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Ha-Lapid הלפיד


N.º 025, Kislev 5690 (Nov 1929)







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              HA-LAPID              5
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sonalídade, talvez a mais magnética de
quantas eu me havia aproximado.
E' exuberante de actividade e de ener-
gia tem sem duvida qualquer coisa de gas-
cão no seu temperamento, mas unido a uma
tal jovialidade que o põe acima de toda a
critica. O que nele me impressionou mais
foi o seu senso de "Humor" fenomeno não
muito comum num propagandísta. Os seus
olhos brilhavam continuamente de malícia,
uma vez ou duas, para pô lo á prova acenei-
lhe com qualquer velha historieta hebraica :
mas não era preciso andar muito a fundo
porque ele estava sempre pronto a dar-me
em troca com uma das suas. Não correspon-
derá, talvez, exactamente á sciencía o que
von dizer, mas eu não posso deixar de pen-
sar que para confirmar a sua origem hebrai-
ca contribue o seu sentimento hebraico do
"Humor".

                V

Em passeio pelo Porto

Em geral ele era extraordinariamente
bem informado sobre tudo. Podia-se-lhe
apresentar argumentos que teriam posto em
embaraço muitas pessoas educadas na tradi-
ção hebraica integral, estando-se certo da
sua simpatica e inteligente compreensão. Eu
não teria podido encontrar melhor guia para
as antiguidades hebraicas do Porto, que são
de notavel interesse.

Visitamos a antiga Judiaria do Olival
com a sua velha Sinagoga transformada em
igreja, e as ruínas dum outro edificio de
culto em Monchique, fora da antiga cidade.
Depois levou-me a ver o local onde deverá
surgir o seu novo templo do qual será por
estes dias posta a primeira pedra. Por uma
curiosa combinação, e' situado numa rua in-
titulada com o nome de Guerra Junqueiro-
o maior poeta português do nosso tempo,
que era de origem marana e que poderia
ter servido de modelo a Rembrandt para um
dos seus retratos de Rabinos. Os muros de
vedação e as fundações estão já prontas, mas
a construção deverá necessariamente seguir
de vagar, dada a deficiencia de meios, a
não ser que surja qualquer inesperado golpe
de fortuna. Com muita razão, eu penso, Bar-
ros Basto tende a fazer desta sinagoga um
simbolo tangivel do renascimento da vida
hebraica em Portugal e um centro em torno
do qual possam reagrupar-se os numerosos

 

maranos que visitam o Porto. Assim, outros
problemas, que em circunstancias ordinarias
poderiam considerar-se mais urgentes, de-
vem ser adiados para melhor tempo.

Fez-me observar depois, enquanto pas-
savamos proximo, uma porção de terreno que
ele andava tratando de adquirir para fazer
um cemiterio, mas pelo simples motivo de
deficiencia de fundos, a prática caminha
muito lentamente.

"E entretanto como fazem?" lhe pregun-
tei. Os olhos lampejaram-lhe de malícia,
enquanto respondia com comíca seriedade:
"Por ordem de Mahamad é proibido a qual-
quer membro da Comunidade do Porto mor-
rer, antes de estar pronto um local adequado
para a sua sepultura". Quando voltavamos
para o centro da cidade encontramos um jo-
vem que nos saudou muito cerimoniosamente.
O capitão pediu-me desculpa, e andou a fa-
lar com ele. Poucos minutos depois voltou e
disse-me:

-"Este jovem é um dos nossos: é um
viajante comercial, que anda em viagem pela
província ha algum tempo Disse-lhe que ha-
via oficio no templo e prometeu-me que vi-
nha".

-E' já hebreu oficialmente? lhe pregun~
tei.

-"Ainda não, mas sê-lo-ha" foi a opti-
mista resposta. Esta não é gente que se en-
corage facilmente!

   (Continua).
                              Cecil Roth.
(trad. do italiano).

             o o o

A Quintessencia
do Judaísmo

Muitas pessoas julgam-se bons judeus
porque observam um ou outro dos costumes
judaicos.

Mas, os costumes judaicos são diversos
enquanto que o judaismo é um só.

Assim, o costume oriental obriga os ju-
deus do Levante, a levarem a mão á fronte,
ao coração e á boca, pronunciando o nome
do Eterno (como faz Novelli no seu papel
de Shylock), costume que não é conhecido


 
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