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N.º 131, Shevat-Adar 5706 (Jan-Fev 1946)







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N.° 131                       PORTO - Luas de Janeiro e Fevereiro - 5706 (1946 e. v.)                  ANO XX
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Tudo se ilumina                     _______  ___  _______ |=|____  _______                      ...alumia-vos
para aquele que                    |____   ||_  ||  ___  ||____  ||_____  |                   e aponta-vos  o 
busca a luz.                            | |   |_| \_\  | |    / /   _   | |                   caminho.
                                        | |       _____| |   / /   | |  | |
       BEN-ROSH                         |_|      |_______|  /_/    |_|  |_|                          BEN-ROSH

                                                  (HA-LAPID)
                                                   O  FACHO

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DIRECT. E EDITOR: -A. C. DE BARROS BASTO (BEN-ROSH)   ||   COMPOSTO E IMPRESSO NA IMPRENSA MODERNA, L.DA
      Redacção na Sinagoga Kadoorie Mekor Haim        ||                 Rua da Fábrica, 80
           Rua Guerra Junqueiro, 340 - Porto          || ------------------- P O R T O -------------------
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        OS JUDEUS EM PORTUGAL

           (CONFERÊNCIA)

                POR DR. MAX AZANCOT

É vasta e profunda a tese. Não a vejo
tratada no seu conjunto, com a directriz
que lhe dei, embora vários aspectos ou
épocas dispersas, tenham merecido o
exame cuidadoso de investigadores eru-
ditos.

Foi a angústia de uma dúvida tortu-
rante que me fez apaixonar pela leitura
desses estudos dispersos e tornou grata ao
meu espírito, a conclusão fundamentada a
que cheguei.

É essa conclusão que vos apresento.
expondo o resumo das minhas indagações.

Recordo o misto de entusiasmo e dor
com que li e estudei a História de Portugal,
na minha dupla qualidade de português e
de judeu.

Admirei entusiàsticamente a época ini-
cial da conquista do reino, a garbosa e
temerária bravura dos nossos primeiros
reis. Estudei com profundo respeito a pre-
paração dos descobrimentos. Encheu-me
de orgulho a nossa epopeia marítima.

Mas esses grandes feitos do engenho e
da energia dos nossos politicos, do nosso
exército e da nossa armada, são apontados
bm quase todos os compêndios de história
como meros actos de propagação da fé cató-
lica, e faziam sangrar uma ferida profunda,
uma dúvida torturante: onde estavam e em
que ambiente viviam os judeus de Por-
tugal?



Vagamente ouvia falar na origem ju-
daica de Pedro Nunes, em António José
da Silva, o dramaturgo satirico, e lia com
simpatia a condenação dos autos de fé e
as referências, em geral pouco precisas,
aos efeitos da expulsão dos judeus.

Para satisfazer o meu espírito sobres-
saltado, para uma reabilitação digna, é
pouco. Eu queria encontrar, estudar, sen-
tir, viver a alma dos judeus em Portugal
em cada uma das épocas do progresso e
da depressão. E pensava:

Na vida de Israel antes da Diaspora,
ombreavam e alternavam guerreiros valen-
tes e ousados, com pensadores profundos:
politicos hábeis e firmes, com investigado-
res progressivas; nomes que nas artes, nas
ciências e na politica atingiram fama, res-
peito e consideração universal. Nos nossos
dias vemos constantemente referências a
feitos de bravura judaica: desportistas, sol-
dados. oficiais, generais que se evidenciam,
como nas ciências nos orgulhamos de um
Einstein, de um Ehrlich e de um Freud.

David alargou o seu reino até ao Eufra-
tes e ao Mar Vermelho. Foi um judeu que
foi buscar Mac Artur às Filipinas.

Em Portugal o elemento judaico não
podia ser apenas uma amalgama amorfa
de infelizes conformados, sofrendo uma
vida desprezível de perseguidos e de ven-
cidos.


 
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