HA-LAPID 3 ================================================== gar que esta felicidade, esta redenção prometida aos Israelitas que o Senhor fez sair do Egipto tão miracu- losamente, não é anunciada aos gentios que não sai- ram do Egipto. O Profeta chama-os impuros e impios no mesmo ponto e por-conseguinte é impossivel aplicar-se-lhes esta predição. Seria com bem pouco fundamento que so aplicase á volta da Babilônia, porque nenhuma das circunstâncias desta profecia convem a este regresso. Quando Deus promete alguma coisa e para a cumprir em toda a sua perfeição: ora êle diz pela boca do Pro- feta que no tempo da redenção nada impuro entrará em Jerusalem; é necessário que vejamos claramente efectuar-se esta petição para dar fé à redenção. se es- ta circunstância falta, os filhos de Israel são obriga- dos a acreditar que tudo o mais não tem funda- mento. Depois que o Profeta nos pintou a redenção de Israel como o Senhor a decretou, diz em que se tor- nará o povo nêste tempo feliz assim como as outras nações. -O meu servo será grande, será levantado, diz o Senhor. Subirá ao mais alto cume da gloria. O mes- mo povo que outrora tornei escravo no Egipto e em seguida em outras nações sacudirá agora o seu jugo. Torna-se á livre e não mais será escrava de ninguem. Só a mim servirá.. E' para melhor nos convencer disso que o Profeta diz: "levanta-te Jerusalém sacode o teu pó a-fim-de que tu e o teu povo triunfeis das nações que vos teem conspurcado, que teem querido cobrir-voa de opróbrio que teem suscitado falsos tes- temunhos para vos resonrar Eu quero enaltecer o meu povo e que aa mesmas nações admirem a sua fe- licidade e louvem o Senhor com um cântico novo que prove que êle disse a verdade e que cumpriu as suas promessas. E' assim que Israel será erguido acima de todas as nações do mundo e se tornara o soberano do universo. "O Profeta Sofonias promete-nos a mesma a mesma coisa e é que confirma o Profeta Isaias nes- tes termos. "O meu senso será erguido por cima de todas as nações". Ele o repete no capítulo 63.° V. 19. "O Senhor os resgatou e os levantou. Quem me deu estes filhos era estéril e não concebia. Quem infamou todos (Estes filhos depois de me ter perseguido Quando o Senhor quere honrar israel dà-lhe o nome de seu servo. E' por este nome que ele chamou os Patriarcas. Nós o vemos muita vez na boca do mestria Profeta. "E tu Israel meu servo, vós Jacob que eu elegi, vós raça de Abraão que eu amei, eu vo; trou- xe das extremidades da terra, escuta agora ó Jacob meu servo, escuta Jacob e Israel eu te formei, o meu servo não me esquece". Eu creio que um grande número de passagens não provará melhor esta verdade. O povo de Israel chama-se o servo de Deus em todo o texto sagrado, o Profeta o glorifica com este nome ponto. Anuncia- -lhe urna grandeza que excitará a admiração de todas as nações e sobretudo dos cristãos que os tem sempre olhado com opróbrio e como os assassinos do seu Messias, sem querer considerar que a justiça de Deus não tem deixado impune por tanto tempo num crime tão grande, O Senhor anuncia no Levítico esta prodigiosa ransformação. "Eu devastarei a vossa terra, torna-la- ei o espanto dos vossos inimigos mesmo quando eles se tenham tornado os senhores e os habitantes", O Profeta Esequíel diz "tornar-vos eis com res- peito aos povos que vos cercam uma causa de opró- brio, de despreso e de maldição» Silo as razões pelas quais os israelitas eram admirados entre as nações, porque, como diz o mesmo Profeta, estavam vergados sobre o doloroso jugo da escravidão e não tinham a figura de homens e nada se podia ver neles que pu- desse dar o menor indicio do que eles seriam quando a cólera de Deus pssasse. A sua humildade rastejan- te deante de todos os povos sem jamais ousarem de- fender-se de tantas ignominias fez dizer ao Profeta que a vida do dovo de Israel era mais corrompida que a dum homem, e que a sua figura se não asse- melhava á do filho do homem: não temeis filhos de Israel o serdes tornados como um pequeno verme. O que mostra evidentemente o plorável estado em que se encontrava este pobre povo. E' comparado a um pequeno verme para mostrar que o seu abatimen- to lhes tinha tirado os atributos e a figura humana. A sequência desta profecia lhes promete uma mudan- ça tão grande que todas as nações serão forçadas a admira-io tanto mais que éste mesmo povo as domi- nará. "Sou eu que venho socorrer-vos diz o Senhor. Vos esmagareis e quebrareís as montanhas, e reduzi- reis as colinas a pó. Vós os sacudireis como quando se joeira o trigo". Eis aqui o tempo da redenção de Israel cheio de força e de coragem. Ele retornará a figura de ho- mem como tinha a de verme no seu cativeiro, e quando ele se vergava deante de todo o mundo. Nada poderá resistir-lhe; quando as nações virem o povo de Israel erguido a este supremo grau de grandeza. recordar-se ão sempre das misérias que ele sofreu, sempre paciente, sempre humilde suportando as mais crueis injúrias, sem se vingar, sem ter um ponto são desde a planta do pé até á cabeça; coberto de confu- são e de feridas. Pode sem admiração ver-se dois es- tudos tão diferente? O povo mais infeliz que estava sobre a terra tornar-se o mais feliz, o mais ilustre e o Senhor de todas as nações, porque se tinha abando- nado inteiramente ás promessas de Deus porque se- guiu a sua lei e os seus mandamentos. O Profeta continua a predizer a admiração em que ficarão as nações ao verem este povo outrora tão abatido elevar-se no presente acima de todas as ou- tras. Os Reis conservar-se-ão deante dele em silen- cio porque verão o que lhes não tinha sido contudo. e compreenderão o que não tinha sido ouvido. Aque- les que eram então seus escravos e seus vassalos tor- nar-se-ão seus senhores por esta divina redenção pro- metida por todos os Profetas. A diferença que haverá entre o reino de Israel e o das outras nações nestes felizes tempos é que náo terá fim e não estará sujei- to a qualquer revolução. Isaias o disse bem clara- mente: "eis aqui o que diz o senhor, o redentor e o Senhor de israel, á nação detestada, á escrava daque- les que dominam; os Reis vos verão e os príncipes inclinar-se-ão deante de vós, éles vos adorarão, por causa do Senhor que vos foi fiel nas suas palavras e do Senhor de Israel que vos escolheu. As nações mar- charão ao clarão da vossa luz e os Reis ao explendor que se elevará sobre vós". Nada prova mais evidentemente que o Senhor fala do povo de Israel; eis aqui a confirmação disso. "Os filhos dos estrangeiros erguerão as vossas mu- ralhas e os seus Reis vos servirão, porque eu vos te- nho ferido na minha indignação e vos tenho conce- dido misericórdia reconciliando-me convosco". Sem todos estes prodigiosos acontecimentos os Israelitas não poderiam crer qualquer redenção. Os Profetas ti- veram todo o cuidado em indicar até as mais peque- nas circunstâncias, e de as repetir muitas vezes ao povo escolhida para o impedir de enganar-se. Os padres da igreja prevendo que poderia pro-
N.º 050, Tishri-Heshvan 5693 (Out-Nov 1932)
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