HA-LAPID 5 ======================================= Seitas judaicas Os Karaitas Depois do cisma cristão e da ruína do estado judaico e do Templo, os Doutores propuseram-se ter como tarefa perpetuar o judaísmo levantando uma paliçada em volta da Lei (Thorah). Nas escolas da Palestina (sob a dominação romana) e nas de Babi- lónia (sob a dominação partha e depois árabe) a tradição oral desenvolve-se e toma vulto nas vastas Colectâneas da Mishnah, do Talmud de Jerusalém e do Talmud de Babi- lônia, cuja autoridade, em matéria legal, se impõe pouco a pouco a todos os judeus da Diáspora (Destêrro). Contudo, no 8.° sé- culo da Era vulgar, rebenta uma reacção contra o Talmudismo-os Karaítas. Karaitas, de mikrab (leitura), palavra que designa, por oposição ao Talmud, os livros da Biblia. O Karaismo é uma seita fundada nos meados o século 8.° por Anan Ben-David, sobrinho do rosh Galuth (chefe do destêrro) Salomão, em Babilônia, então sob o dominio árabe. Reagindo contra a tradição Talmúdica, os Karaitas, descendentes espirituais dos Saduceus aceitam tôda a tradição e pre- tendem obedecer unicamente, para a fé e para a prática da vida e do culto, às três partes da Biblia (Pentateuco, Profetas e escrituras sagradas). O Karaismo teve um periodo muito bri- lhante entre o 9.° e o 12.° século em Jeru- salém, em Constantinopla, na Arábia, no Egito e até na Peninsula Ibérica. Existem actualmente alguns milhares de adeptos, na íurquia, na Crimeia, na Galicia e na Po- lónia.. ------------------------------------------ por cada 33, pelo tempo compreendido entre a Hégira e o ano da Era vulgar em que o acontecimento se passou. Exemplo: 1248 626 | 33 -622 296 |--- ---- 32 18 626 + 19 ---- 635 O ano 1248 da Era vulgar corresponde ao ano 635 da Hégira ou da Era mussulmana. ------------------------------------------ VIDA COMUNAL PORTO Festas de Rosh Ha-shanah, Kipur e Sukoth - Foram solenemente celebradas as festas do Ano-Novo, Dia do Grande Perdão e das Cabanas na Sinagoga Kadoorie Mekor Haim (catedral do judaismo no Norte de Portugal) num ambiente de fé e de res- peito. Tomara parte em vários actos reli- giosos os Srs. Menasseh Bendob, Wormser e o moreh marano Pereira Gabriel. A assistência era composta de judeus alemães, maranos e pólacos. * REFUGIADOS A maior parte dos refugiados judeus que moravam no Pôrto, mudaram a sua residência para as Caldas-da-Rainha, onde estabeleceram um Beth Ha-Midrash (Casa de Orações). O reverendo Rab Fajbusz Szulem Dem- binski partiu do Pôrto para as Caldas no dia 13 de Agôsto, tendo tido na estação do caminho de ferro uma afectuosa despedida por parte de membros da Direcção da comuni- dade do Pôrto e outros israelitas e maranos. O reverendo Dembinski, guia religioso da Congregação dos Hassidim, deixou saudades em todos aquêles que tiveram a honra de privar com êle. Alma bem formada, espí- rito cheio de fé e de tolerância e guia espi- ritual onde se menifestava fina inteligência e cordial bondade. As festas da mês de Tishri (Lua de Setembro) foram celebradas também nas Caldas-da-Rainha sob a direcção litúrgica do reverendo Rab. O instituto Teológico israelita do Pôrto enviou livros de orações e um shophar (busina litúrgica); um sepher thorah (Livro da Lei) foi enviado de Lisboa. O Mahamad (junta Directora) da Comu- nidade do Pôrto delegou no seu 1.° Secre- tário Sr. Menasseh Bendob o encargo de ir às Caldas-da-Rainha apresentar cumprimen- tos ao venerando Rab e desejar-lhe um novo ano de 5702 cheio de venturas e prosperi- dades. No dia 17 de Setembro partiu o Sr. Me- nasseh nessa missão, tendo sido recebido carinhosamente não só pelo reverendo Rab como por todos os fiéis.
N.º 107, Tishri-Heshvan 5702 (Set-Out 1941)
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