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N.º 043, Tishri 5692 (Set-Out 1931)







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N.° 43                            PORTO - Tishri 5692 (Set.-Out. de 1931 e. v.)                       ANO VI
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Tudo se ilumina                     _______  ___  _______ |=|____  _______                    ...alumia-vos e
para aquele que                    |____   ||_  ||  ___  ||____  ||_____  |                   aponta-vos o ca-
busca a luz.                            | |   |_| \_\  | |    / /   _   | |                   minho.
                                        | |       _____| |   / /   | |  | |
       BEN-ROSH                         |_|      |_______|  /_/    |_|  |_|                          BEN-ROSH

                                                  (HA-LAPID)

                                      Órgão da Comunidade Israelita do Porto

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DIRECTOR E EDITOR: -A. C. os BARROS BASTO (BEN-ROSH)   || COMPOSTO E IMPRESSO NA Empresa DIARIO DO PORTO, Lda
REDACÇÃO-Rua Guerra Junqueiro, 340-Porto               ||           Rua de S. Bento da Victoria, 10
(Toda a correspondencia deve ser dirigida ao director) ||   ---------------- P O R T O ----------------
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Teologia Popular Israelita

                Por A. BEN-ROSH

             IV

          Bereshith
       (No principio)

O Sepher Ha-Zohar (Livro do Explendor) onde
se encerra doutrina esoterica tradicional hebraica ini-
cia-nos sobre o conhecimento do principio dos prin-
cipios.

Adonai o infinito, infinitamente Uno e infinita-
mente simples, sem nenhuma forma, nem determina-
ção; ininteligivel e incompreencivel a toda a inteligen-
cia angelica ou humana.

Antes de ter creado alguma forma no universo,
antes de ter produzido alguma imagem ele era só
sem forma, não se assemelhando a nada.

E' prohibido pois representa-lo por uma imagem
e por qualquer forma, mesmo pelo seu santo Nome,
mesmo por uma letra ou por um ponto.

Antes que Deus se tivesse manifestado, quando
todas as coisas estavam ainda ocultas nele, Ele era o
menos conhecido entre todos os desconhecidos.
Neste estado, Ele não tem outro nome além do que
exprime interrogação. Ele começou por formar um
ponto imperceptivel: foi o seu proprio pensamento,
depois poz-se a construir com o seu pensamento uma
forma misteriosa e santa, finalmente, cobriu-a com
um vestido rico e deslumbrante.

Deus, Aquele que existe por si mesmo, YHVH,
inefavel e incompreensivel manifesta-se Elohim Crea-
dor, que todos os povos chegam a descobrir a sua
acção.

Em Deus existe o principio supremo masculino e
o principio supremo feminino, principio duplo e
indistinto; regra e origem de toda a fecundidade.

"Tudo o que existe, diz-nos o Zohar, tudo o que
foi formado pelo Ancião (santificado seja o seu
Nome), não pode subsistir senão por um macho e
por uma femea".

Lei do amor universal, que une e fecunda todas
as coisas.
O Ser Puro por excelencia irradia em torno de
si, como tantos ciclos concentricos, dez atributos,
cada vez mais complexos, sensíveis e diferenciados,
que devem revelar o infinitamente simples e dará
creação a sua forma: são as sephirot, palavra que su-
gere ao mesmo tempo a ideia de numero e a de es-
fera. Pode-se concebelos como atributos divinos
personificados e em certa medida, distintos de Deus;
finitos se os compararmos a sua origem, infinitos se
os relacionamos com as creaturas; identicas em todo
o conjunto e inferiores ao principio primario.
O Ancião dos anciãos expondo o ponto primi-
tivo, que reflete quasi inteiramente a luz primaria e
identifica-se á vontade primaria: é a Kether (Corõa),
assim chamada porque ela está acima de todas as
Sephiroth. Ela ê o principio dos principios, a sabe-
doria misteriosa, o diadema de todos os diademas.

Ela é ainda unidade e origem da multiplicidade.
Da Kether saiem paralelamente dois principios
opostos e inseparaveis: um principio masculino,
activo, Hokhmak (A sapiencia) e um principio femi-
nino passivo, Binah (A inteligencia); os dois como
um pai e uma mãe, unem-se e produzem um filho (o
conhecimento).

Estas 3 Sephiroth Kether, HoH'emah e Binah,
constituem o mundo inteligivel, puramente espiritual
e metafísica, as sete outras Sephiroth são chamadas
as sephiroth da construção, porque elas servem mais
imediatamente para a edificação do mundo.

Das três primeiras, conjunto do pensamento di-
vino emanam dois outros principios, egualmente mas-
culino e feminino: duma parte (o Amor) que e tam-


 
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