HA-LAPID 5 ======================================== Snr. josé Furtado Montanha, digno dire- ctor da Agencia do Banco de Portugal nesta cidade. Esta donzelinha era bela e bondosa, era do ceu como o seu nome in- dicava e Deus não permitiu que na -terra permanecesse e para o ceu a quiz. Deus a deu, Deus a levou, Bendito seja Deus. No seu funeral que foi imponente, in- corporou-se tudo o que de representati- vo havia em Bragança, desde os humildes operários até aos altos dignatarios. Mages- tosa manifestação de saudade. o o o Os dias da semana Muito se tem escripto sobre os dias da semana, mas até agora, ao menos de quanto temos lido, não achamos a razão de ser dos respectivos nomes em por- uiguez. O autor que explicitamente diz alguma coisa é Candido de Figueiredo, sem comtudo esclarecer o motivo por que, tendo "os outros povos christãos" de- signados os dias da semana pelos dos planetas, só o portuguez lhes deu denominação ordinal seguida da palavra feira. Como na opinião do autor destas linhas a causa deste facto se deve encontrar na historia dos costu- mas da Peninsula, e ainda em influencias exteriores, vejamos primeiramsnte a origem da divisão do tempo por semanas. Entre outras hypotheses, a mais aceitável é que a instituição da semana de sete dias é de origem judai- ca, conforme o Genesis. Fazemos allusão á semana de sete dias porque houve povos que a não conhece- ram. Primitivaniente nenhum a teve. Ella só veio a ser conhecida no occidente depois do contacto do christianismo e, sendo este uma creação do pensamen- to e da mentalidade judaica, é claro que tirou desta civilização boa parte do que pode apresentar de ele. vado e de util. No Mundo antigo e entre os povos que nunca ti- veram contacto com os Judeus, não se conheceu a semana de sete dias. Vejamos: Os Mayas tinham a semana de 5 dias; os Aztecas dividiam o anno em dezoito meses de 20 dias e mais cinco, como os epagómenos, pois já tinham o anno de 365 dias; o Egypto, ao que parece, não a conheceu. No seu calendario o anno é dividido em trinta e seis décadas e mais cinco dias que os gregos denomina- vam epagómenos. Tambem havia a divisão em doze mezes. Parece, pois, que a sua semana era de dez dias ou a década. Não esquecemos que a palavra semana, do latim Septimana, contém o radical sete; mas se ha quaren- tena (de quarenta), de oito dias, pode pelo mesmo phe- nomeno semantico haver semana de dez dias. Os gregos igualmente contavam por décadas, isto é, dividiam o mez em tres semanas de dez dias cada Uma: 1.a Década menós archomenou (principio do mez mez princípiante). 2.a Década: menós mesountes (meado do mez). 3.a Década: menós phthinontos, (mez expirante), conter nove dias, conforme o mez lunar. Os chinezes e japonezes tinham ou tem a semana de dez dias; os romanos contavam os dias do mez de mui diversa forma. Vejamos um mez de 31 dias para dahi fazer-se um juizo: 1.° Calendee. 2.° VI ante Nonas. 3.° V ante Nonas. 4.° IV ante Nonas. 5.° III ante Nonas. 6.° Pridie Nonas. 7.° Nonae. 8.° VIII ante Idus. 9.° VII ante Idus. 10.° VI ante Idus. 11.° V ante Idus. 12.° IV ante Idus. 13.° III ante Idus. 14.° Pridie Idus. 15.° Idus. l6.° XVII ante Calendas. 17.° XVI ante Calendas. 18.° XV ante Calendas. 19.° VIV ante Calendas. 20.° XIII ante Cslendas. 2l.° XII ante Calendas. 22.° XII ante Calendas. 23.° X ante Calendas. 24.° IX ante Calcndas. 25.° VIII ante Calendas. 26.° VII ante Calemias. 27.° VI ante Calendas. 28.° V ante Calendas, 29.° IV ante Calendas. 30.° III ante Calendas. 31.° Pridie Calendas. Tinham também os dias nudinae ou seja uma especie de semana de oito dias marcados no seu ca- lendario pelas letras A, B. C, D, E, F, G, H/ Os indus já conhecem a semana commum: Rava-vâra dia do sol. Soma-vâra dia da lua. Mangala-vâra dia de Marte. Budha-vâra-dia de Mercurio. Guro-vâra-dia de Jupiter. Sukra-vara--dia de Venus. Sani-vâra--dia de Saturno. Outro povo que tambem contava a semana de sete dias é o babylonico. Parecce estar provado que primitivamente este não a conheceu no seu calendá- rio. Mas, tempos depois, dados ao cultivo da astrolo- gia e dedicando um dia a cada planeta (como os egy- pcios já faziam para as horas do dia) acabaram por fixar sete dias, conforme a presumpção astrolatrica do tempo. Assim temos: O 1.° dia sob a invocação Xamáx (Sol). O 2.° dia sob a invocação Sin (Lua).
N.º 038, Nissan 5691 (Mar-Abr 1931)
> P05