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N.º 113, Tishri-Heshvan 5703 (Set-Out 1942)







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                HA-LAPID               3
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sés: "Eu sou aquele que por si existe".
E acrescentou: Assim falarás aos filhos de
Israel: Adonai, Deus de vossos pais, Deus
de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacob,
me enviou para vós. Tal é o meu nome
para sempre, tal é o meu atributo de gera-
ção em geração (Êxodo, III, 13-15).

Identidade completa, como se vé, entre
o Ser por Excelência e o nome quadrileteral,
que nós por esse motivo designamos por
Adonai.

A universalidade do Deus de Abraão
implicitamente afirmada nas narrativas do
Genesis, é pois explicitamente proclamada
pelo Exodo.

Nada de mais universal que o Ser por
Excelência.

Aqui se impõe uma nota de ordem geral
que esclarecerá como a viva luz a questão,
tão vulgarmente obscurecida, do Deus na-
cional de Israel.

É certo que na Torah, Israel tem o lugar
preponderante.

O Gênesis é cheio com a história dos
patriaírcas, que é a história das origens de
Israel.

O Êxodo é principalmente a narração do
livramento de Israel e da sua organização
religiosa.

O Levítico é em grande parte consa-
grado às prescrições do culto público de
Israel, os Números às provas de Israel no
deserto.

O Deuteronômio não é senão uma lem-
brança dos principais acontecimentos vividos
por Israel, das leis que Israel recebeu e
uma forte exortação de ter que seguir estas
leis. Assim um leitor superficial poderia,
à primeira vista, julgar que o Pentateuco
só se ocupa dum pequeno povo e do Deus
deste pequeno povo. Mas se se lê atenta-
mente, que se vê? Ve-se que este pequeno
povo é o povo eleito do Deus universal, povo
graças ao qual todas as nações da terra
devem encontrar a felicidade.

Então toda a Torah se ilumina com uma
imortal claridade:

A Torah foi ditada a Moisés para a
humanidade inteira, porque o povo de Israel
é o instrutor da humanidade, escolhido pela
Providencia. E é isto o que exprime esta
passagem célebre do Êxodo, que eu entrego
à meditação de todos os partidários do fa-
moso partitularismo ou do feroz isolamento
de Israel:



- "E Moisés subiu para Deus; e Adonai
chamando-o do alto da montanha, lhe disse:
-Dirige éste discurso à casa de Jacob,
esta declaração aos filhos de Israel: Vós
vistes o que eu fiz aos egípcios; a vós, eu
vos levei sobre a asa das águias e eu vos
aproximei de mim. Doravante, se vós sois
dóceís à minha voz, se vós guardais a minha
aliança, vós sereis o meu tesouro entre
todos os povos. Porque tôda a terra me
pertence; mas vós, vós sereis para mim um
reino de sacerdotes e uma nação consagrada.
Tal é a linguagem qpe tu terás para com os
filhos de Israel. (Exodo XIX, 3›6).

Mas se as coisas são assim se a Torah
deve servir para todos os homens e não só
para o povo de Israel, esta tendencia deve
manifestar-se por vezes directamente. É com
efeito o que tem lugar como o vão demons-
trar alguns exemplos. Primeiramente a
aliança de Deus com Noé no Gênesis, IX,
1-17; ela aplica-se a tôda a humanidade:
- "Está ali (o arco-íris que parece ligar a
terra ao Céu) o sinal da Aliança que eu
estabeleci entre mim e tôdas as criaturas
da terra".

Depois do Decálogo, a mais importante
das revelações que relata a Torah, faz-se
notar pelo seu carácter de universalidade.
Também é ele a base das legislações de
todos os povos civilizados, desde a difusão
do Cristianismo. E contudo este Decálogo
não começa por uma declaração na aparência
particularístaz- "Eu sou Adonai teu Deus
que te fez sair do Egito, duma mansão de
escravidão egípcia senão para receber o
depósito sagrado duma Lei de alcanço uni-
versal?

Quando, nos números XVI, 23, Moisés e
Arão intercedem em favor dos rebeldes do
partido de Coré, e ao Deus das espíritos de
tâda a carne que vai a sua súplica, e não,
ao Deus dos pais, ao Deus de Israel: é que
eles falam em nome da justiça e a justiça é
de ordem universal: "Oh Deus, Deus dos
espiritos de toda a carne! Pois que, um só
homem terá pecado e tu te irritarias contra
a comunidade inteira?".

Mais adiante, no capítulo XXVII, versí-
culo 16, Moisés emprega a mesma qualifi-
cação para pedir a Deus que designasse o
seu sucessor; "que Adonai de toda a carne,
instrua um chefe sôbre esta comunidade que
caminhe sem cessar a sua testa e que dirija
todos os seus movimentos; afim de que a


 
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