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N.º 152, Shevat-Yiar 5714 (Jan-Abr 1954)







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               HA-LAPID                 5
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solenidade de Rosh Hashanah (Ano Novo).
É pois todo este periodo dos dez dias, dos
quais Kipur é a conclusão, que corresponde
no ano o que o sábado é na semana e que 
é destinado a renovar o nosso fundo de
santidade.

            CAPÍTULO XIV

            Rosh Hashanah

Bem que o mês de Tishrí não seja o
primeiro do ano, nós devemos considera-lo
como tal, moralmente, da mesma maneira
que nós consideramos o mês de Outubro
como o início do ano escolar bem que ele
seja o décimo do calendário: porque, no
ponto de vista israelita, é neste mês que
se procedem ao renovamento moral dos
fiéis, que ali são convocados pelo apelo do
shofar (buzina de chifre de carneiro).
Para melhor exprimir a ideia da grande
purificação das nossas consciências, que é
celebrada por este dia como pelo de Kípur,
os fiéis tinham outrora o hábito de se apre-
sentarem na sinagoga vestidos de branco.
É nesta disposição de espírito que eles se
preparavam a retemperar-se na vida reli-
giosa, e daí tirar uma nova provisão de ener-
gia espiritual para o ano que vem, a afir-
mar-se no reconhecimento do Reino de Deus,
e a aceitar a sua vontade, como outrora
Abraham. prestes a lhe abandonar Isaac.

             CAPÍTULO XV

              Yom Kipur

Este retorno sobre nós mesmos termina
solenemente pelo grande dia de Kípur.
Este que se caracteriza por um jejum de
vinte e quatro horas, nos dispõe a ficar
constantemente senhores dos nossos ape-
tites. O seu valor é feito do pensamento
que nós lhe pomos. A um pagão que não
apanhava o sentido profundo dos ritos da
vaca ruiva, cujas cinzas deviam servir para
confeccionar a água de purificação. Rabbi
Yohanan Ben-Zakai respondia: certamente,
não é a água por si própria nem as cinzas
que purificam, mas é a influência que o rito
exerce (Tanhumah Hakaton). Da mesma
maneira para o que é de Kipur, não é
tanto o jejum nem as numerosas orações
que, lhe determinam o valor como a nossa



própria vontade de velar pelo valor dos
nossos actos.

Esta ideia é lembrada aos fiéis na lei-
tura complementar à Lei, que é tirada
duma passagem do profeta Isaías, onde
este exclama com o ardor que o caracte-
riza: "É que o jejum consiste em curvar a
cabeça como um cana?... Não, não, eis
o jejum que Deus deseja: desatai os cintos
da maldade, rompei os feixes da iniquidade,
dai a liberdade aos oprimidos, quebrai as
tiranias, partilhai o vosso pão com os
necessitados, dai hospitalidade aos infor-
tunados e vestidos aos que vão nus, e
não vos desinteresseis do vosso próximo.
Então somente a vossa oração irá a Deus."
(Isaias LVIII, 5-8).

Esta sinceridade cultivada por este dia
é ainda reforçada pela cerimónia que inau-
gura a solenidade, na véspera à noite, e
que pede conta aos fiéis dos compromissos
que eles teriam podido tornar levemente e
que teriam esquecido de manter. Dali vem
este nome de Kol Nidré, primeiras palavras
invocação que abre o grande dia de Perdão
e onde se pede em primeiro lugar o perdão
de todo o compromisso não comprido,
mesmo involuntàriamente.

Esta oração, como de resto todos estes
dias de Penitência tem por fim tornar-nos
vigilante do lado dos nossos pontos fracos,
e de incitar a nossa vontade a levar aos
dias que seguirão um vigor novo no cum-
primento dos nossos deveres e na nossa
conduta na vida.

                        (Continua).

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