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Ha-Lapid הלפיד


N.º 043, Tishri 5692 (Set-Out 1931)







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                  HA-LAPÍD                       5
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Israel Vingado

CAPITULO II

(Continuação do n. 42)

As duas redenções que Israel deve ouvir aí são
claramente especificadas e este Santo Homem ser-
ve-se destas comparações rustícas para melhor as
gravar no coração dos Israelitas.

O Profeta Joel anuncia-nos estas duas redenções
duma maneira comovente e convincente se então, diz
ele, eu derramarei o meu espirito em todas as creatu-
ras e vossos filhos e vossas filhas profetisarão. Os
vossos velhos terão sonhos e os vossos jovens terão
visões; porque naquele dia e aquela hora farei voltar
os cativos de Judá e de Jerusalém. Reunirei todos os
novos e conduzí-los-ei ao vale de Josafat onde princi-
piarei julgamento deles com respeito a Israel o meu
povo e à minha herança que êles espalharam entre as
pações, e acerca da minha terra que repartiram entre
si. Eu venderei os vossos filhos e as vossas filhas aos
filhos de Judá que os venderão aos árabes e ás nações
afastadas, porque o Senhor faltou. Como podem al-
guns Doutores cristãos aplicar estas circunstâncias á
redenção de que eles pretendem gosar? Ousarão afir-
mar que pela morte do messias que adoram, Judá
tenha gosado desta exaltação?

As nações são oprimidas da maneira como a
anuncia êste Profecta?

Amós, depois de ter anuuciado no último Capí-
tulo da sua Profecia aos filhos de Israel que os seus
pecados causarão a sua ruína, promete-lhes restitui-los
á sua pátria". A casa de Israel, diz êle, será agitada
entre as nações como o trigo é poeirado no crivo,
sem que todavia nenhum grão caia sôbre a terra. Fa-
rei morrer pela espada todos os do meu povo que se
abandonaram ao pecado, tôdos os que não crêem que
estes males que eles nos predisem, devem chegar. De-
pois disto erguerei a casa de David que está arreina
da. Calefetarei as aberturas das suas casas e das suas
muralhas, redificarei tudo o que estava caido e resta-
belece-lo~ei como era outrora, a-fim-de que o meu
povo possua os restos da Idumêa e todas as nações
do mundo, porque ele foi chamado pelo meu nome; é
o Senhor que o diz e é êle que o fará. Farei voltar os
cativos do meu povo de Israel, êles reconstruirão as
cidades desertas e habita-las-ão. Coloca-los-ei no seu
pais e não mais os tirarei mais da terra que lhes te-
nho dado diz o Senhor nosso Deos".

O Profeta Míchées seguindo os mesmos passos
diz, que cada povo marcha sob a protecção do seu
Deus, mas nós caminham-mos sob a protecço do Se-
nhor nosso Deus até á eternidade, Nesse tempo, diz o
Senhor, eu receberei a desfeituosa e reunirei junta-
mente aquela que tenha sido banida e mortificada.
Reservarei os restos da quela que era defeituosa e
formarei um povo poderoso daquela que tinha sido
mortificada, e o Senhor reínará entre êles na monta-
nha do Sião, desde êste tempo até á eternidade". O
Profeta Sophonias anuncia da mesma maneira e liber-
dade de Israel: ele assegura que os que ficarem não
cometerão aniquidade e não mentirão". "Não haverá

 

na sua boca lingua enganadora porque êles serão
como ovelhas que pastam e que repousam sem que
haja ninguém que as espante. Filhas de Sião, cantai
canticos de louvor; Israel, solta gritos de júbilo; filhas
de Jerusalém, sede transportadas de alegria e como-
vei-vos de todo o vosso coração. O Senhor apagou a
sentença da vossa condenação, afastou vós os nossos
inimigos; o Senhor, o Rei de Israel, está no meio de
vós; o Deus forte que vos salvará; porá a sua alegria
em vós. Nesse tempo farei morrer todos aqueles que
vos tenham mortificado, salvarei aquela que manqueja
farei voltar aquela que estava exibida e tomarei o
nome deste povo célebre em todos os pontos onde
ele tenha estado em opróbrio. Nésse tempo em que
eu vos fizer voltar e vos reunirá todos, estabelecer-
-vos-ei com honras e gloria deante de tôdos os povos
da terra quando tiver feito regressar deante devós
toda a multidão dos Cativos, diz o Senhor".

Malaquias diz no último capítulo das suas reve-
lações".

O sol da justiça vos iluminará, vós que tendes
uma crença respeitosa pelo meu nome, e vos encon-
trareis a vossa salvação debaixo das suas asas. Saireis
então e estremecereis de alegria como os beserrinhos
dum rebanho saltitando sôbre a erva. Calcareis aos
pés os ímpios quando se tornarem como a cinza de-
baixo da planta dos vossos pés, nêsse dia em que eu
agirei por mim mesmo, diz o Senhor dos exercitos,
lembraí-vos da lei de Moises, meu servidor, a que lhe
dei na montanha de Oreb, afim de que levasse ao
povo de Israel os meus preceitos e as minhas ordens.

Enviar-vos-ei o Profeta Elias antes que o grande e
nefando dia chegue, e reunirá o coração dos Pais
com seus filhos e o coração dos filhos com seus
Pais".

Deus fechando a bôca aos Profetas e privando-
nos das divinas revelações que tinha abondade de
nos fazer anunciar, prometemos seis coisas nesta Pro-
fecia esperando tempo oportunado em que novamente
êle queira comunica-las ao seu povo.

A primeira é que ele espalhará a sua graça sôbre
os filhos de Israel que o tenham adorado constante-
mente durante todp o tem o seu cativeiro. A segunda
e que lhes servira do m dico e os curará da doença
espiritual que teem contraído pelos seus pecados e
da corporal que teem sentido em todos os males que
as nações lhes teem feito sofer. A terceira é que sai-
rão de entre todas as nações; que a sua posteridade
se multíplicará na pureza e na santidade. A quarta é
que os fará dominar sobre às nações, e lhes dará o
poder de destruir os maus de entre si, como os Israe-
litas que forem obstinados no pecado, sobre tudo na
idolatria que terão infelizmente contraído entre os po-
vos em que tenham vivido. A quinta, o Senhor asse-
gura por um divino decreto o tempo feliz desta reden-
ção afim de que Israel Persista na observancía da San-
ta Lei e não deixe corromper pelas outras nações
que se esforçarão por persuadi-lo que estas redenções
terão o seu efeito quando mesmo se nao abservem a
Lei de Moisés Para prevenir toda a espécie de engano
Deus fez anunciar ao Profeta que é observando exa-
ctamente a lei que êle mesmo teve a bondade de dar
ao seu povo sôbre a Montanha de Oreb, que deve
gosar destas redenções e por uma providencia muito
particular, quer seja tão exacto em guardar os seus
preceitos e os seus mandamentos que pela sucessão
dos tempos, qualquer espirito maligno que não passa
insinuar-lhe que lhe basta observar o decálogo. Não
ha tempo fixado pelo Profeta, é até à perpetuidade


 
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