HA-LAPÍD 3 ==================================================== que teem com os homens, se entitulam Ishim, que é o plural de Ish, que quer dizer varão. Todas estas substancias e classes de Anjos, são viventes e inteligentes; e cada qual segundo o seu grau e qualidade, conhecem, e teem um grande conhe- cimento mais ou menos, do seu creador. Porem ne- nhum, nem ainda a mais alta classe, que é a pri- meira, alcança realmente, o que ele e' por ser seu en- tendimento, curto, e incapaz disso. Sem embargo que entende muito mais que a que lhe fica inferior; e por conseguinte, as demais, até a ultima, a qual concebe, da perfeita e eminente causa, o que a capacidade hu- mana, por ser composta de corpo e alma, não pôde conhecer. E com efeito, nem uns, nem os outros, o conhecem pela sua essencia, como ele, se conhece a si. Sobre a creação, Moisés, nosso Mestre, na sua Thorah ensina: -"No principio creou Deus os ceus e a terra. Ora, a terra não era senão solidão e caos; trevas co- briam a face do abismo, e o sópro de Deus pairava sobre a face das aguas. Deus disse:- "Haja Luz"! E houve luz. Deus considerou que a luz era boa, e estabeleceu uma distinção entre a luz e as trevas. Deus chamou à luz Día e ás trevas chamou Noite. Foi noite, foi ma- nhã-um dia". E em linguagem semelhante descreve a creação das estrelas, do Sol, da Lua; e na Terra a separação das aguas e das terras, a aparição dos vegetais e dos animais de toda a especie, e ordenando a sua repro- dução. E considerando que isto estava bem. No sexto dia "Deus disse- Façamos o homem á nossa imagem, á nossa semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar sobre as aves do ceu, sobre os rebanhos; enfim sobre toda a terra e sobre todos os seres que sobre ela se movem . -"Deus creou o homem à sua imagem; foi á imagem de Deus que Ele o creou. Macho e femea fo- ram creados ao mesmo tempo. Deus os abençoou di- zendo: -Crescer e multiplícai! Enchei a terra e subme- tei-a! Dominai os peixes do mar, as aves do ceu, e todos os animais que se movem sobre a terra!... "E assim foi. Deus examinou tudo o que tinha feito: isto estava eminentemente bem". No segundo capitulo, continua Moisés, nosso Mestre: -Assim foram terminados os ceus e a terra, com tudo o que eles encerram. Deus poz fim, no sétimo dia, á obra feita por Ele; e repouzou, no setimo dia, de toda a obra que tinha feito. Deus abençoou o se- timo dia e o proclamou santo, porque nesse dia re- pouzou da obra completa que tinha produzido e or- ganisado. -(genesio II 1,3. Adonai-Deus preparou o homem, com pó destacado do sólo, fez penetrar nas suas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivo. (Genesis II, 7). Adonai-Deus fez pesar um torpôr sobre o homem que adormeceu; tomou uma das suas costelas e for- mou um tecido de carne no seu logar, Adonai-Deus organizou em uma mulher a costela que tinha tomado ao homem e apresentou-a ao homem. E o homem dis- se:-"esta, de facto, é um membro extraído dos meus membros e uma carne da minha carne; esta será cha- mada Ishah (varôa) porque ela foi tomada de Ish (va- rão)". (E' porque o homem abandona seu pai e sua mãe; ele se une á mulher e eles se tornam uma só carne). (Genesis, II 21 a 24). O homem deu por nome á sua companheira Ha- vah (Eva) porque ela foi a mãe de todos os viventes. (Genesis III, 20). Rabbi Julien Weil, de Paris, diz-nos no seu livro judaismo: -"O sôpro divino que organisa o caos primitivo animou o barro original, formou Adam e, a carne da sua carne, Eva. Creado á imagem do Creador (Genesis I, 26), isto é, dotado do poder de dominar as coisas e os seres inferiores, de os utilisar, de fazer intervir no mundo dado uma vontade por seu turno organisadora e creadora, Adam é um mixto de fraqueza-pó que voltará ao pô-e de força, sopro que não é só halito, respiração, mas todas as funções vegetativas, e de- pois successivamente todas as do pensamento cons- ciente, da reflexão, da imaginação e do genio inven- tivo. Rabbi Salomão Ben-Gabirol, tambem na sua Ketter Valkhuth, nos fala da aluna humana: -"Quem poderá conter a Tua essencia? Tu fezes- te do Teu esplendor uma claridade pura talhada na rocha da Creação e na pedreira infinita desvastada pelo Teu divino martelo; Tu a dotaste com o espirito da sabedoria e deste-lhe o nome de alma. Tu a for- maste das flamas da inteligencia celeste cujo espirito é um fogo ardente. Tu a enviasle para o corpo para fazei-o agir e velar por ele; mas embora nele arda não o consome porque foi por este fogo da alma ce- leste que o corpo foi creado e tirado dum nada e por- que no meio deste fogo Adonai veio até ele. Quem poderá atingir a Tua sciencia? Tu deste á alma a faculdade de saber, que lhe é inerente, e a sa- bedoria é o seu principio primario; ela nuncã finda e mantem-se conforme a estabilidade do seu principio, que é a sua misteriosa essencia; a alma sabedora não morre, mas receberá pelos seus crimes uma punição mais amarga que a morte, se ela é pura obterá a gra- ça divina e sorrirá no seu derradeiro dia; mas se é impura ela será punida e d'Ele sera' afastada durante a Sua curta irritação, ela ficará só e banida durante o tempo da sua impureza, não poderá entrar no templo celeste, nem dele se aproximar ate que tenha cumpri- do os dias da sua purificação. Quem poderá recompensar os Teus benefícios? Concedeste a alma ao corpo para lhe dar vida, e ela é a luz que o dirige e afasta do mal; Tu o formaste de terra e lhe insuflaste a alma; fizeste descer sobre ele o espirito de sabedoria que o distinhue das bestas e a um grau superior o elevaste. Tu o lançaste no Teu mundo, e de fora Tu observas e diriges as suas acções, e todas as vezes que ele julga poder-se ocul- tar de Ti, Tu quer iuteriormente, quer exteriormente o vês. Quem poderá conhecer o segredo das tuas obras? Tu concedeste ao corpo os orgãos necessarios para as suas acções; deste-lhe os olhos para verem as Tuas maravilhas, ouvidos para escutarem as Tuas obras admiraveis, compreensão para assimilar uma parte dos Teus misterios, boca para cantar os Teus louvores, ..." O Talmud, repositorio magestoso do conheci- mento dos nossos sábios, diz-nos:
N.º 043, Tishri 5692 (Set-Out 1931)
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