2 HA-LAPID ==================================================== bem Grandeza e do outro. o Direito stricto ou a Força: desta forma os atributos metafistcos se dupli- cam com atributos morais, para manifestar toda a na- tureza divina que é verdade e bondade; da conjunção do Amor-Grandeza e da Justiça-Forca resulta a Be- leza. Estas três compõem o mundo moral ou mundo das almas, que se pode muito impropriamente cha- mar o mundo sensível. Vem enfim o mundo das potencias de produção que tambem compreende dois principios, macho e fe- mea, Neçah (Triunfo) e Hod (A Gloria) que signifi- cam "A extensão, a multiplicação e a forças: porque todas as forças que nascem no Universo saem do seu seio e em porisso que estas duas sephiroth são cha- madas as exercitos de Adonai. Deste duplo principio provem o Fundamento ou Base (Yesod) que repre- senta a potencia geradora, a origem de tudo o que existe. Finalmente, isolada, exprimindo a harmonia de todas as Sephiroth e o ulimo ciclo. pela qual elas exercem a sua acção dinamica (Malkhuth) a Realeza, que é o elemento produtor, a mãe de todas as coisas, Estas 10 Sephiroth, formam uma unidade perfei- ta, um organismo estreitamente ligado, que encerra tudo o que existe nos ceus e na terra, receptaculo de todas as formas creadas e a crear. O Sepher Ha-Zohar fala-nos muitas vezes tambem do papel preponderante do Verbo (palavra divina) na obra da creação. "O Verbo existe de toda a eternidade, mas ele manifestou-se pela primeira vez quando a materia foi creada. Antes, o misterioso Infinito manifestava a sua omnipotencia e a sua imensa bondade com a ajuda do misterioso Pensamento, da mesma essencia do miste- rioso Verbo, mas silencioso... Elohim manifestou-se sob a forma do Verbo', esta semente divina, pela qual a criação foi realisada, acabava de germinar, e, trans- formando-se o Pensamento em Verbo, fez ouvir um ruido que se ecoou em redor". (Zohar 1, 16 b) -"Está escrito: Bereshith no começo. Antes de todas as coisas o Rei permitiu a transformação do va- cuo num éter transparente, fluido imponderavel, se- melhante à luz proveniente dos corpos fosforocentes. Em seguida, por um misterio dos mais secretos do infinito, este fluido transformou-se em gaz desprovi- do de toda a configuracao, aeriforme, nem branco, nem negro, nem vermelho, nem verde, nem de ne- nhuma côr... Assim, por um misterio dos mais se- cretos, o infinito feriu com o som do Verbo o vacuo, apezar das ondas sonoras não serem transmissíveis no vacuo. O som do Verbo constituía pois o comêço da materialisação do vacuo. Mas esta materialisação teria sempre ficado no estado imponderavel, se no momen- to de ferir o vacuo, o som do Verbo não tivesse feito jorrar o ponto cintilante, origem da Luz. que consti- tue o misterio supremo e cuja essencia é inconcebível. E' por esta razão que o Verbo é chamado Bereshith (começo) visto que ele é a origem de toda a Creação. (Zohar, I, 15 a) Rabbi Salomão Ben-Gabirol, na sua Kether Mal- khuth, fala-nos da creação dos Anjos (mensageiro da Santíssima Unidade: -"Quem poderá profundar Teus desígnios? Tu creaste com uma emanação da Tua divindade a essen- cia pura das almas e os espiritos elevados que são os mensageiros do Teu querer, valentes guardas do Teu trono, que, empunhando espadas flamejantes, cum- prem as tuas determinações, indo apenas aonde a Tua suprema vontade os conduz; são todos mais res- plandecentes que o brilhar dos diamantes, H'ayoths sublimes, interior, e exteriormente observam os Teus caminhos; partem do Santo Logar e emanam da fonte da Luz, estão divididos em diferentes legiões, tendo cada uma um estandarte traçado e marcado com o divino estilo; uns são príncipes, outros subalternos, e outros são milhares que vão e veem sem fadiga, nem lassidão, tudo vendo, sem serem vistos; uns são vivas flamas outros são ventos que sopram, e ainda outros são agua e fogo combinados. Ha alguns que são espi- ritos ardentes, outros scentelhas que brilham, e outros ainda, que são raios deslumbrantes. Todas estas le- giões veem inclinar-se perante aquele que domina os Ceus; nas alturas do universo pairam aos milhares; escalam-se em diversas guardas, conforme os varios pontos do dia ou da noite, para entoarem hinos e louvoures em honra do Senhor todo poderoso; e to- dos se curvam e se prostram perante Tí com humil- dade e temor dizendor-Confessamos perante Ti que és Tu o nosso Deus; foste Tu que nos creaste, e não nós a nós mesmos; somos todos a obra de Tuas mãos; Tu és o nosso Senhor e nós Teus servos; Tu és o nosso Creador e nós disso damos testemunho". Rabbi Moisés Ben-Maimun, de Cordova, no seu Tratado dos Artigos da Lei Divina, tambem dos Mensageiros de Adonai, nos diz: "... Os anjos não teem corpo, nem são de ma- teria, porem são puros entendimentos, separados uns dos outros. E se, já os Profetas, os pintam com azas e que são fogo; é em visão profetica; no que se nos signi- fica, que não São corpo. nem teem densidade e pêso, que teem os corpos. Como tambem foi dito: que o Senhor, tem Deus, e' fogo abrazador: não porque o seja, mas em modo alegorico; e em outro logar se diz: que fazem os seus anjosventos. E sendo estes seres incorporeos; saberás como distingui-los? Nota, porém, que não são eguais em seus graus, porque uns são superiores, e outros inferiores. E uns procedem da virtude e influencia dos outros, e todos da suma Bondade e Divina Virtude; que é o mesmo que diz o sapientissimo Salomão: que um alto e outro mais alto, guarda. E considera que, quando dizemos que uns, estão debaixo dos outros, não se entende localmente, como o que está assentado, acima de outro; porem virtual- mente, como costumamos dizer, de duas pessoas sa- pientes e que uma excede a outra em sabedoria, que é mais alta do que ela e lhe fica acima: como tambem dizemos que a causa está acima do efeito. Os diversos nomes, que se lhes ap1icam, proveem das suas diferentes dignidades, e excelencias; e por isso se chamam: 1.°-Hayot ha Kodesh, vidas santas, que é a classe mais eminente; 2.°-O fanim; 3,°- Arelim; 4.°-Hasmalim; 5.°-Serafim; 6.°-Malahim; 7.°-Elohim; 8.°-Bené-Elohim; 9.°-Herubim; 10.°- Ishün. Estes 10 diferentes nomes, teem, por seus graus, mais ou menos sublimes, e a todos supera o de Hayot ha-Kodesh; por que a ele sómente supera o soberano criador; e por isso diz o Profeta, que estes estavam debaixo do glorioso Trono do Senhor. E a classe decima e inferior, se chama Ishim, que são os anjos, que se comunicam e revelam em profe- tica visão aos Profetas, e pela conversação e trato
N.º 043, Tishri 5692 (Set-Out 1931)
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