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N.º 035, Kieslev 5691 (Nov-Dez 1930)







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             HA-LAPID               3
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volver e restaurar a prosperidade duma
terra onde outrora correra leite e mel.
Protestaram contra o Livro Branco o
Ex-ministro das Colonias, Churchill, Bal-
dwin, Chamberlain, Amery e o general
Smutz da União Sul Africana.
Protestos e manifestações se realisa-
ram em todas as nações onde ha grandes
comunidades judaicas.
No dia 17 de Novembro foi o governo
trabalhista atacado fortemente por Lloyd
Georg, Amery, Herbert Samuel, James
Rothnhild, etc.
Poucos dias depois o Governo conce-
dia de novo licença para emigrarem judeus
para a Palestina e mostrou desejos de ter
uma conferencia com os chefes do na-
cionalismo judaico a fim de estudarem
uma formula de acordo.
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        Notavel conferência

             SPINOSA

Ha tempos o "Seculo" publicava a
seguinte noticia, referente a uma confe-
rência realisada no dia 26 de maio, em
Lisboa:
"Constituiu uma brilhante lição de
filosofia a conferencia, que o snr. dr.
Joaquim de Carvalho fez, no Instituto
Costa Cabral, discreteando sobre Spi-
nosa.
A vida de Spinosa foi o comentário
vivo da sua filosofia, e, mais do que isso
a introdução necessária á sua filosofia
por que o problema que se propôs não é
puramente especulativa, mas sim um
problema prático, ético-religioso.
Nasceu Spinosa em 1633, filho de fa-
milia portuguesa, de judeus, em Amster-
dam. Seu pai chamava-se Miguel Spinosa
e era natural de Vidigueira; a mãe, De-
borah de Spinosa, era tambem portugue-
sa, assim como a madrasta, Ester de
Spinosa, de Lisboa, que o acompanhou
desde a idade de cinco anos.
Depois destas notas inéditas sobre o
grande filosofo, disse o snr. dr. Joaquim
de Carvalho que em toda a sua obra
não ha um unico eco de Portugal. Apesar
do meio familiar em que vivia, apesar
da escola em que estudou Talmud Tora
a lingua portuguesa, não ha nele o mais
pequeno eco português.
Aos 18 anos fez a sua formação rabi-
nica, a sua preparação para o rabinato,
mas a curiosidade insaciavel do seu es-
pirito levou-o a procurar saber a filosofia
e as sciencias do seu tempo.
Van den Ende ensinou-lhe o latim, e
com o dominio desta lingua aprendeu
Spinosa a matematica, a fisica e a filoso-
fia cartesiana, cuja influencia na sistema-
tização das suas idéas foi decisiva.
Afastou-se, depois da sinagoga, criti-
cou a Biblia e encontrou nela contradi-
ções, tendo contacto com os meios cris-
tãos que reduziam ao minimo as formas
dogmaticss, convertendo a religião numa
atitude puramente interior.
Vem depois a sua excomunhão me-
nor pelos israelitas e excluido, em se-
guida, da comunidade, por 30 dias, após
o que é tambem excluído totalmente e
amaldiçoado sendo todo e qualquer judeu
proibido de todo o com ele. Só, isolado,
sem apoio material nem moral, exposto
a todas as hostilidades, procurou por si
proprioa lei e a finalidade suprema da
sua vida.
Expõe o notavel conferente os cara-
cteres do panteismo de Spinosa, salien-
tando o acôrdo com a sciencia cartesia-
na, afirmando que se trata de uma con-
cepção que não identifica Deus com os
objectos que nos circundam, mas com o
que na natureza é estruturalmente inteli-
givel.
Referindo-se aos caracteres da nature-
za humana segundo Spinosa afirma que
a sua filosofia repudiou inteiramente a
idéa do livre arbitrio.
A filosofia de Spinosa é uma filosofia
que pretende libertar-nos do Imperio das
paixões, porém, sem sombra de ascetis-
mo, e o homem livre, para Spinosa, é o
homem que apetece a alegria na plena
posse de si e que, em vez de pensar na
morte, pensa na vida presente, na medi-
da em que ela tem o seu fundamento em
Deus, isto é, na vida eterna.
Depois de algumas considerações so-
bre a imortalidade, a eternidade e o amor
intelectual de Deus, o snr. professor dr.
Joaquim de Carvalho concluiu a sua bri-


 
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