2 HA-LAPID ========================================= O SIONISMO A SUA CRIAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO POR ISAAC WEISSMAN O povo judeu confia na seu futuro porque se sente unido na lula para atingir o seu objectivo nacional, e também por saber que o Direito e a justiça estão do seu lado. Os percursores do movimento Sionista Sionismo é o nome dado ao movi- mento que tem por fim restaurar a vida nacional judaica na Palestina. Houve, em todos os tempos, individua- lidades que preconizaram a restauração dum Estado Hebraico. Citaremos alguns. Jean Jacques Rousseau, por exemplo. em 1762: "Em virtude da sua dispersão, os judeus não têm possibilidade de proclamar a sua verdade aos homens em que tivessem um Estado livre, com escolas e universidades suas, onde possam livremente manifestar-se -nesse dia, então, saberemos o que terá a dizer-nos o povo judaico." Disraeli (Lord Beaconsfield) nas suas obras "David Aboy" e "Tancred", e Geor- ges Eliot, um "Daniel Derinda", advogam o regresso de israel à terra dos seus ante- passados. Mas o verdadeiro pioneiro da ideia sionista foi Moisés Hess, amigo de Karl Marx, e um dos fundadores da l'Interna- cional. No seu livro "Roma e Jerusalém" aparecido em 1862, escreve: "Os judeus devem de novo possuir um Estado, porque a organização de Estado é a forma normal de uma vida nacional e que melhor serve os fins de uma nação. Não é no Diaspora (exílio) - é na Palestina que o judeu poderá operar a sua salvação." O Dr. Teodoro Herzl, criador do Sionismo político Só, no entanto, em fins do século XIX é que o Sionismo começou a desenvol- ver-se. O seu grande criador foi o jovem jornalista vienense, Dr. Teodoro Herzl, que produziu, com o seu livro, "O Estado Judaico", aparecido em 1896, profunda impressão no espírito dos judeus. Herzl convocou o I Congresso Sionista, em Bale, a 28 de Agosto de 1897, onde o programa sionista da criação de um "lar- nacional" hebreu na Palestina foi aprovado. Assim se criou o que se chama sionismo moderno ou sionismo politico. A Inglaterra oferece a Uganda aos judeus Esta conferência judaica, a primeira realizada depois da dispersão do povo hebreu, produziu profundas repercussões por toda a parte. A Inglaterra ofereceu, então, a Uganda ao povo judeu, com direi- tos especiais para lá criarem o seu "lar". Este projecto da Uganda foi, todavia, rejei- tado pelo Congresso Sionista de 1905, por- ----------------------------------------- a existência do patriarca não foi mais que uma longa e penosa ascenção para o bem. Yaakob, na raiz do qual se descobre akob, "embuste" transformou-se pouco a pouco em yocher-el, "rectidão e força" e em sara-el, "lutador poderoso". Usando do processo habitual da guematria, do valor numérico das consoantes formando as pala- vras, os nossos Sábios não hesitaram em descobrir na de garti, "eu morei" (junto de-Laban), as Taryag miçvotlz, os 613 deveres da tradição que Jacob teria inte- gralmente cumprido, num meio bastante hóstil a este cumprimento. A inocente, mas significativa exegese dos nossos dou- tores confirma assim as lições da história'. Israel permanece o equivalente da luta. aperfeiçoamento, vitória na luz. Marthieu Wolff. De Univers Israelite.
N.º 136, Tevet-Adar 5707 (Dez-Fev 1946)
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