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N.º 064, Yiar 5694 (Abr 1934)







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Bevis Marks na historia

Pelo caminho que conduz da rua da Cité de Lon-
dres chamada London Wall e que relembra a época
romana, para jewry-Sheet (Rua dos Judeus) que faz
lembrar o Bairro judeu anterior à expulsão de 1290,
passamos Bevis Marks, curta via que émencionada
em "Old Curiosity Shop" de Charles Dickens. Aqui
num largo espaçoso, separado da rua por uma porta
de ferro fatiado e cercado de armazens e escritórios
eleva-se a Sinagoga sefardi "Kahal Kadoch Saor Asa-
maim" construída no ano de 1701, e constituindo por
consequência a mais antiga casa de orações existente
nas Ilhas Britânicas.

Como devem lembrar-se várias pessoas ainda vi-
vas, a Sinagoga era o centro de toda uma colónia que
se agrupava à volta dela. Havia escolas para os no-
vos e um Midrach para a geração mais idosa, hospi-
tais, um orfanato, assim como casas para o pessoal.

O lugar de reunião dos membros da Congregação
era a Camara do Mahamad, a qual, reconstruída, se
encontra actualmente próximo da Sinagoga na rua
Heneage Lane.

A Congregação que desempenhou um papel im-
portante na historia judaica foi fundada em 1656,
depois duma petição a Oliwer Cromwell, na qual
figurava como primeira assinatura a de Menasseh ben
Israel.

Os fundadores da Congregação eram homens de
grandes meios, alguns de entre eles, princepes merca
dores, cujo valor para a Commonwealth (Républica)
inglesa foi reconhecido pelo presidente Lord Pro-
tector.

Etes "pais peregrinos" (peões pebrins) da Comu-
nidade anglo-judaica eram originariamente Maranos
ou cripto-judeus que haviam encontrado na Inglaterra
um logar de refugio onde pudiam confessar a sua
fé, que lançaram os fundamentos do judaismo britâ-
nico. Mais tarde foram seguidos por outros vindo
sobretudo de Amsterdam, e, mais tarde ainda, por
emigrantes vindos das diferentes partes do mundo.

Com os ultimos recrutas-700 almas de Salonica
e Turquía, e, no decorrer dos ultimos anos 140 pes-
soas de Meched, na Persia setentrional-formam a
assembleia dos membros reunidos da "Porta do
Céu".

A origem dos membros actuais do Mahamad in-
díca os diversos antigos troncos que formaram a Con-
gregação. O Snr. Arthur Casseres, faz chegar a sua
génealogia até Jacob (Simão) de Caceres, cuja assina-
tura figura na "petição a Oliver Cromwell e que era
um dos mais arrojados mercadores da época.

O snr. David Vaz Nunes da Costa, descende.
duma família nobre de Lisboa, que se estabeleceu
mais tarde em Amsterdam. O Sir. John Sebag-Mon-
fiore é o descendente de dois grupos históricos de
origem italiana e marroquina que estiveram à testa da
Congregação nas ultimas cemtenas de anos. O Snr.
David Beriro e o doutor Judah S. Bensecry represen-
tam o importante elemento da Gibraltar, a única
comunidade de lingua inglesa do continente europeu
que tenha enriquecido a Congregação londrina com
numerosos membros de valor.

A missão de Menasseh ben Israel junto de Crom-
well constituía para êle próprio um passo diplomá-
tico de primeira grandeza e inaugurava uma nova
época na historia judaica. Além disso, houve entre
os pioneiros da segunda instituição, na segunda me-



tade do século XVII, vários homens cujos vastos in-
teresses comerciais e a influencia politica que os seguir
se exerceram em favor do seu povo fora do reino de
Inglaterra. Antonio Fernandez Carvajal e outros
judeus do mesmo tipo tinham relações comerciais
que lhe permitiam não só prestar serviços especiais
à espansão colonial da Inglaterra, mas, por estes mes-
mos meios ser úteis tambem aos seus correligio-
nários.

O oferecimento feito por Simão de Caceres a
Oliver Cromwell de levar uma força judaica para a
conquista britânica de Chile dá uma ideia do intenso
sentimento judeu destes cripto-judeus. Utilizaram
a sua influencia no beneficio dos seus irmãos nas In-
dias Ocidentais e na America do Sul, e um certo nú-
mero de entre êles que organizaram o estabelecimento
do judaismo no Novo Mundo.

A comunidade de Londres teve um certo número
de guias religiosos que a puseram em contacto espi-
ritual com o mundo judeu do estrangeiro: o Gran-
-rabbi Jacob Sasportas, um descendente do ilustre
Nahnianides, que dirigiu a Congregação de 1604 a
á666 e que, originário de Oran, fôra encarregado pelo
sultão de Marrocos duma missão na corte de Espanha,
Gosava dum grande prestígio pela sua erudiçâo e sua
acção vigorosa contra a seita herética de Sebbetay
Sevi, da qual a Comunidade sefardi de Londres
(igualmente os Sefardim de Hamburgo e Amsterdam,
a quem o Rabbi Jacob Sasportas consahrava os seus
serviços), começava a ser infetada.

O Grad-rabbi Salomon Aylion. que ocupou a ca-
deira rabinica de Londres de 1689 a 1701 e cujas
simpatias pela nova doutrina tiveram as suas prere-
cussõe na controvessia que causava desordem no
mundo judeu inteiro, e deixaram os seus braços na
literatura polemica da época.

A Rabbi Salomon Aylion, chamado o Gran-rabbi
de Amsterdam, sucedeu durante a construção da Sina-
goga em Bevis Marks, em 1701, David Nieto, o maior
teologo judeu da Europa, Ocidental na primeira parte
do século XVIII. Originário de Veneza, era Rabbi e
doutor de medecina, e foi chamado pela Comunidade
de Livorno para este duplo cargo. Gracas a ele, a
Congregação de Londres entrou em estreitas relações
com as Comunidades históricas de Veneza, a pri-
meira organização criada pelos exilados espanhois
depois da' expulsão de 1492, e de Livorno, que era
um centro de estudos e filantropia judaicas, e tambem
com as Comunidades da Africa do Norte e do Próxi-
mo-Oriente.

As relações com a Italia foram mantidas pelos
distintos Gran-rabbim Raphael Meldolá (1754-1828) e
Benjamin Artom (1835-1879).

Não é necessário ampliar-se aqui a grande influên-
cia exercida pelo Dr. Moses, Gaster, o último dos
Gran-rabbüm da Congregação de Londres, porque ele
está felismente ainda entre nós.

Houve uma activa troca de ideias e interresse en-
tre a Terra-Santa e a Comunidade de Londres, depois
do Rabbi Salomon Aylion que era originário de Safed
ate Rabbi Chemtab Gaguin o actual Ab-Bet-Din (juiz
do tribunal religioso) da Congregação, que é um
Jerusalemita e um bisneto de Rabbi Haim Abraham
Gaguin, o primeiro Gran-rabbi de Palestina.

Os Bhilnhins (delegados) de Erez Israel fizeram
frequentemente visita a Bevis Markes e, há um século
a Congregação de Londres concede um subsidio
anual de 60 livras para as quatto Cidades Santas.

Durante meio século a Congregação de Londres


 
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