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Ha-Lapid הלפיד


N.º 061, Shebath 5694 (Jan 1934)







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               HA-LAPID                    3
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Et d'une plume alerte il voit son Emilie (1)
Ecrire des romans.
Ou des comes naifs, aimables et charmants (2).

                               A. FURTADO.
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(1) Hannah Emilie.
(2) Ces essais sont avec les manuscrits de famille

                o o o

        Vida e obras de Don Isac
              Abarbanel

       (Continuação da n.° 60)

Deste assunto Abarbanel se ocupon
com particular predileção como duma
coisa que lhe era duplamente querida,
pois que para ele, que com uma certa al-
tivez se dizia da stirpe de David a vinda
do messias, filho de David, vinha assumir
quasi a importancia dum acontecimento
familiar.

A primeira parte dessa trilogia é enti-
tulada Mayené Ha-Yeshu'ah (Fontes de
Salvação) e é em forma de comentario ao
livro de Daniel. A segunda e a terceira
parte, entituladas Yeshuot Mashió (reden-
ção messiana) e Mashmia Yeshuà (anúncio
de salvação), sendo uma delas a exposi-
ção da doutrina messianica contida no
Talmud e no Midrash. e a outra uma co-
lectanea e comentario das passagens da
Escritura referentes ao Messias e á Era
messianica.

Nesta trilogia Abarbanel sustenta que
a vinda do Messias tem uma importancia
fundamental no Hebraismo e corrobora
esta sua tese com uma serie de argumen-
tos extraidos dos textos sagrados e de-
monstra a necessidade de tal crença como
elemento essencial na teodiceia.

O messianismo nao significa sómente o
complemento das esperanças nacionais do
povo hebraico, mas o complemento da
historia da humanidade. A historia da
humanidade que teve inicio com Adam,
culminará com o Messias filho de David,
que redimirà os homens do pecado e, li-
bertando-es dos apetites terrenos, os di-
rigirá para o puro amor do bem supremo.
Não só Israel, mas a humanidade inteira
será, por obra do Messias, levada para a



perfeição moral, será libertada das errô-
neas crenças e preparada para o conheci-
mento de Deus, que é o fim para o qual
a humanidade foi creada.

A's obras de assunto messianico Abar
banal faz seguir uma serie de escritos,
nos quais trata de algumas r* "W-ras im-
portantes e naquele tempo mim 11° fãtidas
do Hebraismo. Em 1498 faz a compi1ação
dos Shamaím Hadashim (C    Novos),
que tem por têma a creaçâo do mundo e
no qual critica ideias de Rabbi Moisés
Benmaimun (Maimonides).

Deste periodo fecundissimo são, entre
outros, Rosh Amanah (o vertice da fé), e
Mifalot Elohim (as obras de Deus), com-
postos no periodo que vai desde 1499 a
1502.

Em 1503 ha uma paragem nos seus
trabalhos literarios Ele esta' agora avan-
çado em edade e o doloroso viver de que
foi protagonista contribuiu para o enve-
lhecer antes do tempo. Começa a sentir a
sua solidão, que o intenso estudo tinha
feito olvidar. Deixa então a Apulia para
recolher-se a Veneza. onde o seu segundo
filho Don Joseph, gosava duma otima po-
sição, tendo fama de medico e cientista
de valor.

Ainda nesta sua nova morada o nobre
velho foi precedido da sua fama de nota-
vel homem politico. O Senado Venesiano
canfiou-lhe uma delicada missão diploma-
tica para negociar um tratado comercial
com Portugal e alguns senadores mais
influentes recorreram em seguida ao seu
bem avisado conselho.

Em Veneza Don Isac retoma os seus
estudos preferidos, completando o seu
Comentário á Biblia. Durante o ano de
1504 consagra-se ao Comentario de Jere-
mias; Ezequiel e profetas menores; no
ano seguinte ao comentario do Genesis,
Exodo, Levítico e Numeros.

Neste epoca recebe e visita do seu
primogenito Don Judah, vulgarmente
conhecido por Leão Hebreu, medico de
grande fama, humanista e filosoío insigne,
seguidor da escola neoplatonica represen-
tada na Italia por Pico della Mirandela o
por Mirilio Ficino. E' o autor dos famo-
sos -Dialogos d' Amor- nos quais conver-
gem elementos platonicos e arietotelicos
e que são ligados a uma concepção pan-


 
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