HA-LAPID 3 ========================================== Secundado por uma companhia e colabora- dores avisados sabia descobrir a miséria e fazia-o bem fora dos limites da nossa con- fissão; conforme os preceitos da verdadeira caridade preferia dar muito de-pressa a dei- xar passar uma ocasião de mitigar um ver- dadeiro infortunio. Mas o lugar sobretudo que ele ocupará na história do judaismo figura no papel que êle desempenhou na reconstrução da Pales- tina. Muitos amtes do nascimento do sionismo, alem da preocupação politica, o barão Edmond de Rothschild teve a ideia de melhorar a vida dos judeus perseguidos permitindo-lhe retomar contacto com o sólo de Eretz Israel (Terra de Israel). Não é sob a influencia de algum teórico. mas bem de acôrdo com o rabbi-mor Zadoc Kahn, como êle próprio o escreveu, que resolveu em 1882, ajudar as colonias onde havia "centros em que a cultura moral e intelec- tual judaica poderia desenvolver-se". Fez vir primeiramente várias familias de agricul- tores russos, estabeleceu-se num território cuja posse lhes assegurou e deu a esta co- lónia, o nome de Ekron; em memória da sua venerada mãe; depois ocupou-se de Petah Tikva onde criou a cultura da larangeira, de Markereth-Bathya, de Rischon-le-Sion. da Samaria onde esgotou um pântano de 2 mil ares da Alta e da Baixa Galileia. Esta obra lutou com dificuldades de tôda a es- pécie, mas o barão Edmond de Rothschild não perdeu a coragem. Ele fez vàrias viagens á Palestina, em 1887, em 1893 em 1899 e em 1914. Foi recebido cada vez com mais alegria, mas durante a viagem que fez em 1925, quando a declaração Balfour fez de Eretz Israel uma realidade internacional, garantida pelos tratados, foi acolhido com transpor- tes de entusiasmo. Em Agosto de 1899 entendeu-se com a Jewish Colonization Association á qual transmitiu a administra- ção das suas colônias. Em 1924, de acor- do com êle JCA creava, para a Palestina, uma organisação independente, a Pica (Pa- lestine Jewisch Colonizaizon) que, ficando fiel ao espirito do barão Edmond, pode as- segurar o futuro duma obra tão notavel. Ela concluiu até com êxito o desenvolvi- mento das emprezas industriais e creou a nova colonia de Benyamina. Obstinadamente fiel á fé dos nossos antepassados, o barão Edmond de Roths- child foi numa época de dúvidas e erros, um autentico descendente dos nossos sábios, que como êle o dizia em termos magníficos no seu discurso de Tel-Aviv em 1925 "trans- mitiam de geração em geração aos seus fi- lhos como um facho de luz, sem nunca o deixar apagar, o pensamento divino que eles conservaram no seu coração, os ensi- namentos dos nossos livros sagrados". Raymond-Raul Lambert De "L'Univers Israelite" Tra- ducção por David Moreno o o o YESHIBAH ROSH-PINAH Instituto Teologico Israelita (Seminario destinado à preparação de guias espirituais israelitas) Nomeações - Foram nomeados: Vice- -Reitor deste Instituto o professor diplo- mado de ensino particular o nosso correli- gionário E. Jernstedt d'Almeida; 2.o secre- tário o rev.° mareh Samuel Rodrigues. Programas: publicamos mais os seguin- tes programas do curso Geral Teologico deste Seminario: Teologia Dogmatica I-Existencia de Deus. II-Deus, nosso criador. III-Unidade divina e seus atributos. IV-Deus, nosso pai e nosso rei. V-A creação. VI-A Velha aliança com Noah. VII-A Aliança eterna com Israel. VIII-A autorga da Thorah, lei santifica- dora. IX-A Lei escrita e oral. X-Israel e as nações. XI-O povo da Thorah. XII-Os profetas, mentores do povo eleito . XIII-Leolam Abhah (o mundo futuro).
N.º 068, Kislev 5695 (Nov 1934)
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