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Ha-Lapid הלפיד


N.º 047, Nissan 5692 (Abr-Mai 1932)







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 2                  HA-LAPID
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               Israel Vingado

                 CAPITULO V

 

Efeitos que deva produzir a vinda do
verdadeiro messias tanto para
os Israelitas como para os
pagãos.

A' redenção tantas vezes prometida aos Israelitas
devendo chegar durante a vida do Messias Rei, que
Deus restabelecerá no Trono de David, não poderia
aplicar-se o 53.o Capitulo do Profeta -Isaias a não ser
que se não faça ver quais devem ser as funções do
Messias e os frutos que a sua vinda deve trazer aos
filhos de israel que são os unicos a quem esta redenção
foi prometida, e que se não examina em seguida se
aquele que os cristãos escolheram para seu Messias
as cumpriu pela sua vinda ou durante o curso da sua
vida; pois que em consequência da promessa de Deus
devia ser o instrumento de que a sua divina mages-
tade devia servir-se para resgatar o seu povo, ninguem
pode negar que o não foi neste proprio tempo em
que deviam sentir-se-lhe os efeitos: o Profeta asse-
gura que virá o Sião um redentor e aos descentes de
Jacob que abandonavão a senda do crime na qual
marcham cegamente; ora êles estão ainda muito mer-
gulhados nessa senda para ousarem lisongear-se de
lque este feliz tempo seja chegado. Nunca os seus ma-
tes foram tão grandes e sem a menor consolação que
eem de ser tolerados em alguns lugares, os crueis
tormentos que sofrem em vários outros, te-los-iam já
exteriminado, suposto todavia que a palavra do Se-
nhor, sempre infalível, não os conservem para o glo-
rioso fim que lhes destina e que formalmente lhes
prometeu. O tento sagrado deve convencer os mais
obstinados de que ninguem jamais experimentou o
menor efeito da vinda do Messias. Isaias pinta-o da
maneira seguinte: "Uma criancinha nasceu-nos e um
filho nos foi dado; êle trará no seu ombro o sinal do
seu principado e será chamado o admiravel, o conse-
lheiro, Deus o forte, o Pai da eternidade, o Principe
da Paz. Seu Imperio sera multiplicado e a Paz não
terá fim no Trôno de David e no seu reino para o
fortalecer e o manter na rectidão e na justiça. Desde
então e para todo o sempre o cuidado do Senhor será
isso. Os cristãos pretendem que estes versiculos
anunciam o Messias, asseguram mesmo que não pode-
riam explicar-se doutro modo. Ainda que vários dos
seus autores lhe deem não obstante um sentido bem
diferente, quero seguir a opinião daqueles que os to-
mam á letra, e acreditar como eles que o Messias
deve ser tal como o Profeta o pintou. Mas este Mes-
sias executou o que diz o Profeta? Que poder teve ele
sempre sobre os Israelitas e sobre as nações? Bem
longe de trazer a Paz ao mundo aumentou a discor-
dia, a guerra, a desunião e a diversidade das seitas.
Não se sentou no Trôno de David, não se conservou
na posse do seu reino e não manteve o seu povo na
verdade: a sua familia era das mais comuns, a Tribu
de Juda a que pertencia não jamais foi chamada pelos



Profetas ao reino, e tôdas as acções da sua vida são
bastante conhecidas para convencer os mais incrédu-
los, que não eram compativeis com aquelas que de-
vem lazer infalivelmente o verdadeiro Messias.

Os Doutores cristãos acreditam salvar-se dizendo
que Jesus Cristo não reinou corporalniente e que um,
ocupou o trono de David senão espiritualmente, que
estabelecendo a Igreja cristã perpétua o reino de Da-
vid, que fez gosar as creaturas da paz da alma, que o,
seu reinado será perpetuo e que se deve unicamente
ligar ao sentido mistico e espiritual da Profecia e não
no sentido literal. Eu não vejo outras rasões para
sustentar uma explicação tão quimérica como a de
querer absolutamente que seja a verdadeira, porque é
impossivel dar-lhe uma solidez, como essa que tendo
explicado um enigma á sua maneira sustentam afoita-
mente que o seu sentido é o unico verdadeiro, apesar
de tudo aquilo que aquele que fez lhe possa dizer
para o convencer do seu erro. E' uma vontade dispó-
tica que prova o que ele avançou: Deus nao fez tanto
para o que olha a salvação das almas. E' surprendente
que se não queira notar que esta explicaçao e contra-
ditoria e não poderia subsistir; porque, se o Messias:
como diz o texto sagrado, devia sentar-se rio trono de
David, era preciso necessariamente que o fosse corpo-
ralmente; David não tendo tido sempre trono nem
reinado espiritual, mas um reinado como o de Saúl
seu predecessor e como os outros Reis seus sucesso-
res, pertence apenas a Deus reinar espiritualmente, e
não lia passagem nenhuma em toda a Escritura que
possa fazer-nos compreender que ele deva comunicar
a sua omnipotencia a ninguem. Os reinos deste mun-
do são bem diferentes do do Senhor, ele governa-os
todos da mansão da sua gloria sem ter necessidade de
transformar-se para vir governar um sobre a terra.
Para que tirar a sua origem da casa de David? A sua
sendo de toda a eternidade e infinitamente mais ilus-
tre. Para que colocar-se no ventre duma mulher e vir
ao mundo como o resto das creaturas, despoiando-se
de tôda a sua omnipotencia para arrastar uma vida
dolorosa e exposta a tôdas as enfermidades humanas,
e tudo isso ainda para não convencer toda a terra
que êle era o verdadeiro Messias? Não é jamais apro-
priado este trono senão para ai colocar um justo que
deve conduzir o seu povo desde que seja reunido. As
rasões que dedusi para provar a impossibilidade da
penalidade dos seres, da ordem absoluta e irrevogavel
que Deus impoz a todas as criaturas ordenando-lhes
não admitir senão um só Deus e de o servir eterna-
mente, são evidentes para convencer os espiritos mais
obstinados que este trôno de David em que deve sen-
tar-se o Messias é temporal, e que todas as subtilesas
de que se servem os Doutores cristaos para insinuar
o contrário não teem nenhum fundamento solido.
Asseguram todas que a chegado do Messias o cetro
devia sair da casa de Juda, fundados sobre o que o
Senhor diz na Genesis, o cetro não sairá da casa de
Juda até que o Silo venha, e que com efeito a corôa
de Israel que tinham possuido os filhos de David saiu
com a vinda de Jesus Cristo: mas suposto isto como
se pode dizer seguindo o sentimento do Profeta, que
o Messias fortalecerá e manterá o reino de David na
casa de David, a não ser que tirar e destruir sejam a
mesma coisa que fortalecer e manter. Como se pode
acreditar que esta criança seja com efeito o verdadeiro
Messias? Se o fazem descendente de David, Silo que
êles pretendem ser o Messias, não poderia cumprir
esta Profecia pela sua vida, pois que entao o Cetro.
dizem êles, sairá da casa de Juda.


 
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