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N.º 133, Sivan-Tamuz 5706 (Mai-Jun 1946)







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 4            HA-LAPID
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      ISAAC ORÓBIO DE CASTRO

   PENSADOR JUDEU DO SÉCULO XVII
        POR AMÍLCAR PAULO

Baltazar (Isaac) Oróbio de Castro é um
dos vultos mais notáveis do judaismo do
século XVII.

Nasceu em Bragança, no ano de 1620, fi-
lho duma familia judeo-marana. Não consta
ao certo, quanto tempo estanciou em Por-
tugal, mas parece ter sido ainda muito
jovem, quando abandonou a sua terra natal,
emigrando para Alcalá de Henares, onde
veio a cursar filosofia. O seu profundo
conhecimento nesta ciência, e as suas gran-
des qualidades de mestre, o levaram a ser
escolhido para dirigir a cátedra de meta-
fisica na Universidade de Alcalá, e mais
tarde na de Salamanca. Sentia-se atraído
por este estudo, pois achava que só esta
ciência o conseguia levar a um conheci-
mente exacto. Mais tarde estabelece-se
permanentemente em Sevilha, onde cursa
medicina. Médico de profissão, Oróbio de
Castro revela-se em proporções gigantescas,
passando a ser o médico da família real e
do Duque de Medina Celi.

Convivendo com os homens de letras
do seu tempo, muitos deles por inveja,
procuraram deprimi-lo, fazendo com que
ele fosse cair às mãos do Tribunal do Santo
Ofício, onde permaneceu durante o espaço
de três anos, sofrendo as maiores torturas,
entre os vastos interrogatórios, acabando
por confessar ser cristão e prestar jura-
mento de fe à Santa Madre Igreja.

Depois do seu cativeiro nos cárceres da
Inquisição, os soberanos de Espanha, decre-
tam a sua expulsão, dirigindo-se Oróbio
para a França. A viagem era incómoda,
as estradas péssimas: tudo concorria para
tornar este exílio verdadeiramente aterrador.
Mas Oróbio lutou e venceu. O seu olhar
ergueu-se para longe. O arguto não se
conformou com o sucedido, dispunha-se a
lutar contra aqueles que maldiziam e perse-
guiam o judaismo. Entra em França; nesse
pais encontra bom acolhimento, sendo já
conhecida a sua reputação como médico
hábil. Começa imediatamente a insinuação
ténue mas firme no meio francês. Trava



relações... consegue, com pasmo de todos
alcançar a cátedra da Universidade de Tou-
louse, sendo pouco depois nomeado conse-
lheiro maior do rei de França.

Oróbio de Castro estava definitivamente
lançado no meio francês. Mas os intelec-
tuais desejavam afastá-lo, achando nele uma
sombra. Torturado de desgostos e desi-
lusões resolve partir para Amesterdão.

Em Amesterdão é recebido pela colónia
judaica Luso-Hispânica de Holanda; nesta
cidade foi Oróbio circuncidado mudando
o nome de Baltazar em Isaac. A existência
de grande número de cenáculos literários
em Amesterdão, levou os judeus a fundarem
a sua academia com o nome "de los Flo-
ridos de la Almendra" de que faziam parte
grandes intelectualidades judaicas, sendo
Oróbio, por esta sociedade, cientifica e lite-
rária nomeado seu presidente.

Teve relações com os maiores vultos da
época, como Brendemburg, Mosseh Rafael
de Aguilar, a quem Oróbio fez por meio
de epístolas algumas perguntas, a que faz
referência Mendes dos Remédios tais como
(pergunta do Doutor Oróbio tocante o que
escreve Pedro Burgeuse a fl. 107 "que
poucos serão redimidos e então agregados
aos gentios" os quais-diz-são essencial-
mente convocados à dita redução que sirva
de mostrar a falsidade deste adversário:
Espinoza, a quem atacou mais tarde, como
se vê nos seguintes versos de Daniel Levi
de Barrios, na Relacion de los Poetas y
Escritores Españoles dela Nation Yudayta
em Amesterdam.

   Ishac Oróbio, Medico Emínente 
   Con sus libros da invidia a la sapiente.
   Y en lo que escríve contra el Atheista
   Espinoza, mas clara haze 1a vista

e muitos outros.

Três anos depois de ter dado à luz o
seu tratado intitulado Certamen Philoso-
ficum findava os seus dias. Foi em 7 de
Novembro de 1687 que a morte agitando


 
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