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Ha-Lapid הלפיד


N.º 052, Tabet 5693 (Jan 1933)







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              HA-LAPID             3 
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-Quer falar-me da questão judaica na
Alemanha?

-Que poderei eu dizer-lhe, eu, sobre o
antissemitismo alemão? Não ignora que sai
do meu país.

-Está bem, não foi o assassinato de
Rathenau que o decidiu a voltar ao judaís-
mo?

-Efectivamente. Eu fui batisado hà 20
anos, por morte do meu amigo Walter Rathe-
sau, covardemente abatido pelos antisse-
mitas, resolvi fazer acto de solidariedade e,
alguns dias mais tarde, eu abandonava a
igreja cristã oficialmente, para mostrar que
queria partilhar na tormenta a sorte da raça
da qual venho.

Que acrescentar mais?

A elevação dum tal acto é bastante elo-
quênte para êle próprio se abster de co-
mentários, e este não é certamente uma
das mais pequenas glórias do judaismo que
pode reivindicar homens dum tal valor.

Traduzido de "L'Univers Israelite".

             o o o

O tricentenário de
Espinosa

Acabava-se de comemorar em Haia o
tricentenário do nascimento de Espinosa.

Todos os que tem no coração o amôr
de espiritualidade no seu sentido mais ele-
vado, associam-se á homenagem rendida
aquele que foi um pensador profundo e um
santo verdadeiro. "A sua serena e tranquila
grandeza. escreve J. Freudenthal, devia
exercer um encanto irresistível sobre todos
os que eram capazes de apreciar a firmeza
de alma e a nobreza de coração. A vida de
Espinosa oferece entre as convicções, as
doutrinas e os actos um acôrdo tal que a
história da filosofia não conhece.

O judaismo deve orgulhar-se com Espino-
sa: pertence-lhe pelo seu nascimento, sua pri-
meira educação, sua vontade formal de não
se converter ao cristianismo, suas virtudes
intelectuais e morais, os principios profun-
dos da sua filosofia.

A Burg. que pretendia convencê-lo ao
Cristianismo, respondeu exaltando os márti-



res de Israel, "o quê, diz, sabendo sofrer
com uma força de alma singular. Aqui sou
eu próprio testemunha da sua sinceridade."

Numa carta, declara que afirmar que
Deus se transformou em homem parece-lhe
tão contraditório como afirmar que o cir-
culo pode tomar a fórma dum quadrado!

Denunciado pelo professor do ateísmo,
escreveu a Ovsten: "Ora essa! eu lhe pre-
gunto, terá regeitado toda a religião, aquele
que tem como principio que Deus é o so-
berano, assim como é necessário ama-lo de
toda a nossa alma livre? E que lá se encon-
tram a nossa suprema felicidade e a nossa
maior liberdade. Que a recompensa da vir-
tude é a prória virtude, que se deve amar
o próximo comp a nós mesmo e obedecer
á soberania do Poderoso.

Ora, não sómente afirmei tudo isto for-
malmente, mas tambem aprovei com as
mais fortes razõesx

Baruch de Espinosa nasceu em Amster-
dam a 24 de Novembro de 1632.

Seu pai, Miguel. veio de Portugal, de
Figueira perto de Coimbra.

Sua mãe chamava-se Anna Déborah Ti-
nha duas irmãs, Rebeca e Miriam.

Era de pequena estatura, tinha os traços
fisionómicos finos, a tez mate, os cabelos
pretos e frisados, os olhos pequenos, pretos
e vivos. uma fisionomia agradável, o tipo
português.

Instruiu-se nos estúdos biblicos e rabi-
nicos, aprendeu o latim e o grego.

Os escritos dos teologístas judeus Mai-
monide. Hasday Crescas, Abraham ibn
Ezra, Gersonide, produziram sôbre êle uma
duradoura impressão.

Nós possuimos a lista dos livros da sua
biblioteca.

Entre outras obras assinalamos o Moréh
de Maimonide. os Dialoghi di Amore de
Leon o Hebreu, o Séfer Tabnit dechal de
Jacob Juda Aryé, o Taaloumôth Ihokhma
de Joseph Kimki, o Schiérith Yocef de Jo-
seph ben Schemtob, o Panim Hadasehoth
de Isaac ben Hajim Yessouroun, l'Espéran-
ce d'Israel de Manassé ben Israel.

Mas foi sobretudo Descartes que exer-
ceu sobre êle a mais profunda acção.

Espinosa regeita o principio de autori-
dade, emite duvidas sobre a autenticidade
das Escrituras.
As suas opiniões criaram-lhe inimigos. Es-


 
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