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N.º 147, Sivan-Elul 5710 (Mai-Ago 1950)







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N.° 147                    PORTO - Luas de Maio, Junho, Julho e Agosto - 5710 (1950 e. v.)           ANO XXIV
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Tudo se ilumina                     _______  ___  _______ |=|____  _______                      ...alumia-vos
para aquele que                    |____   ||_  ||  ___  ||____  ||_____  |                   e aponta-vos  o 
busca a luz.                            | |   |_| \_\  | |    / /   _   | |                   caminho.
                                        | |       _____| |   / /   | |  | |
       BEN-ROSH                         |_|      |_______|  /_/    |_|  |_|                          BEN-ROSH

                                                  (HA-LAPID)
                                                   O  FACHO

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DIRECT. E EDITOR: -A. C. DE BARROS BASTO (BEN-ROSH)   ||   COMPOSTO E IMPRESSO NA IMPRENSA MODERNA, L.DA
      Redacção na Sinagoga Kadoorie Mekor Haim        ||                 Rua da Fábrica, 80
           Rua Guerra Junqueiro, 340 - Porto          || ------------------- P O R T O -------------------
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OS SEPHARDIM

Por R. N. CARVALHO.

Alguns dos muitos visitantes que acor-
reram à Sinagoga de Bevis Marks em 25
de Outubro de 1949, para a nomeação for-
mal do Rabbi Solomon Gaon como Haham
(Rabbi-mór) da Congregação Judaica Es-
pano-Portuguesa e ouviram o sincero e
chocante sermão que foi proferido pelo
novo Haham podem ter ficado na dúvida
quando à primeira vez em que existiu neste
país uma comunidade separada de Judeus
ibéricos com as suas casas e eclesiásticos
e seu próprio e distinto tipo do rito, orto-
doxo, a sua especial pronúncia do Hebraico
e as suas próprias tradições.

A sua história é deveras interessante.

Os Judeus Ortodoxos no mundo mo-
derno geralmente estão classificadas em
duas principais divisões. Eles ou são Se-
phardim ou são Ashkenazim. Os Sephar-
dim, cujo nome vem da palavra Hebraica
para Espanha (Sepharad) segue o ritual e
usa a pronuncia do hebreu corrente em
Espanha e Portugal antes da expulsão dos
judeus destes dois países. Em muitos casos
eles descendem deles.

Os Ashkenazim (o seu nome deriva da
mesma forma da palavra hebraica Ashke-
naz ou Germânia), segue o rito e pronúncia
dos povos Germanos, Polacos e Russos.

A grande maioria dos judeus em Ingla-
terra são de origem Ashkenaz, mas há
comunidades de Sephardim em Londres e
Manchester, seguindo a mesma liturgia
ortodoxa Sephardi. Todavia a Reforma e
para um grau mais pequeno, os movi-
mentos judaicos liberais na Inglaterra que



foram largamente iniciados por judeus Se-
phardim ambos usaram a pronúncia Se-
phardi. A Reforma Litúrgica em particular
é largamente reminiscente do ortodoxo
Sephardi.

O Rabbi de uma congregação Sephardi
é sempre chamado Haham, uma palavra
hebraica que significa "homem sábios".
A cabeça Rabbinica de uma comunidade
Sephardi é o Haham por excelência. O Ha-
ham da comunidade de Londres gosa de
uma superioridade sobre todas as comu-
nidades Sephardim da Grã-Bertanha.

       A mais velha Sinagoga

Históricamente as Sephardim de Lon-
dres são as mais antigas da comunidade
Anglo-Judaica. A sua existência como con-
gregação organizada data de 1657.

A sua Sinagoga de Bevis Marks com-
pletada em 1701 é a mais velha do país.
E o único Edifício Judeu do Repovoamento
que é indicado como um velho monumento
e é considerado um exemplo perfeito de
arquitectura eclesiástica da época.

Os ornamentos são contemporâneos.
Sabe-se que um dos pórticos da mais nova
sinagoga da Creechurch Lane é em gra-
nito; um dos muitos candelabros que ilu-
minam o edifício foi um presente da velha
comunidade Sephardi de Amesterdão.
A Arca é trabalho italiano da época e con-
tém uma colecção dos Rolos da Lei com
seus pertences e cobre todos os períodos
de 1657 a 1950, o que não tem rival em


 
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