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N.º 127, Shevat-Adar 5705 (Abr-Jun 1945)







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na Polónia, Rússia, Valáquia e Constanti-
nopla; que havia muitos em Jerusalem, em
Damasco e no Cairo; e que na Tartáría
tinham muitas Sinagogas; e que também
se achavam na Etiópia.

Hoje vivem muitos na Palestina, mas
muitos mais na Tartária, para onde se
retiraram do Egito, de Gaga e de Cons-
tantinopla por causa das perseguições dos
Rabbanitas e das opressões e tiranias dos
Turcos. Na Europa ainda hoje vivem na
Lituânia em vários lugares, como em
Byrsa, Pozinha, Neostádio, Korona, Troca.
e noutras partes. Há muitos no Palatinado
Laucuscense da Polónia Superior e são os
mais opulentos e poderosos.

Donde nunca vieram a ser tão raros,
que pudesse dizer Ligtfout no tômo II de
suas obras pág. 148 que apenas se achava
um Karaita entre os Judeus; e o que fêz as
notas marginais à História Critica do Tes-
tamento Velho de Ricardo Simão cap. 29,
pág. 160 que apenas em todo o levante se
via um Judeu Karaita.

Extinção dos Karaitass-Depois vieram
a fazer menos culto, até que nos últimos
tempos se extinguiram de todo. (Ainda
que houve tempos, em que foram em
grande número em nossa Espanha, como
acima dissemos, todavia depois vieram a
diminuir grandemente e a ser muito pou-
cos, como sucedeu em outras partes do
mundo, ainda nos lugares, em que mais se
haviam propagado.

Concorreu muito para isto entre outras
causas: I-a muita larga extinção que
deram por uma interpretação escrupulosa
aos graus proibidos no matrimônio; Tri-
gland págs. 111, 112 e 113 o que diminuia
os progressos da sua propagação: II- a in-
teireza de sua vida austera, e a severidade
da sua doutrina, porque seguiam sempre
na exposição dos mandamentos da Lei a
parte mais apertada e rigida da antiga
Escola judaica de R. Schammai, que não a
mais larga, e relaxada de R. Hillel, a qual
se não acomodava tão bem ao comum dos
Judeus, como mais repugnante à carne e ao
sangue. Isto é o que inculca o Chillouk
Mss. que cita Trigland, págs. 110 e 111;
III - o celibato, em que ficavam muitas de
suas filhas, porque os Rabbanitas as rejei-
tavam, e assim se dificultavam os matri-
mónios, Guilherme Portello Alphabet XII



Linguor; IV-a perseguição que lhes fize-
ram os Rabbanitas movendo os Príncipes,
a que os exterminassem de suas terras,
Chillout citado por Trigland. pág. 112).
Apenas deixaram vestígios de haverem
estado em nossa terra, nem nos ficou obra
alguma, donde pudéssemos haver maior
noticia deles. (Um dos principais motivos,
porque se sabe pouco déles, é a falta que
há de seus livros. Os Karaitas em geral
poucas obras imprimiram. A' excepção de
alguns livros morais, que publicaram em
Constantinopla e do Euchologio impresso
em Veneza em 4.° poucos mais livros im-
primiram; os mais tem êles Mss. e nem os
vendem facilmente. Dos escritores que
tratam da Literatura Hebraica, se queixam
da raridade dos livros antigos e modernos
dos Karaitas e não só dos Mss. mas ainda
dos impressos; ou fôsse que escrevessem
poucos, ou que os escondessem dos Rabba-
nitas e das mesmas pessoas de diversa
Religião, como faziam em Constantinopla,
onde os recatavam em lugares escuros,
segundo referiu Solio a Hoftingero: The-
saur Philol. Hotting. cap. 1 Sect. vol. n.° 9,
pág. 41, acaso faziam isto escarmentadôs
da grande perda, que tiveram dos seus
Mss. na ocasião em que os Turcos tomaram
Constantinopla.

Desta raridade se queixam Trigland
pág. 114. Levino Warner Dinert. de Karaeis
tômo XXII do Thef. das Antig. Sagrad.
de Ugolino cap. I. pág. 487. Carpozorio
Introdução à obra Puuio Fidei de Raimundo
ap. V; Morino Exercit. Bibl. IV que ape-
nas viu um, como êle diz na epístola, que
vem nas Antiguidades da Igreja Oriental
pág. 364, Gustavo Peringer na Epístola
sôbre os Karaitas da Lituânia, que vem
nos Diálogos em Alemão de Tenzelio
publicados em 1691 pág. 537 e segs. Sel-
demo. que só teve dois Livros dos Karai-
tas; Buxtorfio, que não viu nenhum e
apenas numera um por informação alheia
na Biblioteca Rabbinica pág. 309 e três no
Apêndice à mesma Biblioteca, de que lhe
deu notícia António Lyer; e Wolfio Bibliot.
Hebr. tômo IV, pág. 166, o qual refere
poucos). E tais foram as três Seitas, que
houve antigamente entre os judeus espanhóis.

Partido dos Judeus mais sensatos en-
tre as duas Escolas dos Rabbanitas e
Karaitas.-Contudo no que toca às duas


 
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