N.° 26 PORTO - Tebet de 5690 (Nov 1930 e.v.) ANO IV ============================================================================================================= Tudo se ilumina _______ ___ _______ |=|____ _______ ...alumia-vos e para aquele que |____ ||_ || ___ ||____ ||_____ | aponta-vos o ca- busca a luz. | | |_| \_\ | | / / _ | | minho. | | _____| | / / | | | | BEN-ROSH |_| |_______| /_/ |_| |_| BEN-ROSH (HA-LAPID) Órgão da Comunidade Israelita do Porto ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- DIRECTOR E EDITOR: -A. C. os BARROS BASTO (BEN-ROSH) || COMPOSTO E IMPRESSO NA Empresa DIARIO DO PORTO, Lda Avenida da Boavista, 854-PORTO || Rua.de S. Bento da Victoria, 10 (Toda a correspondencia deve ser dirigida ao director) || ---------------- P O R T O ---------------- ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A Religiosidade Banida A Russia pune o ensino de qualquer religião e persegue os seus professores que espalham o veneno embríagante da re- ligião pelos cidadãos. A França afasta o ensino religioso das escolas; a Yugo-slavia quer seguir este exemplo. Vejamos a que pode isto conduzir: Cinco seculos antes que uma religião existisse, Abraham inventou "a religiosi- dade", isto é, a conservação do homem com esta propria voz interna, que Deus colocou no coração de cada filho. 0 ensino da religião tem por fim cha- mar a atenção da creança para esta voz da consciencia desenvolver a sua facul- dade de a escutar, e de reforçar a sua vontade de se deixar guiar por ela. E' o ensino elementar da religião, que melhora a qualidade da produção. Mas, os soviets pensam que tal melho- ração torna a população menos apta para a guerra. A isto r historia demonstra, que uma coligação é depressa formada, para com- ter cada nação com imposturas brutais, enquanto os estados mais pequenos e mais fracos enfileiram-se entre os vence- dores, desde que r sua cultura se harmo- mse com a da grande familia das nações. Para a duração do Estado, é pois im- Pürtante, elevar a qualidade dos seus habitantes á altura cultural da humani- dade. Desde a infancia, o ensino da Reli- gião eleva a qualidade da população, cul- tivando-lhe esta voz interna. Mais dificil é o ensino religioso nas classes superiores que baseando-se nos exemplos da historia, deve demonstrar que as desgraças e malquerenças elevam os individuos piedosos a felicidades no- vas e superiores. Assim, a grande desventura da familia de Jacob, cujo amado filho foi roubado por mercadores madianitas e vendido a uma caravana ismaelita, que o revendeu aos egípcios, procurou para Joseph as insignias de vice-rei do Egipto, cuja côrte foi incantada pela sua profunda religiosi- dade, que recusando todos os elogios, atribuindo todo o mérito á inspiração divina. O grande flagelo dos seus descenden- tes, á escravatura egípcia, procurou para o povo de Israel a gloria, de ter libertado a humanidade das atrocidades da lei ba- bilonica (que então dirigia o mundo), e de ter colocado todos os povos sobre a base cultural da Biblia, até aos nossos dias. O grande desastre da deportação do povo de Israel em Babilonia, foi a sua salvação do marasmo imoral do seu pró- prio paiz, constantemente atravessado por tropas assírías, babilónicas e egípcias. Babilonía que devia ser a sua prisão, tornou-se o seu terreno de gloria, porque foi ali que Israel fundou as suas celebres
N.º 026, Tebet 5690 (Dez 1929)
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