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Ha-Lapid הלפיד


N.º 122, Nissan-Yiar 5704 (Mar-Abr 1944)







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 4               HA-LAPID
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Os quatro filhos de Hagadah e o profeta Elias

A haftarah do sábado que precede a
Páscoa-o grande sábado- mostra perante
nós a figura do profeta Elias, que no fim
dos tempos o Senhor enviará para recon-
duzir o coração dos pais para os seus filhos
e o coração dos filhos para os seus pais.
Porque o Vidente Tisbita é o precursor do
grande Dia? Porque é êle reservado para
reconciliar os pais e os filhos? Porque
esta profecia preludia a Páscoa?

A tradição atribui a Elias o dom de
resolver um dia todas as dificuldades. Nos
permite êle responder a estas preguntas?

                 *

Na noite de Páscoa, cada israelita tem
de beber quatro copos de vinho. E um
quinto é reservado ao profeta Elias. Ao
lado dos quatro copos do Seder, há quatro
filhos da Hagadah. Qual dêstes filhos
compreende o papel de Elias?

Cada época tem os seus filhos, com as
suas mentalidades. Não reconheceis hoje
os quatro filhos da Hagadah?

Em que pensa a juventude dos nossos
dias? Jovens, onde ides?

Eis o sábio,-êle existe apesar de tudo.

Ele reencontrou a fé dos antepassados e
êle quer imitar a piedade, praticar a religião
antiga. Ele interroga os seus pais-que
muitas vezes já o não compreendem.

Eis o mau-não digamos demasiado
mal dêle. Ele foi desmamado de toda a
educação religiosa. Êle só vê os maus
exemplos dos seus mais idosos; êle quer
também viver e gozar, seguir o seu caminho,
afastando dêle os outros. Ele pregunta a
seus pais,-que estão inquietos pela sua
obra.



Eis o simples, - não tão simplório.
Ele é bom, senslvel, mas êle não foi iniciado
no que faz a beleza e a bondade da vida
israelita.

Êle não pede mais do que vibrar, mas
êle não sabe a que ideal votar a sua cons-
ciência mal esclarecida. Ao Sionismo?
"No ano que vem em Jerusalém?" Ao so-
cialismo? "A Páscoa da Humanidade?"
Na sua candura êle se volta para os seus
pais, mas para êles também não, eles não
sabem.

Finalmente, "eis aquêle que não sabe
preguntar",-é uma legião este.

Tendo sempre ignorado tudo o que é o
judaísmo, não tendo nada visto, nem ouvido
disso, êle é indiferente e passivo, éle nem
sequer sabe preguntar; os seus pais não
saberão prevenir as suas preguntas; sabe-
riam sômente responder a isso?

                 *

A todos estes filhos, Elias, vem dizer:-
-"Voltai filhos transviados..."- Voltai à
tradição e à história. Voltai ao tempo de
outrora, aos anos de antanho. Ao Egipto
onde os nossos pais conheceram Deus, ao
Mar Vermelho onde proclamaram a sua
realeza, ao Sinai onde êles receberam a sua
Lei, ao Camel onde êles confessaram a
sua Fé.

Voltai para vossos pais e êles voltarão
para vós. Elias reconduzirá o coração dos
pais para os seus filhos e o coração dos
filhos para os seus pais. Pela união dos
pais e dos filhos na fé, ele preparará a era
messiânica, a Páscoa do futuro. Porque
o espirito de Elias vive sempre. Elias é a
fé ardente e triunfante. É Pinhas ressusci-
tado, é Macabeu revivendo. Como ele
reconduziu para a vida a criança inanimada,
como éle reconstitufu com doze pedras o
altar de Israel, êle reconciliará as gerações
na profissão da fé ancestral e refará a um-
dade de Israel pela renascença da religião.
que é a sua alma.

"E então vós oferecereis uma oferenda
nova ao Senhor..." "E ela será agradável
ao Senhor, a oferenda de Judah e de Jeru-
salém, como no tempo de outrora, como
nos anos de antanho".

                            M. Liber.

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discussão. As classes não deviam conter
mais de 25 alunos. Sôbre-éste ponto nós
estamos em regressão, porque em certas
escolas há hoje classes de 50 e até de
60 alunos.

Como sanção os rabinos admitiam as
punições corporais. Sob a condição de usar
delas com moderação. Uma recomenda-
ção essencial do Talmud é o ensino dum
mister manual a tódas as crianças. Os mais
ilustres doutores davam o exemplo pelo
exercicio duma profissão manual.


 
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