HA-LAPID 3 =========================================== rio e govêrno dos Gueonim; o que sucedeu pelos principios do Século XI. Então é que começou em nossa Espanha a quarta, es- cola dos chamados Rabanim, ou Exposi- tores e mestres universais. Por quanto guião é que muitos judeus de Babilónia correndo diversas partidas, vieram fazer assento nas terras de Espanha; aonde acha- ram muito abrigo e agasalho entre os seus; com êles cresceu muito o número das fa- milías judaicas, que entre nós viviam e começou de haver abundância de mestres e doutores entre os judeus, erigíndo-se diver- sas academias, em que se ensinava a dou- trina da lei, e do Talmud. Córdova é a primeira Academia dos judeus de Espanha; sábios que a fizeram florescer-A de Córdova foi a primeira e a mais celebrada de tôda a Espanha e como centro de todas as outras. Já ela antes se havia afamado muito desde o ano de 948 pela vinda e magistério de Rabi Mosela um dos maiores mestres de Pombedita, e de seu filho Hanoc, ou Enoch Rabi de mui grande sabedoria, que ali chegaram. Ha- viam sido êstes dois judeus apresados pelos corsários e trazidos às costas de Espanha; os cordoveses os resgataram por caridade sem ainda então os conhecerem, desco- briu-se quem êles eram com pasmo de todos, e havendo isto por grande dita, cria- ram o Rabi Mosela, juíz da Nação e o le- vantaram por seu mestre, debaixo de cujo magistério conseguiram as grandes luzes, com que brilharam sôbre todos nos Estu- dos Sagrados. Êste foi o que mais propa- gou entre os judeus cordoveses os conhe- cimentos do Talmud. que até ao seu tempo era menos tratado em nossa Espanha; dêle o tomaram todos os outros, que depois se deram entre nós a tais estudos. Protecção de Hakim Califa de Espa- nha-Um Principe árabe concorrem então muito para o progresso da literatura talmú- dica, e luzimento da Academia de Córdova, qual foi Hakim Califa de Espanha. Êste Principe via de mau grado, que os judeus seus vassalos para se instruírem na lei se passavam muitas vezes às portas do Oriente, aonde reinavam os Abanidas, inimigos de sua casa, que muito lhe haviam destruído: pelo que estimou grandemente, que viesse Moreh e que ensinasse o Talmud e poupasse com isso as frequentes viagens dos judeus a Bagdad e a Jerusalém e as deputações e mensagens. que as sinagogas de Espanha costumavam até então fazer às sinagogas e escolas do Oriente, que não deixavam de lhe ser suspeitas e de lhe dar muito ciúme e cuidado. Por isso querendo Moseh tornar para sua Pátria, êle o obrigou a ficar em Córdova. Começa a escola e a primeira idade dos Rabanim de Espanha - Falecendo rabi Moseh no ano do Mundo 4775, de Cristo 1015 sucedeu-lhe seu discípulo Sa- muel Hallevi, que os judeus alçaram em 4785, de Cristo 1027 com os titulos de Rab ou Mestre e de Nagid ou Príncipe em roda a Espanha. Foi êste o primeiro Rabi e Gaon, em quem começou no Século XI a primeira idade dos Rabanim de Espanha, cuja Escola durou por nove idades. Aumento dos estudos da Academia dos judeus de Espanha-Então se adiantaram ainda mais os estudos de literatura sagrada entre os judeus espanhóis, pelos cuidados de seu primeiro Gaon; e então cresceu mais o esplendor da Academia de Córdova, das Escolas de Barcelona, de Granada, de Toledo e outras mais, para o que muito contribuiram os judeus desterrados de Ba- bilônia, que vieram à nossa Espanha no principio daquele século, os quais espalha- ram novas luzes, maiormente o sábio R. josé ben Isaac ben Schatues. Protecção de Haschem Rei de Córdova -Não concorreu menos para isto Hasohen filho de Hakim segundo Rei de Córdova, a quem o judeus costumavam chamar Ascha- fez, e em quem acharam grande favor e patrocínio. Êste Príncipe árabe promoveu muito os progressos da Literatura Tal- múdica no seu reino, mandando pelo R. josé ben Schatues traduzir. Traduzir em Arabigo o Talmud, e explicar tôdas as seis ordens do Misená, ou fosse curiosidade de saber o que continha um livro tão gabado e venerado dos judeus, ou fôsse querer faze-lo mais vulgar e comum à nação para arreigar mais os judeus em seus dominios e os desviar das frequentes peregrinações, que continuavam a fazer ainda a Jerusalém e a Bagdad (David Ganz na obra Thse- mach David ou Descendência de David
N.º 125, Kislev-Tevet 5705 (Nov-Dez 1944)
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