: Deus é perfeito?

R.-Compreende-se por isto que Deus
não tem defeitos, nem fraquezas, nem
limites, que é o principio e a fonte de
tôda a verdade, de tôda a justica, de todo
o bem e de todo o poder.

P.- Como compreendeis a bondade de
Deus?

R.-Deus não quer senão o bem das
suas criaturas. E' por causa da sua bon-
dade que nos dotou de inteligência, e que
nos deu a idéia da felicidade e o meio de
a alcançarmos pelos nossos esforços e pelos
nossos méritos.

              Sexto artigo

P.-Que chamais os profetas?

R.-Chamam-se profetas os homens
que foram os intermediários de Deus, que
falaram em seu nome, e que proclamaram
as suas leis.

R-Profeta significa aquele que pre-
diz o futuro?

R.-Na Bíblia profeta não significa
aquele que prediz o futuro, mas como os
profetas falavam em nome de Deus, para


 
Ha-Lapid_ano16-n109_06-Shevat-Adar_5702_Jan-Fev_1942.png [128 KB]
Primeira Página Página Anterior Diminuir imagem Imagem a 100% Aumentar imagem Próxima Página Última Página