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N.º 110, Nissan-Yiar 5702 (Mar-Abr 1942)







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 6             HA-LAPÍD
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lê nos nossos corações, que conhece os
pensamentos mais escondidos das suas
criaturas, e que nada se pode pensar nem
fazer às suas escondidas.

P.-O que é que nos torna responsáveis
para com Deus, da nossa conduta?

R.-O que nos torna responsáveis para
com Deus, é:

1.° A razão com que Deus nos dotou
e pela qual temos a faculdade de distin-
guir o bem do mal;

2.° A revelação, pela qual Deus nos
fêz conhecer a sua vontade e os nossos
deveres;

3.° A liberdade moral, pela qual temos
o poder de querer o bem e evitar o mal.

R-Não poderiamos desculpar-nos com
as inclinações com que Deus nos criou e
que nos levam a praticar o mal?

R.-Essa razão não poderia descul-
par-nos; porque se Deus nos criou com as
nossas inclinações deu-nos também o poder
de as vencermos, e de nos servirmos dela
unicamente para o bem e em conformidade
com a vontade divina.

P.-Como pode a bondade de Deus
permitir o castigo dos maus?

R.-A verdadeira bondade não podia
ser contrária à justiça; é porque Deus é
realmente bom que castiga a injustiça, e
nada lhe é mais odioso que acções e pen-
samentos culpáveis.

P.-Porque acontece muitas vezes que
o homem justo é infeliz, enquanto que o
homem injusto vive na prosperidade?

R.-Não conhecemos bastante nem os
homens, nem a natureza, nem as circuns-
tâncias dos acontecimentos, para que pos-
samos explicar todos os caminhos da
Providência.

Basta-nos saber que Deus recompensa
cada um segundo as suas obras, e que faz
na sua sabedoria concorrer para o bem o
que na aparência é um mal.

R-Porque não vem o castigo imedia-
tamente depois dama má acção?

R.-Porque Deus, na sua magnanimi-
dade deixa muitas vezes ao pecador o
tempo de reflectir sôbre a sua conduta,
de se arrepender e de emendar o mal
que fêz.

R-Porque é que Deus não recom-
pensa imediatamente as boas acções?

R-Se uma boa acção fosse sempre
seguida duma recompensa, os homens



fariam o bem pela recompensa, a virtude
não seria louvável, mas sim interessada

P.-O temor do castigo e a esperança
duma recompensa é unicamente o que nas
deve impedir de praticar o mal ou de nos
incitar a praticar o bem?

R.-Não devemos sómente praticar o
bem pelo único motivo de agradar a Deus
e de satisfazer a nossa consciência, como
também a vergonha de merecer a repro-
vação divina deve-nos bastar para conser-
varmos as nossas mãos e o nosso coração
puros de todo o acto e pensamento injusto,

P.-Castiga Deus os filhos pelos peca-
dos dos pais, ou os pais pelos pecados dos 
filhos?

R.-Não: Deus sómente castiga os
pecadores.

P.-Em que caso sofrem os filhos pelos
pecados dos pais?

R.-0s filhos podem sofrer pelos erros
dos pais e não pelos seus. Dando uma
má educação aos seus filhos, os pais fazem
dêles umas vítimas. Mas os filhos podem
sempre reagir contra a má educação que
receberam.

          Duodécimo artigo

R-Que significa a palavra Messias?

R.-Esta palavra quer dizer ungido:
chamava-se assim os réis, por causa do
óleo da unção, que lhe deitavam sôbre a ca-
beça na ocasião da cerimónia da sagração.

R-Porque se distinguirá a época do
Messias segundo dizem os profetas?

R.-Essa época será marcada pelo reino
da verdade e da justiça, pelo triunfo da
crença na unidade de Deus sôbre a terra
pelo acabar do ódio da guerra e de tôdas
as calamidades que afligem a humanidade;
numa palavra pela união e a paz que for-
marão de todos os homens um povo de
irmãos e amigos concorrendo todos para
o bem estar geral da humanidade.

           Trigéssimo artigo

R-Que principio se liga ao da imor-
talidade da alma?

R.-Que o justo deve esperar a recom-
pensa certa na vida futura e que o mau
que morre sem se ter arrependido por meio
duma penitência sincera, não pode escapar
ao castigo.


 
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