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Ha-Lapid הלפיד


N.º 154, Tishri 5717 (Set 1956)







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 6            HA-LAPID
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Não deixem que os seus filhos abandonem o Judismo

Amarás pois, ao Senhor teu Deus de
todo o teu coração e de toda a alma, e de
todas as tuas forças.

Estas palavras que te prescrevo hoje
estarão sobre o teu coração; tu as incul-
caras a teus filhos e delas faiarás cons-
tantemente na tua casa ou em viagem,
ao levantar e o deitar".

                        Deut. VI, 5

Se seus filhos acham que não preci-
sam frequentar a Sinagoga ou aprender
a tradição judaica, vocês cedem e dizem:
talvez seja melhor que fiquem em casa,
e vão à praia ou ao cinema, como
desejam.

A maioria dos pais pensam, em rela-
ção à religião, que é melhor esperar até
que seus filhos sejam maiores e possam
decidir por si mesmos.

No entretanto se estes resolverem
brincar ou passear em vez de irem ao
colégio que farão eles?

Acharão também, que será melhor



esperar que cresçam para resolver se
devem estudar ou passear?

Se seus filhos não quiserem lavar os
dentes, tomar banho, deitar cedo, ou
comer sómente doces em vez de comida
vocês esperarão que cresçam para resol-
verem por sí mesmos o que devem fazer?

Certamente não. Uma das obriga-
ções dos bons pais é a de orientar os
seus filhos nos hábitos de saúde e a de
dar-lhes o costume do estudo e do
trabalho para que mais tarde possam
usufruir esse cabedal.

Porque então essa timidez no que se
refere a religião? Porque não orientá-
-los no caminho do Judaísmo quando
ainda não possuem a compreensão ne-
cessária para saber o que é mais con-
veniente?

A criança que não aprende a estudar,
trabalhar e a ter hábitos de saúde
dificilmente mais tarde se habituará
a fazé-lo.

Como querem que seus filhos apren-
dam a compreender e a amar ao judaísmo
se não lhes ensinam a fazé-lo?

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OS CHAZAROS

De maior consequencia foi a migração dos
Judeus pelas vias do comércio do Mar Negro
e do Rio Volga.

Naquela região viviam os Chazares, povo da
raca tártara cujo chagan Bulan, juntamente com
os seus fidalgos, adaptaram a religião judia. Dos
arquivos restritos conservados desse reino judaico
dos Chazares, que existiu durante um periodo
de cerca de 250 anos, ficou provado que a sua
capital Atel, estava situada perto do presente
Astrakan, nas margens do Volga, ao passo que
o território chazariano compreendia toda a Rússia
do Sul. As incursões dos Chazares eram tão
temidas pelos Persas, que eles edificaram um
grande muro atrás do Caucaso para dete-los,
enquanto a imperial Byzancio via-se obrigada
a comprar a suspensão de suas hostilidades por
pagamentos mal disfarçados, e os duques russos
de Kiev a reconhecer a autoridade dos chagans
judeus dos Chazares mediante um tributo fixado.
O pais dos Chazares judeus era governado com
um espirito de extraordinária tolerância, tanto
que, por exemplo, a corte suprema de justiça



constava de dois Judeus, dois Cristãos, dois
Muçulmanos e um pagão, para representar os
Russos e os Bulgaros. O chagan Obadiah, suces-
sor de Bulan, convidou alguns mestres judeus
para virem ao pais instruir o povo nos dogmas
do Judaismo: e foram somente as dificuldades
da distancia e da viagem que afastaram esse
estado judaico do conhecimento geral dos Judeus.
Foi por meio de embaixadas de Byzancio que
Chasdai ibn Shaprut, homem de Estado judeu
da corte de Córdova, teve noticia da sua exis-
tencia em meados do século décimo; e é graças
a uma correspondência existente, por ele iniciada
com o chagan José, que nos chegaram as infor-
mações a respeito dos Chazares judeus. Eles
mantiveram o seu poder até o ano 969, quando
Sviatosiao, duque de Kiev, conquistou a capital
e o território dos Chazares. Muitos deles se reti-
raram para a Crimeia, que também se tomou
conhecida por Chazaria; mas o seu poder polí-
tico desapareceu, e eles perderam-se na massa
de Judeus e Caraitas que ali se estabeleceram
e geralmente no Sudoeste da Europa.


 
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