N.° 43 PORTO - Tishri 5692 (Set.-Out. de 1931 e. v.) ANO VI ============================================================================================================= Tudo se ilumina _______ ___ _______ |=|____ _______ ...alumia-vos e para aquele que |____ ||_ || ___ ||____ ||_____ | aponta-vos o ca- busca a luz. | | |_| \_\ | | / / _ | | minho. | | _____| | / / | | | | BEN-ROSH |_| |_______| /_/ |_| |_| BEN-ROSH (HA-LAPID) Órgão da Comunidade Israelita do Porto ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- DIRECTOR E EDITOR: -A. C. os BARROS BASTO (BEN-ROSH) || COMPOSTO E IMPRESSO NA Empresa DIARIO DO PORTO, Lda REDACÇÃO-Rua Guerra Junqueiro, 340-Porto || Rua de S. Bento da Victoria, 10 (Toda a correspondencia deve ser dirigida ao director) || ---------------- P O R T O ---------------- ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Teologia Popular Israelita Por A. BEN-ROSH IV Bereshith (No principio) O Sepher Ha-Zohar (Livro do Explendor) onde se encerra doutrina esoterica tradicional hebraica ini- cia-nos sobre o conhecimento do principio dos prin- cipios. Adonai o infinito, infinitamente Uno e infinita- mente simples, sem nenhuma forma, nem determina- ção; ininteligivel e incompreencivel a toda a inteligen- cia angelica ou humana. Antes de ter creado alguma forma no universo, antes de ter produzido alguma imagem ele era só sem forma, não se assemelhando a nada. E' prohibido pois representa-lo por uma imagem e por qualquer forma, mesmo pelo seu santo Nome, mesmo por uma letra ou por um ponto. Antes que Deus se tivesse manifestado, quando todas as coisas estavam ainda ocultas nele, Ele era o menos conhecido entre todos os desconhecidos. Neste estado, Ele não tem outro nome além do que exprime interrogação. Ele começou por formar um ponto imperceptivel: foi o seu proprio pensamento, depois poz-se a construir com o seu pensamento uma forma misteriosa e santa, finalmente, cobriu-a com um vestido rico e deslumbrante. Deus, Aquele que existe por si mesmo, YHVH, inefavel e incompreensivel manifesta-se Elohim Crea- dor, que todos os povos chegam a descobrir a sua acção. Em Deus existe o principio supremo masculino e o principio supremo feminino, principio duplo e indistinto; regra e origem de toda a fecundidade. "Tudo o que existe, diz-nos o Zohar, tudo o que foi formado pelo Ancião (santificado seja o seu Nome), não pode subsistir senão por um macho e por uma femea". Lei do amor universal, que une e fecunda todas as coisas. O Ser Puro por excelencia irradia em torno de si, como tantos ciclos concentricos, dez atributos, cada vez mais complexos, sensíveis e diferenciados, que devem revelar o infinitamente simples e dará creação a sua forma: são as sephirot, palavra que su- gere ao mesmo tempo a ideia de numero e a de es- fera. Pode-se concebelos como atributos divinos personificados e em certa medida, distintos de Deus; finitos se os compararmos a sua origem, infinitos se os relacionamos com as creaturas; identicas em todo o conjunto e inferiores ao principio primario. O Ancião dos anciãos expondo o ponto primi- tivo, que reflete quasi inteiramente a luz primaria e identifica-se á vontade primaria: é a Kether (Corõa), assim chamada porque ela está acima de todas as Sephiroth. Ela ê o principio dos principios, a sabe- doria misteriosa, o diadema de todos os diademas. Ela é ainda unidade e origem da multiplicidade. Da Kether saiem paralelamente dois principios opostos e inseparaveis: um principio masculino, activo, Hokhmak (A sapiencia) e um principio femi- nino passivo, Binah (A inteligencia); os dois como um pai e uma mãe, unem-se e produzem um filho (o conhecimento). Estas 3 Sephiroth Kether, HoH'emah e Binah, constituem o mundo inteligivel, puramente espiritual e metafísica, as sete outras Sephiroth são chamadas as sephiroth da construção, porque elas servem mais imediatamente para a edificação do mundo. Das três primeiras, conjunto do pensamento di- vino emanam dois outros principios, egualmente mas- culino e feminino: duma parte (o Amor) que e tam-
N.º 043, Tishri 5692 (Set-Out 1931)
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