N.° 136 PORTO - Luas de Dezembro, Janeiro e Fevereiro - 5707 (1946-1947 e. v.) ANO XXI ============================================================================================================= Tudo se ilumina _______ ___ _______ |=|____ _______ ...alumia-vos para aquele que |____ ||_ || ___ ||____ ||_____ | e aponta-vos o busca a luz. | | |_| \_\ | | / / _ | | caminho. | | _____| | / / | | | | BEN-ROSH |_| |_______| /_/ |_| |_| BEN-ROSH (HA-LAPID) O FACHO ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- DIRECT. E EDITOR: -A. C. DE BARROS BASTO (BEN-ROSH) || COMPOSTO E IMPRESSO NA IMPRENSA MODERNA, L.DA Redacção na Sinagoga Kadoorie Mekor Haim || Rua da Fábrica, 80 Rua Guerra Junqueiro, 340 - Porto || ------------------- P O R T O ------------------- ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- THE LAUDERDALE ROAD SYNAGOGUE A sínagoga de Landerdale Road da Spanish & Portuguese Jews Congregatíon (Congregação dos judeus Espanhóis e Portugueses) de Londres foi inaugurada no domingo 4 de Outubro de 1896 e no domingo 2 de Heshvan de 5707 (27 de Outubro de 1946) celebrou o seu jubileu com um culto especial. ISRAEL É na aurora nascente, que este vocábulo de três sílabas aparece na cena do mundo. Todos sabem que Jacob foi chamado por este nome por ter lutado, nas trevas, contra um agressor misterioso e por o ter vencido, ao romper de alva, um pouco antes de se reconciliar com Esaü seu irmão. Uma luxação da anca foi o resgate da vitória. Quem se orgulhará de sair indemne dum combate; e dum combate travado durante a noite? Desde então, o patriarca e os seus descendentes não mais deixaram de usar este nome. O tempo e a história o consagram, e este nomezinho, composto de tantas vogais como de con- soantes, soa como uma trombeta, expres- sivo e simbólica como uma bandeira, atravessou os séculos, trazendo por toda a parte consigo um pouco mais de luz e de justiça, quantas vezes na dor e nas lágrimas. O sentido deste trissílabo, cuja notarie- dade serviu por vezes de termo, um pouco bulhento e tendencíoso a certos dramatur- gos, não deixa de ser preciso. Mas em vez de remontar à origem donde deriva, de interpretar etimolôgicamente, a igno- rância e a paixão apercebem sobretudo os desprezos e os erros que, durante séculos, o curso perturbado dos acontecimentos acumularam à volta deste nome. A origem deste vocábulo, única na sua espécie, escapa à maior parte daqueles que não reconhecem à posteridade de Jacob a missão que implica o famoso hexagrama, cujas seis letras ex- primem a luta incessante que na vida dos Povos. Israel deve sustentar para o triunfo da verdade e do bem. "Escutai isto, man- são de Jacob. vós que vos orgulhais com o nome de Israel" (Isaias, XLVIII), este nome traça o vosso dever, determinai a vossa tarefa cumprir. Mas não basta a tarefa, uma missão, para proclamar a sua realidade. É preciso que os factos, as experiências da história tragam o testemunho disso e confirmem esta realidade. Só, o método experimental nos dá a quase certeza nesta ordem das verdades cientificas. Ora, o estudo imparcial da história (a qual é uma colectânea de experiências) constitui uma espécie de verificação per- manente do valor positivo do programa do qual a palavra Israel continua a ser o emblema. Ela nos ensina que esta palavra não é um rótulo de convenção, dissimulando, qualquer objecto falsificado, ou um pavi- lhão ocultando uma mercadoria alterada; ela nos demonstra que o seu conteúdo foi realizado um pouco por toda a parte, par- cialmente ou totalmente. A vida judaica, nos tempos antigos, na Idade Média, nos tempos modernos, não foi ela uma luta ininterrupta contra todas as potências do mal? Nós ficamos, apesar de tudo, Israel, isto é forte contra as ameaças, as tentações e as provas. A tradição talmúdica, ultrapassando o ensino da História, tinha-o perfeitamente compreendido quando ela fez da palavra Israel como que a coroação, a recompensa da vida de privação e de aperfeiçoamento progressivo de Jacob. A acreditar-se nisso,
N.º 136, Tevet-Adar 5707 (Dez-Fev 1946)
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