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N.º 038, Nissan 5691 (Mar-Abr 1931)







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             HA-LAPID                 3
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os dogmas da nossa Santa Madre igreja, á
qual, como filho obdiente, eu me submeto
em tudo que ela prescreve".

Mas o poeta é sempre vigiado "um pé
na Inquisição e o outro no mundo" como
diz o poeta brazileiro Gonçalo de Maga-
lhães, no seu drama "O poeta e a Inquisi-
çâo" inspirado na sorte de Antonio e re-
presentado no Rio de Janeiro em 1838.

O autor das operas poderia encontrar
o resumo da sua vida nas palavras de Bal-
zas: "com o pé esquerdo, eu marcava a
cadencia e julgava ter o outro no ataúde".
Antonio vivia, actuava, mas dormia pro-
ximo da prisão.

No dia 5 de outubro de 1739, quando
celebravam o aniversario dum filho, Anto-
nio e sua mulher gravida, foram nova-
mente prêsos; e uma semana depois, pela
terceira vez, era tambem prêsa a mae de
Antonio.

Acusados todos três de judaizar, por
denuncia duma sua criada, foram lançados
na prisão.

Separado de sua mulher e de sua mae,
Antonio ignora por muito tempo a sua
sorte.

Ele teme as torturas que as ameaçam.
No seu calabouço, Leonor deu á luz um
fiho.

Enquanto aplaudiam a sua peça "o pri-
cipicio de Phaeton" o autor definhava nu-
ma masmorra.

Ao fim de dois anos de cativeiro, a 11
de Março de 1739, o poeta é declarado
heretico, apostata, negativo e pertinaz. A
sua mulher heretica, apostata negativa, per-
tinaz, impentente e relapsa. Os bens de
Antonio são confiscados e lançam-lhe a
excomunhão maior. Mas a sentença ficando
secreta não será revelada ao condenado se-
não a 18 de outubro do mesmo ano num
auto de fé celebrado numa igreja.

Desta vez, Antonio sabe a sua sorte.
Segundo o seu costume hipocrita, a inqui-
siçao não procede directamente a execu-
ção; ela entrega o condenado ao braço se-
cular pedindo-lhe para agir misericordioso-
mente eom o culpado, sem proceder á pena
de morte. Na realidade esta formula signi-
fica belo e bem fogueira. Como os grandes
trabalhadores da Inquisiçao nao têm sem-
pre tempo de lêr todas as sentenças, dema-
siado numerosas para um dia só, é execu-
ção é deixada para o dia seguinte; é de
resto, ainda um meio de torturar o prisio-
neiro. As formalidades seguem o seu curso:
o gato brinca com o rato. A intervenção
do Conde da Ericeira e a do Rei D. joao
V pessoalmente, ficam sem efeito.

No dia seguinte 19 de outubro 1739,
acompanhado pela Companhia da Miseri-
cordia, Antonio caminha para a morte.

Este auto de fé é, se se póde dizer,
mais humano que os outros: a Inquisiçao
não o faz morrer lentamente pelo fogo.
O poeta é estrangulado e o seu cada-
ver queimado. Ele tinha apenas 34 anos.

No mesmo dia, uma das suas operetas
é representada no Teatro do Bairro Alto.
Os seus gracejos, as suas cançonetas são
calorosamente aplaudidas por esta mesma
multidão que, nao menos satisfeita, assistiu
ao suplicio do autor.

Os inquisidores nao deixaram de forçar
a sua mae e sua mulher a contemplar a
morte de Antonio, o que fez enlouquecer
sua mãe. As duas mulheres estavam conde-
nada a prisão indeterminada. Este earcere
a arbítrio só dependia do capricho dos in-
quisidores.

A mãe morreu alguns mêses apóz o
suplicio do filho.

A sorte de Leonor Maria é misteriosa:
ela devia ter sucumbido em qualquer mas-
morra.

Apenas 190 anos, cincoenta anos antes
da Revolução Franceza, que este homem
de genio, cognominado o Plauto portu-
gues, foi executado como um criminoso
porque o acusavam de judaisar.

                   Valentin Parnac.

            o o o

Dos 4 cantos da terra

O sabio judeu Neftali Fried foi nomea-
do Director da Biblioteca hebraica do Va-
ticano.
O Snr. Fried é duma familia judaica
piedosa (Hassid) da Ruthenia. A alimenta-
ção cachér é-lhe assegurada na cidade do
Vaticano.


 
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