4 HA-LAPID ========================================== Israel Vingado CAPITULO II Onde se explica a redenção de Israel ta- como Deus a revelou na Lei e nas Profel cias. Os cristãos pretendem que a redenção tantas vezes prometida ao povo de israel é conteuda no capitulo 53 de Isaias, que ela foi executada pela morte e paixão do mes- sias que eles adoram, e que não se poderia, sem obstinacão, duvidar deste verdade, pois que o pecado de Adam já não subsiste, e que todo o genero humano foi libertado dele. Ainda que para melhor fazer ver a falsidade desta ficção eu queria bem con- fessar, por um momento, que esta reden- ção é puramente espiritual, vejamos se nós encontramos no texto sagrado se ela deve ser espiritual ou temporal ou se os filhos de Israel as devem esperar e gosar de ambas ao mesmo tempo, o que deve certamente ser, pois que Deus não promete nunca uma sem a outra. A redenção espiritual consiste na santificação de Israel, a corporal nos bens, nas grandezas, no restablecimento da herança de seus pais; a abundancia, as ri- quezas e os prazeres são os frutos desta, como a circuncisão dos corações é o efeito de aquela. Todos os males que este povo infortu- nado sofreu com uma constancia incrivel durante o decurso dum longo cativeiro, são adoçados pela confiança que ele tem de reentrar na graça do seu Deus cujas pro- messas são sagradas e inviolaveis. Esta es- perança lhes faz afrontar todos os perigos a que se expõe, todas as perseguições que sofre para se não afastar do caminho que os seus pais seguiram e todas as humilha- ções a que está exposto nos proprios loga- res onde gosa duma maior liberdade. Não é sem mistério, nem sem permissão secreta de Deus que acontece que tantas provas do seu respeito e do seu amor inal- teravel por este ser inefavel não bastassem para convencer o cristianismo do erro em que está de pensar que os israelitas acredi- tam na redenção espiritual como na tem- poral. Tratam de persuadir os ignorantes de que os filhos de israel fazem consistir a re- denção nos bens que perecem e nos praze- res sensuais; que erro? Eis o que Deus m¡ no Deuleronomio (cap. 30): -"Quando tiverdos sido dispersos até ao fim do mundo, o Senhor, vosso Deus vos tirará de lá; vos tomará com ele e vos reconduzirá para a terra que possuistes e possuireis novamente; e abençoando-vos vos fará crescer em maior numero que não tinham sido os vossos pais. O Senhor, voso, Deus, circuncidará vosso coração e o cora- ção de vossos filhos a fim de que ameis o Senhor, vosso Deus, de todo o vosso cora- ção e de toda a vossa alma... As duas redenções estão tão bem ex- pressas nestas divinas palavras que não se pode desprezar isto. A circumcisão dos corações marca a espiritual, como a posse dos bens e a multiplicação do povo significa a temporal. Este amor e esta veneração que Deus pede a Israel e para o fazer gozar das hon- ras neste mundo e para lhe assegurar a gloria e a beatitude no outro. Esta certeza das duas redenções tão evidentemente pro- metidas no Deuteronomio, nos é como atesta pelos profetas para nos impedir de perdermos a memoria delas e para nos me- lhor fortificar no amor e no temor de Deus e na observancia das suas leis. O Profeta em toda a sua profecia prega esta doutrina (Isaias, cap. II, verv. 25 e cap. XII) ao povo. "Estenderei a minha mão so- bre vós, eu vos purifícarei de toda a vossa espuma pelo fogo. Tirarei todo o estanho que está em vós e restabelecerei os vossos juizes como êles foram antes e os vossos conselheiros como foram outrora, e depois tu serás chamada a cidade da Justiça, a ci- dade fiel, Sion será resgatada por um justo juizo e por aqueles que voltarão a ela com justiça". O capitulo XI anuncia ainda em termos mais expressos esta redenção "A terra será cheia do conhecimento de Deus como o fundo do mar das aguas que o co- brem, e neste dia o Senhor estenderá ainda a sua mão para adquirir o resíduo do seu povo que ficará do resto de Assur, do Egipto, de Patros e das ilhas do Mar. Ele levantará o seu estandarte entre as nações, ele reunirá os fugitivos de israel e reunirá
N.º 040, Tamuz 5691 (Jun 1931)
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