HA-LAPID 3 ========================================== De todos os pontos da terra. onde vi- vem israelistas, algumas mensagens de pê- sames foram enviadas à família real de In- glaterra. Nós inclinamo-nos com respeito peran- te o seu túmulo e desejamos ao rei Eduardo VIII um reinado longo, glorioso e prós- pero. o o o A ajuda aos Israelitas da Alemanha O rabino Abba Hillel Silver, leader sio- nista da América é um dos dirigentes do movimento de boycottage anti-alemã nêste país publicou uma declaração, a 15 de Ja- neiro passado, no dia da partida de Lon- dres da missão anglo-judaica, à testa da qual se encontra, como se sabe Sir Herbert Samuel, contra o êxodo dos Judeus alemães sôbre a base de uma nova transferência. A única solução possível, para o rabino Abba Hillel Silver, é o fim do regimem nazista. O método que consiste em se desembaraçar dos Judeus forçando-os a le- var consigo mercadorias é um muito mau método. Nós lêmos a êste propósito no Matin de 27 de Janeiro. Saint-Louis (Missouri), 26 de Janeiro. - dép. Havas,-Sir Herbert Samuel anunciou que um fundo de quinze milhões de dolars será constituido pelos Judeus dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha com fim de fi- nanciar o êxodo de cem mil israelistas para fora da Alemanha. Sir Herbert declarou: "as leis editadas na Alemanha contra os Judeus tiraram os meios de existência a metade da população Judia da Alemanha. E' em particularmente a juventude judaica que sofre com isso". Sir Herbert desmentiu que a execução dêste projecto deve ser financiada por com- pras de mercadorias fabricadas na Alema- nha e dadas pelos nazis aos Judeus emi- grantes em lugar do que lhes pertence. "Nós não temos, acrescentou êle,jámais projectado pôr termo á boycottage das mercadorias alemãs". Sir Herbert Samuel e o banqueiro Felix Warburg declararam que eles esperam re- colher dez milhões de dolars na América e o sexto da sôma necessária na Inglaterra. Deus e o santuario Quando os filhos de Israel receberam as leis começaram a organizar a sua nova existência, Deus disse a Moisés: "Que êles me façam um santuário e eu morarei no meio deles". Não é surpreendente que o Deus puro espírito, creador do céu e da terra, o Todo- -poderoso, tão hóstil a tôda a representação material da divindade e cuja glória enche o mundo inteiro, tenha pedido um taber- náculo para habitar entre nós ? Este santuário era bem mais destinado aos homens que a Deus, porque nós pobres criaturas humanas, de carne e sangue, que experimentamos a necessidade de localisar a presença divina num logar preciso con- sagrado ao seu culto. Mas na realidade não é o recinto material do templo que abriga a maioridade divina, são os fieis que ai se reunem para orar em comum que tornam sensível ao coração a divina presença, poque Deus está por tôda a parte onde os homens se reunem para o invocar com sinceridade. Rabbi Halaphata ben Dessa (Ab.III, 17) diz, que quando dez pessoas se reunem para estudar a Torah a Chehina (magestade divi- na) repousa entre êles assim como está es- crito (Ps. 72 1): "Deus se encontra na as- sembleia divina". O número, demais pouco importa, se êles podem ser cinco, três ou dois; mesmo um se só homem medita a Lei Divina, diz êste mesmo doutor, a Chehina repousa sô- bre êle, porque está escrito: "Sempre por tôda a parte onde o meu nome fôr invoca- do eu virei para te abençoar. (Exodo 20,21)" O Midrash bem compreendeu que Deus não pode estar nos templos vasios porque logo que os filhos de israel foram depor- tados os nossos Haggadistas dizem que a Chehina os seguiu no exlio, acompanhou- -os no Galuth. Bernard Schonberg Trad. de Nün Azancot Ben-Rosh ------------------------------------------- Visado pela Comissão de Censura
N.º 074, Tevet 5696 (Dez 1936)
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