HA-LAPID 7 ======================================== Os deveres públicos, cultos e cerimónias P.-O culto público é necessário? R.-O culto público é necessário para traduzir os nossos sentimentos, assim como a palavra é necessária para exprimir os nossos pensamentos. Sem culto arriscava- mos os nossos sentimentos religiosos a fica- rem inertes enquanto que o culto torna-os vivos e expressivos. P.-O que é a reza? R.-A reza é uma necessidade da nossa natureza: é a expansão da alma para com Deus. Quando rezamos comunicamos, fala- mos por assim dizer com Deus. P.-Há muitas maneiras de rezar? R-Há duas maneiras de rezar, a reza íntima e a reza em público. A reza intima não está impressa em nenhum livro e não está formulada sôbre nenhum texto; é a meditação do nosso coração. Assim para aquele que sofre as lágrimas que verte perante Deus são como uma reza. A reza em público é aquela que se faz com uma reunião de fiéis. Essas rezas são chamadas o Rito e são sempre ditas por um Hazan que é o intérprete dessa assembléia. P.-A reza é necessária a todos? R.-Sim a todos é necessário a reza: Ao que é feliz, porque o homem feliz deve agradecer a Deus a sua felicidade, ao infeliz, por que o infeliz necessita implorar o socorro de Deus; ao pecador, porque deve pedir perdão dos seus pecados; ao virtuoso, porque deve pedir a força necessária para resistir às más tentações e de se conservar no bom caminho. P.- Como é que devemos rezar? R.-Devemos rezar com recato e since- ridade; o nosso porte deve ser respeitosa e os nossos fatos asseados e decentes. P.-Quais são as horas determinadas para rezar? R.-E'-nos ordenado rezar tres vezes por dia, de manhã, de tarde e de noite. P.-Qual é a reza que um israelita tem obrigação de dizer de manhã e de noite? R.-E' a Shemá (Deut VII, 4 a 9). P.-Dizei a Shemá. R.-Escuta, Israel, o Eterno é o nosso Deus, o Eterno é um. (Abençoado seja Para sempre o nome do seu reino glorioso). Amarás o Eterno teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. Que as palavras que eu te ordeno hoje sejam gravadas no teu coração. Falarás delas quer estejas em tua casa quer em viagem, quando te levantares e quando te deitares. As ligarás como sinal sobre a tua mão e sobre a tua testa, e as escreverás nos humbrais da tua casa. P.-O que é a mezuzá? R.-A mezuzá é um pequeno estôjo que encerra a Shemá. Coloca-se a mezuzá à entrada da nossa casa. Ao vê-la quando entramos ou saímos da nossa casa, devemo- -nos lembrar de Deus, porque devemos pensar em Deus fora da nossa casa, na nossa vida pública assim como na nossa vida intima. P.-O que é o Sisit? R.-O Sisit constitui também um sinal para nos lembrarmos de Deus. No terceiro parágrafo da Shemá, é-nos recomendado o colocar nos nossos fatos um sinal visível, uma franja de cor, "E quando vós virdes éste sinal vos lembrareis dos mandamentos de Deus e os cumprireis e não vos deixarers seduzir pelas paixões dos vossos corações e dos vossos olhos. (Números XV, 39). P.-O que são os tefilin? R.-Os tefilin contem quatro capítulos do Pentateuco e devemos tê-los postos durante a reza da manhã nos dias de semana no braço esquerdo ao lado do coração e sobre a testa centro do nosso pensamento. P.-Depois da Shemá qual é a nossa reza principal? R.-A nossa reza principal depois da Shemá é a reza chamada o Shemoné-Esré, que compreende dezanove bençãos. P.-As bênçãos de que se compõe o She- moné-Esré são as mesmas para o Sábado e para os dias festivos? R.-As três primeiras e as tres últimas só se dizem em dias festivos, as outras treze são substituídas por uma bênção especial, relativa à solenidade do dia. P.-Quando é que se deve dizer as rezas chamadas Mussaf, Kal Nidré e Neilá? R.-A reza do Mussaf ou reza suple- mentar diz-se nos Sábados, nos dias festivos e em Rosh-Hodesh; as rezas chamadas Kal Nidré e Neilá formam o principio e o fim da cerimónia do dia de Kippur.
N.º 111, Sivan-Tamuz 5702 (Mai-Jun 1942)
> P07