4 HA-LAPID ========================================== ESBOÇO DUMA DOUTRINA JUDAICA por DAVID HERMAN, RABI DA COMUNIDADE DE BRUXELAS (Continuação do número (151) CAPÍTULO XII Sukoth I- Símbolos Campestres Destas três correntes de santidade que atravessam a vida judaica durante o período anual só a festa de Sukoth conservou o seu carácter agrícola. Durante sete dias pro- cissões se fazem na Sinagoga com ramos de palmeira (lulab) e cidrões (ethrog). Além disto os fiéis fazem acto de per- manência em caramanchões de verdura (Sukoth) que, tendo um carácter campestre, tem um sentido simbólico, e testemunham da vontade de se meter sobre a protecção divina (hapores sukoth shalom...). Esta festa é encerrada no oitavo dia (shemini atsereth) pela invocação das chuvas fecun- das que prepararão a terra para uma nova primavera. Um novo dia vem coroar a própria festa e a série das festas do ano por uma festa da Lei (Simhath Torah). II - Carácter espiritual A Thorah sendo a origem das alegrias mais profundas (ver a segunda bênção da noite), é uma grande festa que o dia em que um capitulo ou um tratado pode ser acabado. O dia de Simhath Thorah é aquele em que a Sinagoga acaba regular- mente a leitura dos Cinco Livros de Moisés e se retorna o principio. Mas os fiéis pie- dosos não esperam o fim do ciclo regula- mentar: cada vez que eles terminam um capitulo da Biblia, da Mishnah ou do Tal- mud, eles celebram uma festa de fim de estudos, chamada Silume. O último dia de Sukoth e o grande silume do ano, onde o fiel que teve a honra de encerrar a leitura, tem também a de a retomar pelo começo, são eleitos (hathan Thorah e hathan be- reshith). É por estas consagrações periódicas que o sentimento de santidade e o seu auxiliar, o amor da Thorah, relevam a vida judaica, e a mantêm a um nivel constante de ele- vação espiritual. CAPÍTULO XIII Os Dez Dias de Exame de Consciência II - Grandes solenidades Nós vimos, para o periodo Semanal, que a santidade. como tudo o que é senti- mento, não podia manter-se constantemente a uma altura igual, e que era preciso rege- nerar-se de tempos a tempos. O Sábado é encarregado deste oficio para um curto periodo, e, para o ano, há igualmente um grande sábado que é o dia do Perdão (Yom Kipur). Este dia é preparado por um periodo de Dez Dias de Penitência ou de Exame de consciência, que se abre pela ----------------------------------------- de 1944. Era ainda bastante novo e estava em pleno triunfo da sua carreira diplomá- tica e literária. Foi pena, porque havia muito a esperar do seu talento. Portugal perdeu, nesse dia, um dos seus melhores filhos; um grande historiador e alguém que tinha nascido realmente poeta. Sentimos, ao ler este pequeno livro, que a sua obra não ficou completa. José de Esaguy devia ter vivido mais alguns anos, para nos poder entregar toda a sua mensa- gem de beleza. Sinceros cumprimentos. HANID ESTELA.
N.º 152, Shevat-Yiar 5714 (Jan-Abr 1954)
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