HA-LAPÍD 8 =================================================== duma penitencia sincera, depois dele regressar a Deus todo o seu coração, Ele lhe fara sentir a sua bon- dade paternal reconduzindo-o para a herança de seus pais, reunindo-os dos quatro cantos do mundo onde a gua colera o dispersou e dando-lhe um rei para o go- vernar em paz. Eis em que consiste a missão dos Profetas; ne- nhum deles pregou um novo dogma. Os israelitas que viviam no seu tempo, apezar de mergulhados em todas as especies de vicios revoltar-se-hiam contra o profeta que ousasse dizer por ordem de Deus, por re- velação divina. vinha fazer a menor mudança na Lei. Isto não quer dizer que se Deus o tivesse querido não o pudesse fazer, mas ele não quiz que nenhum dos seus filhos corrompidos na libertinagem, pudesse di- zer que esta santa Lei emanada da sua boca para ser observada perpetuamente, estava sugeita á menor al- teração ou á mudança mais irnperceptivel. E' vão que os Cristãos pretendem iludir uma razão tão con- vincente; é preciso que eles concordem ou que façam ver aos israelitas que Deus não ordenou a circumcí- são senão por um tempo limitado, que Ele não proi- biu para sempre de comer sangue ou animais imun- dos, que Ele permitiu de transferir o dia de Sabbat ara o domingo. Os cristãos não podendo negar estas mudanças que são formalmente ordenadas nos mandamentos da sua Igreja, assim como todos os idolos de cujos alta- res estão ornados, contra a proibição expressa do Senhor que diz no decalogo: "Não farás imagens talhadas á minha semelhança; eles devem mostrar aos judeus os logares da Escritura onde o Senhor lhes permite fazer estas mudanças e de formar esta dou- trina tão contrária e tão injuriosa para a que Moisés lhes ensinou por sua ordem. Se eles o podem provar, convertirão sem dificul- dade todos os israelitas. Eles reconhecerão todos os Messias que os cristãos adoram como o verdadeiro Messias, eles confessarão que é este Profeta inspirado de Deus que eles por tanto tempo desconheceram; mas como este povo escolhido tem um conhecimento certo de Deus, ele tornou a saa fé pura e inalteravel. Com efeito os milagres brilhantes que Deus fez no Egipto perante todo o povo e em presença dos pro- prios egípcios, a passagem do mar vermelho que se seguiu a estes milagres não foram ainda suficientes, para tornar a sua fé inabalavel, foi preciso, diz o sa- bio Arius Montanus, que eles ouvissem a voz do proprio Deus sobre a montanha do Sinai, esta voz di- vina, esta visão beatifica estabeleceu e consolidou a sua fé para toda a eternidade FIM OROBIO DE CASTRO. Judeu bragançano do seculo XVII o o o Publicacões recebidas Les vestiges de l'espagnol e du portugais chez les israelites de Bayonne por Alberto Levy, banqueiro e administrador da Caisse d'Epargne do Bayonne. Colaboraram neste trabalho tambem Albert Lion e Gabriel Pe- reyre. Comunidade Israelita do Porto Relatorio e Contas dos anos economicos de 1928-29 e 1929-30 Ex.mas Senhoras e Senhores: Cumpre-nos levar ao vosso conheci- mento a maneira como se administraram os bens desta Comunidade, relativamente aos anos economicos de 1928-29 e 1929-30. Pela analise dos respectivos mapas verifi- ca-se que a situação tem sido desafogada devido á valiosa ajuda financeira dos nos- sos correligionarios de outros paizes, mere- cendo atenção especial a contribuição do prestimoso Portuguese Maranos Committée, de Londres. Durante o ano economico de 1928-29 desenvolveu-se duma forma notavel a ins- trução israelita tanto no Porto como na província, tendo sido inaugurada a Sinago- ga de Bragança e fundada a Comunidade da Covilhã. Para consolidação desta Comunidade adquiriu-se um terreno de 1.200 m.2 para nele ser construida uma Sinagoga. onde dignamente seja praticada e ensinada a religião israelita. No ano economico de 1929-30 actívou-se a construção da Sinagoga graças aos gran- des donatívos do Portuguese Maranos Committee e do Exmo Sr. Barão Edmond de Rothchild, de Paris, para os quais vão os nossos mais calorosos agradecimentos; continuou-se a obra de instrução por meio de publicações e por algumas conferencias na séde e nas províncias; creou-se e prin- cipiou a funcionar a Yeshibah Rosh-Pinah (Instituto Teologico Israelita), seminario destinado a preparar os filhos de maranos para o exercicio de funções religiosas, e a tornar-se um foco de cultura religiosa hebraica. * * * Seguem-se os mapas descritivos das varias contas:
N.º 034, Heshvan 5691 (Oct-Nov 1930)
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